Unidade de Itu – Programação Maio/2023

Programação de maio também integra

a 21ª Semana Nacional de Museus

16 a 20/05 – 10h às 17h | Entrada Gratuita

Visitação gratuita nas exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Água Virtual” e “Fragmentos do Cotidiano”. A ação integra a a 21ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.

16 a 20/05 – 10h às 17h | Intervenções Educativas – Tecnologia aplicada à exposição “História, Energia e Cotidiano”

Instalação de QR Codes que permitam o visitante acessar conteúdos inéditos enquanto está na exposição, proporcionando mais interatividade e um complemento ao acervo exposto. As intervenções podem propiciar experiências que gerem um processo educativo informal, oportunizando o desenvolvimento cultural dos visitantes, podendo ter como consequência a preservação do recurso visitado. A atividade também integra a 21ª Semana Nacional de Museus.

Público: Classificação livre

Não é necessário realizar inscrição prévia

20/05 – 14h às 16h30 | Quintal do Museu – Brincar

É uma iniciativa dos Museus da Energia de Itu, Republicano “Convenção de Itu” e da Música – Itu. Em um mundo cada vez mais tecnológico, a proposta desta atividade consiste em valorizar a arte do brincar e do “saber fazer” existente na cultura da infância. São os gestos, as músicas e trabalhos manuais das tradições do interior, que possibilitam a troca de memórias entre crianças na produção coletiva do brincar. Assim, os participantes serão estimulados a construírem brinquedos e brincadeiras coletivamente. Entre as brincadeiras estão: pular corda, amarelinha, oficina de pipa, bolinha de gude, passa anel, telefone sem fio, escravos de Jó, batata quente e dança da cadeira, todas as clássicas brincadeiras de infância que não podem ficar esquecidas. A ação faz parte da programação da 21ª Semana Nacional de Museus.

Público: Crianças de 4 a 12 anos

Não é necessário realizar inscrição prévia

30/05 a 02/06 – 10h às 16h | Circuito de Experimentos

Para celebrar o o Dia Mundial da Energia (29/05), no período de 30 de maio a 02 de junho, o Museu da Energia de Itu, realizará um “Circuito de Experimentos”, onde serão apresentados experimentos que abordam a questão energética: usina hidrelétrica, fotocélula, eletroscópio de folhas, energia do limão e labirinto elétrico. Esses experimentos, são uma ótima oportunidade de aproximar o público espontâneo com a temática das fontes de energia renováveis e a própria questão da funcionalidade dos processos elétricos. 

Público: Crianças de 7 a 12 anos

Não é necessário realizar inscrição prévia.