#MuseumWeek no Museu da Energia de Itu

Milhares de museus no Brasil e no mundo participam, nessa semana, da quarta edição do Museum Week, iniciativa que convida instituições culturais e museus a fazerem postagens temáticas no Twitter com a hashtag #MuseumWeek.

Durante a semana, os participantes vão tuitar sobre temas determinados, como música, livros, esportes e comida. Confira!

#sportsMW no Museu da Energia de Itu

sports

Este curioso aparelho 3 em 1, rádio, vitrola e televisão, é uma das peças mais curiosas do acervo do Museu da Energia de Itu!

Este tipo de conjugado era, além de útil, um belo móvel para ambientação das salas.

Falar da popularização do rádio e da televisão é recordar das transmissões das partidas de futebol, que se configuraram como um divisor de águas para as duas tecnologias.

No Brasil, a primeira partida de futebol transmitida por rádio ocorreu em 1931 pela Rádio Educadora Paulista, entre o São Paulo e o Paraná, na voz de Nicolau Tuma. 

Mas a partida que mais comoveu a nação foi a derrota da Seleção Canarinho para os Uruguaios, no ano de 1950, quando as primeiras televisões foram instaladas - mas foi no rádio que a população amargou a derrota da Copa do Mundo realizada no Brasil.

A primeira Copa do Mundo transmitida pela televisão ocorreu apenas em 1970, e foi através da TV que o Rei Pelé foi consagrado!

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web