PROJETO DE RECICLAGEM EM SALESÓPOLIS CELEBRA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Como forma de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Museu da Energia de Salesópolis inicia, no dia 5 de junho, a edição 2019 do projeto “Aprendendo a Reciclar”, na Escola Municipal Maria de Lourdes Gonçalves Toledo, no bairro Fartura. Realizada em parceria com a COOPERARES – Cooperativa dos Recicladores de Salesópolis, a iniciativa integra a promoção de palestras, gincanas de arrecadamento de materiais recicláveis e trilhas ecológicas junto às escolas públicas de Salesópolis.

Na data, será realizada a primeira etapa do programa, com a realização de palestra aos estudantes ministrada pelos monitores do museu e os associados da COOPERARES. “O intuito do bate-papo é esclarecer como é feito o trabalho dos recicladores de Salesópolis e destacar a importância da reciclagem, refletindo sobre o consumo de produtos e a relação do ser humano com o lixo gerado”, explica o biólogo e educador do Museu da Energia, Fernando Maia.

O projeto nas escolas contribui, em média, com um aumento de 20% na arrecadação da coleta seletiva no município do Alto Tietê, que chega a aproximadamente 100 toneladas/mês. Após a palestra, acontece a segunda etapa da ação, que mobiliza toda a comunidade escolar na organização de uma gincana de arrecadação de garrafas plásticas e embalagens tetra pak. De forma a estimular os estudantes, após a contagem do material, prevista para o dia 13/6, a sala que conseguir arrecadar o maior número de itens será premiada com uma visita ao sítio Casarão do Café, no dia 26/6. 

Constituída em 2005 e formada por um grupo de 21 associados, a COOPERARES atua tanto na zona urbana quanto rural de Salesópolis, e se apoia em projetos como o “Aprendendo a Reciclar” para aumentar a sua abrangência, conforme pontua a presidente da entidade, Janayna de Souza Silva. “Depois do projeto nas escolas, nas semanas após a conscientização sempre temos um aumento significativo na coleta. As crianças levam como tarefa para casa e multiplicam a informação junto aos pais. Além do ganho ambiental, a ação também se reflete no aumento de renda dos recicladores”.

Desde o início do projeto, em 2015, já foram arrecadadas, junto à comunidade escolar de Salesópolis, mais de 40 mil garrafas PET. Segundo a COOPERARES, as gincanas nas escolas acarretam no aumento, em média, do dobro de destinação de embalagens PET pela associação à indústria recicladora.