Fundação Energia e Saneamento celebra seus 20 anos com programação especial

r

Em março, a Fundação Energia e Saneamento completa 20 anos de história, seguindo com a missão de preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio dos setores de energia e saneamento por meio de ações de educação e cultura. Para celebrar a data, a instituição promove, na Rede Museu da Energia  (com unidades em Itu, Salesópolis e São Paulo), uma série de atividades especiais que destacam a vocação da instituição em realizar ações voltadas aos eixos da história, ciência, tecnologia e meio ambiente. Ao longo do ano, outras ações estão previstas para celebrar o aniversário de 20 anos. Fique atento!

Passarinhando no Museu

As unidades de Salesópolis, São Paulo e Itu recebem, nos dias 10, 17 e 18, respectivamente, o evento "Passarinhando no Museu". Os Museus receberão, como convidados, profissionais do ramo de observação de aves para um bate-papo e saída para observação de aves nos museus e na região de seu entorno, apresentando como o chamado birdwatching pode ser praticado tanto em áreas urbanas como nas de mata.

Oficina "Documento de Família"

Gratuita, a atividade será ministrada pela arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, coordenadora de documentação da Fundação Energia e Saneamento, e oferecerá orientações da área de arquivística e conservação para o público que deseja saber como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família. A ação ocorre nos Museus da Energia de São Paulo, Salesópolis e Itu nos dias 10, 11 e 24 de março. As vagas são limitadas.

SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

O acervo da Fundação é composto por mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3.500 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX.

A Fundação guarda também um rico patrimônio arquitetônico e ambiental. São quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), as Usinas-Parque de Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, algumas com áreas remanescentes de Mata Atlântica -, e dois imóveis urbanos em Itu e Jundiaí. O acervo oferece subsídios para pesquisas sobre energia e saneamento, assim como sobre temas relacionados ao processo de urbanização e industrialização no Brasil.

 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web