Espaço das Águas

Imagem _espaco Das Aguas

O Espaço das Águas é um projeto da Fundação Energia e Saneamento que tem por objetivo realizar ações que debatam questões atuais ligadas ao saneamento e à gestão de recursos hídricos. A iniciativa também visa levar ao público um pouco da memória do saneamento e promover iniciativas de responsabilidade socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis.

Museu do Saneamento

O Espaço das Águas será um novo ponto de encontro localizado no centro da cidade de São Paulo entre os rios Tietê e Tamanduateí, para tratar do bem mais precioso da natureza: a água.

Sua primeira etapa teve como foco o mapeamento do acervo histórico do setor de saneamento ambiental no Estado de São Paulo. Como produtos foram desenvolvidos um catálogo eletrônico e uma exposição itinerante.

A segunda etapa a ser realizada tem como objetivo o restauro da Estação Elevatória de Esgotos da Ponte Pequena, a primeira da cidade de São Paulo. O edifício, construído em 1876, irá abrigar a sede do Espaço das Águas, onde será discutida a memória do saneamento, assim como as práticas de educação e de responsabilidade socioambiental,  a questão da sustentabilidade e da gestão de recursos hídricos.

Rede Museu da Energia

Para a realização de algumas das atividades do projeto, a Instituição, que gerencia a Rede Museu da Energia (com unidades em São Paulo, Itu e Salesópolis), inaugurou salas expositivas do Espaço das Águas nas unidades museológicas da Rede.

SALA EA ITU - A primeira unidade a receber uma sala foi o Museu da Energia de Itu. O Espaço foi inaugurado com a abertura da exposição "Guarapiranga, uma represa centenária", que apresenta a retrospectiva histórica de um dos mais importantes reservatórios de água de São Paulo.    

SALA EA SALESÓPOLIS - Após a inauguração do Espaço das Águas em Itu, o próximo local que recebeu a ação foi o Museu da Energia de Salesópolis. A iniciativa foi lançada com a abertura de uma exposição fotográfica que homenageia o rio Tietê. As imagens da mostra foram escolhidas por meio do concurso de fotografia "Fatos e fotos do rio Tietê", que integrou uma série de atividades em comemoração aos 100 anos da Usina de Salesópolis, primeira hidrelétrica instalada no rio Tietê.

 


Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web