BOLETIM – JULHO 2017

Fundação Energia e Saneamento

Memória

Bonde elétrico da Light passando pela antiga estação de cargas de Santo Amaro, na Avenida Adolfo Pinheiro. 1916

Livro apresenta um século de autonomia de Santo Amaro

Recém-lançada pela professora e historiadora Inez Garbuio Peralta, a obra “Santo Amaro: um século de autonomia” apresenta aspectos da história do antigo município de Santo Amaro, explorando o período de pouco mais de um século em que o atual distrito da Capital paulista possuiu autonomia político-administrativa. Ilustrado com imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, entre outras instituições, o livro aborda as relações sociais, políticas e econômicas estabelecidas na antiga Vila de Santo Amaro, desde a sua elevação, em 1832, até a reincorporação do município à cidade de São Paulo, em 1935.

Com ampla pesquisa na documentação da Câmara Municipal de Santo Amaro, a publicação aborda, entre outros assuntos, as disputas de poder e eleições no legislativo e executivo municipal, as dificuldades financeiras e os reflexos de episódios como a Gripe Espanhola e a Revolução de 1924 em Santo Amaro. Além disso, destaca a implantação de serviços de infraestrutura urbana como água e energia, dando destaque para as disputas e polêmicas entre a Câmara e a companhia de energia Light, responsável pela construção da represa Guarapiranga e pela implantação de bondes elétricos na região.

Interessados na obra podem entrar em contato pelo e-mail comunicacao@energiaesaneamento.org.br.

Igreja Matriz de Santo Amaro. 20/3/1900
Trabalhadores no terminal de cargas de Santo Amaro. 1928


Locomotiva da Companhia de Carris de Ferro de São Paulo, que fazia o trajeto
até Santo Amaro antes da implantação; dos bonde elétricos. 20/3/1900

Pedreira em Santo Amaro, de onde foi extraído material para as obras do
atual Shopping Light, no centro de São Paulo. 1926

Rede Museu da Energia

Museu da Energia de Salesópolis recebe workshop “Fotografia de Natureza”

No dia 6 de agosto, o Museu da Energia de Salesópolis recebe o workshop “Fotografia de Natureza”, ministrado pelos profissionais Felipe Riente, João Paulo e Elvis Japão. O minicurso integra as ações que antecedem a programação oficial do Farofa – Festival de Fotografia, primeiro evento destinado exclusivamente à fotografia na região do Alto Tietê, e que acontece em Suzano entre 18 e 20 de agosto.

O evento, que será realizado no período da manhã, a partir das 8 horas, inclui café da manhã, um bate-papo e orientações, além da saída a campo para fotografar a natureza do local. Serão disponibilizadas 20 vagas para o workshop e interessados devem entrar em contato pelo e-mail festivalfarofa@gmail.com. O valor é de 150 reais. Para quem participar, haverá um local de encontro em Mogi das Cruzes, de onde partirá um comboio até o Museu da Energia.

Fotógrafos Felipe Riente, João Paulo e Elvis Japão ministrarão workshop.
Foto: Divulgação

Espaço das Águas

Emissário Submarino
de Santos completa 39 anos

Em julho, o Emissário Submarino de Santos completou 39 anos. Localizada abaixo do Parque Municipal Roberto Mário Santini, no bairro José Menino, a 12 metros de profundidade, a estrutura é responsável por lançar o efluente líquido tratado da área insular das cidades de Santos e São Vicente em alto-mar.

De início, a tubulação de 1,75 metro de diâmetro, trazida de navio da Itália, tinha quatro quilômetros de extensão. Em 2009, com o programa Onda Limpa, foram acrescentados 425 metros de dutos. Para esta ampliação, o transporte do material foi realizado com o apoio de 25 embarcações, 15 mergulhadores e dois helicópteros.

Atualmente, o Emissário possui uma capacidade de vazão de sete mil litros por segundo, bem acima da vazão máxima obtida no equipamento em períodos de alta temporada, quando a população chega a aproximadamente 1,5 milhão de pessoas e a vazão a 5,3 mil litros por segundo. Santos e São Vicente ocupam, respectivamente, a 4ª e 59ª colocação das cidades brasileiras mais saneadas no ranking do Instituto Trata Brasil.

Vista da obra de construção do Emissário Submarino, na
Praia José Menino, em Santos. Ao fundo da imagem, vê-se o Guarujá.
Odair Faria. Acervo Sabesp

Notícias

Festival Lado B promove
roda de conversa no
Museu da Energia de Itu

Neste sábado, dia 29 de julho, das 14 às 17 horas, o Museu da Energia de Itu recebe a roda de conversa “Museus e Espaços de Memória”, com a participação dos historiadores Fernanda Morais, Marco Luz, Marco Ribeiro e Rafael Barbi. A ação, que trará uma reflexão sobre os museus na atualidade e sua relação com a comunidade, entre outras questões, integra a programação do Festival Lado B. Voltado à valorização da cultura alternativa e independente na cidade, o evento promoveu, durante o mês de julho, a realização de oficinas, palestras, shows, música, cinema, teatro e outras intervenções artísticas em diversos locais de Itu.

A roda de conversa ainda integrará a discussão de temas como museus públicos e privados e os setores educativos. “Abordaremos os educativos e suas múltiplas funções no espaço museológico. Considerando os novos paradigmas dos museus na contemporaneidade, assumindo suas funções sociais, os setores educativos emergem como elos fundamentais entre as estruturas rígidas dos museus e a comunidade.”, explica Fernanda Morais, historiadora e educadora do Museu da Energia de Itu desde 2011.


Roda de conversa no Museu da Energia de Itu abordará o tema espaços de memória. Foto de Caio Mattos

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Tatiane Oliveira
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2017 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento