Oficina Documento de Família

Local: Museu da Energia de Itu

Data: 24/03/2018 a 24/03/2018

Horários: 10 às 10h50

Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu - SP

Mais Informações: 11 4022-6832

No dia 24 de março (sábado), às 10 horas, o Museu da Energia de Itu promove a oficina "Documento de Família". Gratuita, a atividade oferecerá orientações da área de arquivística e conservação para o público que deseja saber como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família. As vagas são limitadas e é necessário inscrever-se pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br.

Ministrada pela profissional arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, coordenadora de documentação da Fundação Energia e Saneamento, a oficina abordará a importância de se ter um acervo pessoal organizado e como tratar as documentações geradas ao longo da vida, sejam elas fotográficas ou textuais. O workshop ainda dará dicas para quem tem o hábito de acumular documentos físicos e digitais (o que guardar e o que descartar?), ensinando a melhor forma de acondicionamento e os tipos de materiais mais adequados (pastas, envelopes etc), além de orientações sobre o que fazer com documentos já danificados. A atividade terá duração de 50 minutos e é voltada ao público maior de 15 anos.

A ação celebra os 20 anos da Fundação Energia e Saneamento, instituição mantenedora do museu e que trabalha na pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. "A ideia é apresentar um pouco da expertise da Fundação no tratamento e organização de acervos históricos, compartilhando essa experiência ao público em geral, que poderá aplicar, de forma prática, algumas técnicas de arquivística em fotos e documentos que temos em casa e que, muitas vezes, possuem valor afetivo", explica Maria Fernanda.

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web