Fundação de Energia e Saneamento tem dois projetos contemplados pelo ProAC

Instituição promove nova exposição de longa duração no Museu de Energia de São Paulo e elabora projeto de restauro do sobrado do Museu da Energia de Itu

Dois importantes projetos da Fundação de Energia e Saneamento foram contemplados através de um edital do Governo do Estado de São Paulo, no Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, para serem realizados este ano, nas modalidades Museus e Acervos/Realização de Exposições em Instituições Museológicas e Realização de Projeto Executivo de Restauro e Revitalização de Bem Protegido. Com as conquistas, a Fundação vai promover uma nova exposição de longa duração no Museu de Energia de São Paulo e elaborar o projeto de restauro do sobrado histórico do Museu da Energia de Itu.

“Contamos, novamente, com o apoio do ProAc para desenvolver projetos que valorizam a preservação do patrimônio histórico e cultural, a difusão do conhecimento e a transformação social através da reflexão sobre o nosso papel, como cidadãos, no mundo em que vivemos, e como podemos inspirar o futuro olhando para os aprendizados e experiências do passado”, afirma Rita Martins, diretora executiva da Fundação.

A nova exposição de longa duração do Museu da Energia de São Paulo vai abordar temáticas da história da energia, como fontes, processos, alternativas e tendências futuras. Também vai contemplar a história da industrialização e da urbanização da cidade de São Paulo, além de promover reflexão sobre o uso dos recursos naturais e as relações entre sociedade, energia e meio ambiente. A previsão é de que a nova mostra seja lançada no final de 2023.

A elaboração do projeto executivo de restauro do sobrado do Museu da Energia de Itu, imóvel do século 19 localizado no centro histórico da cidade, não inclui a execução das obras, mas é um levantamento de tudo o que precisa ser feito para revitalizar o imóvel, materiais e técnicas que deverão ser utilizados para preservar as características históricas da construção.

O estudo será realizado pelo Estúdio Sarasá, em conformidade com as Resoluções de Tombamento do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Apenas depois de concluído o projeto executivo, a Fundação vai buscar apoiadores para patrocinar os custos das obras necessárias.

Exposição de longa duração

No piso térreo, o espaço “As memórias do casarão” apresentará os diferentes usos que o imóvel centenário que abriga o museu teve ao longo do tempo, como residência e escola, incluindo ter recebido, nos anos 1980, umas das primeiras ocupações de grupos em luta por moradia na capital. 

Nos andares superiores, a exposição inédita trará as temáticas principais do museu, abordando o uso da água e energia ao longo da história da transformação urbana da capital e da Grande São Paulo a partir do século 19 até os dias de hoje. A exposição partirá desde os tempos do lampião a gás, introduzindo o visitante às transformações urbanas da capital paulista no século XIX, através da iluminação pública a gás e toda a estrutura desenvolvida para sua viabilidade.

Haverá um ambiente dedicado às transformações urbanas, sociais e culturais de São Paulo entre o final do século XIX e a primeira década do XX, impulsionadas pela energia e o transporte elétrico. A sequência do percurso expositivo leva à sala que vai apresentar as mudanças na paisagem de 1910 até os anos 1950, desde a iluminação pública elétrica, os bondes elétricos, até a urbanização, industrialização e a importância da água para o desenvolvimento com a construção das primeiras usinas de energia da região.

Na sequência, serão apresentadas as grandes hidrelétricas geradoras de energia, a fonte mais importante da matriz brasileira, seus impactos na paisagem, fauna, flora e para as populações, que passaram por um crescimento acelerado em meados do século 20. A exposição trará ainda um espaço de reflexão para o uso da energia e da água nas cidades até os dias de hoje e aponta como esses recursos podem ser pensados nas cidades inteligentes para que seu acesso seja um direito e não um privilégio.

Fechando o percurso, será feita a transição entre história e ciência, destacando a pluralidade das pessoas cientistas responsáveis pelos avanços científicos, além de abordar, de forma lúdica e didática, os diferentes tipos e processos da geração, transmissão e distribuição da energia.

Sobrado do Museu de Energia de Itu

O projeto executivo de restauro prevê o desenvolvimento de projeto arquitetônico com o uso de tecnologias não invasivas, como escaneamento tridimensional e câmera térmica, para estudos e definições precisas das técnicas construtivas, dos danos e das patologias presentes no edifício.

A iniciativa vai propor como devem ser executadas obras de restauro das fachadas do edifício, dos azulejos, das esquadrias de madeira e gradis de ferro forjado; a estabilização e reforço estrutural do assoalho; reparação das instalações elétricas; adequação das instalações hidráulicas; implantação de recursos para o reaproveitamento de águas pluviais e captação de energia solar; higienização e iluminação do sítio arqueológico e a reforma do deck de madeira sobre ele, entre outros.

A contrapartida do projeto serão as oficinas “Zeladoria do Patrimônio”, realizadas pela Fundação em 2023 em datas a serem definidas, que vão qualificar crianças e adultos para atuar na conservação de edifícios antigos, com iniciativas simples e de baixo custo. A oficina inclui ações de conservação e proteção do patrimônio cultural das comunidades através da conscientização, formação de agentes locais e informação aos visitantes.

O sobrado do Museu da Energia de Itu é um exemplo remanescente da arquitetura urbana do século XIX, caracterizado pelas técnicas construtivas da taipa de pilão e pau-a-pique, pela decoração interna de suas paredes com desenhos e pinturas e pelo revestimento em azulejo português de sua fachada principal.

Criado em 1999, o polo de Itu é a primeira unidade museológica da Fundação Energia e Saneamento. As primeiras ações de restauro do edifício datam de 1992. Em 1998, a Fundação iniciou o processo de restauro e revitalização do sobrado para a instalação do Museu da Energia de Itu, ocupando o prédio em sua totalidade para as atividades museológicas.

Após 24 anos, o sobrado necessita de uma revitalização estrutural. Apesar dos serviços de zeladoria e manutenção, a instituição precisa de verbas para realizar ações mais complexas, que exigem investimento financeiro maior que o orçamento anual do Museu. Por isso, após a conclusão do projeto executivo pelo ProAC, a Fundação vai dar início à fase de captação de recursos para execução das obras. 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.