PROJETO PROMOVE DIFUSÃO DE 3 MIL DOCUMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DA ENERGIA NO ESTADO

Em setembro, a Fundação Energia e Saneamento entrega um de seus mais importantes projetos em andamento: o de organização e digitalização de mais de 3 mil documentos textuais de seu acervo histórico. Os arquivos, de origem da Cesp – Companhia Energética de São Paulo, foram produzidos ao longo do século 20, importante período na história brasileira em que ocorreu a construção de grandes usinas hidrelétricas, com o aumento da demanda por eletricidade em virtude do crescimento populacional e industrialização do país. 

Companhia estatal criada em 1966 da fusão de 11 empresas, a Cesp e suas formadoras foram responsáveis pela construção das principais geradoras de energia do Estado de São Paulo, entre os anos 1950 e 1980. O projeto de difusão e digitalização da documentação textual do acervo da Fundação, a ser disponibilizada para acadêmicos e pesquisadores em banco online, compreende, entre outros, arquivos históricos sobre as hidrelétricas Ilha Solteira, Jupiá e Porto Primavera, principais geradoras do Estado.

Organizados em 231 caixas e 93 pastas, totalizando 37 metros lineares de documentação, os arquivos foram produzidos entre 1925 e 1999 e reúnem material diverso como periódicos, estudos, atas, relatórios, folhetos, correspondências, ofícios, clippings de imprensa e folders sobre as atividades da Cesp. Rica fonte de pesquisa para a história da energia, do trabalho, da tecnologia, do desenvolvimento urbano, transformação da paisagem, meio ambiente, entre outras, o acervo poderá fornecer subsídios a pesquisadores de várias áreas do conhecimento, como História, Geografia, Engenharia, Arquitetura e Sociologia.

Os trabalhos no material, iniciados em janeiro de 2018, já passaram pelas etapas de pesquisa, mapeamento dos arquivos, elaboração de plano de classificação e organização a partir de grupos documentais. Agora, a equipe da Fundação trabalha nas etapas de higienização e catalogação, além da digitalização de uma seleção do acervo. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados até o final de setembro, com a disponibilização de todo o material para consulta, em catálogo, no acervo online da instituição. Interessados no projeto podem entrar em contato pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

A organização do material foi possibilitada por meio do projeto “Digitalização e difusão de documentação textual do Fundo CESP – Acervo Fundação Energia e Saneamento”, contemplado no PROAC Edital 16/2017, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.