Unidade de Itu – Programação Setembro/2023
Programação de 19/09 a 23/09
O mês de setembro oferece uma programação diferenciada no Museu da Energia de Itu, que celebra a chegada da estação das flores na 17ª Primavera dos Museus. A unidade participa anualmente do evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo assunto. A Primavera dos Museus deste ano conta com o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, Quilombolas e Indígenas”.
19 a 23/09 – 10h às 16h15 | Visitação Gratuita
A visitação gratuita da Primavera dos Museus no Museu da Energia de Itu será entre os dias 19 e 23 de setembro, das 10h às 17h. A bilheteria fica aberta para a retirada dos ingressos até as 16h15. O público poderá conferir as exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Água Virtual” e “Fragmentos do Cotidiano”. Livre para todos os públicos.
23/09 – 14h às 16h | Oficina “Boneca Abayomi” com Rosália Maria
A oficina acontece das 14h às 16h para pessoas a partir de 7 anos de idade. A palavra abayomi tem origem iorubá, costuma ser representada por uma boneca preta e significa aquele que traz felicidade ou alegria. Abayomi quer dizer encontro precioso, abay de encontro e omi de precioso.
O nome pode ser usado para meninos e meninas, indistintamente. A boneca abayomi foi criada para as crianças, jovens e adultos na época da escravidão. As mulheres negras as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos. Considerado um amuleto até hoje, essas bonecas são legados de uma cultura milenar. A boneca Abayomi é um símbolo de resistência, valoriza as culturas africanas e traz reflexões sobre a escravidão dos povos africanos.
A atividade terá participação de Rosalia Maria Rodrigues de Campos, filha da Irene e neta da Dona Ismênia, mãe e avó. Psicóloga, professora e mestre em Educação pela Unicamp, Rosalia participa do Grupo DIS, de pesquisas voltadas para educação das relações étnico-raciais, classe e gênero. Também é presidenta do Conselho Municipal dos direitos da Mulher Ituana (CMDMI) e suplente no Conselho da Saúde representando a União Negra Ituana (UNEI).
As inscrições para a oficina podem ser feitas neste link.