BOLETIM – MARÇO 2021

Fundação Energia e Saneamento

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

DESTAQUE

Represa Billings: 96 anos de história



No último dia 27 de março, a represa Billings completou 96 anos de história. Na data em 1925, a companhia canadense The São Paulo Tramway Light and Power Company, obteve do governo federal, através do decreto 16.844, o direito de retificar o Rio Tietê e seus afluentes para a criação de uma nova barragem para geração de energia em usina hidrelétrica instalada em Cubatão, conhecido como “Projeto da Serra”.

história! Confira as postagens comemorativas da Fundação Energia e Saneamento nas redes sociais ► Facebook e Instagram.

Na década de 1950, com a necessidade de atender a população do ABC, foi projetado um novo sistema de abastecimento, prevendo o aproveitamento do já existente reservatório Billings, com uma série de obras para adaptar à sua nova função. Então, além da água ser reservada para gerar energia na usina, também passou a ser guardada para abastecimento público. O nome do reservatório está ligado ao responsável pelo projeto, o engenheiro americano Asa White Kenney Billings. Com mais de um trilhão de litros d’água, o reservatório Billings abrange os municípios de São Paulo, Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

No ano de 1998 nasce a Fundação Energia e Saneamento, com o propósito de inspirar as pessoas sobre o valor da água e energia para a vida. A instituição foi fundada em meio ao processo de privatização do setor energético no país e a necessidade de preservação de seu patrimônio histórico, como o da Represa Billings. O Acervo da Fundação Energia e Saneamento é composto por 42 fundos, que contém ao todo 1600 metros lineares de documento textual, 260 mil documentos iconográficos, 10 mil documentos cartográficos, 50 mil títulos de livros, 07 edifícios do Patrimônio Arquitetônico e 3600 objetos de acervo museológico.

MUSEU DA ENERGIA

Ações educativas e culturais on-line



Seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo para conter o avanço da pandemia de Covid-19, as atividades presenciais do Museu da Energia estão pausadas, mas os conteúdos virtuais seguem a todo vapor nas redes sociais, com atualizações diárias e inéditas no FacebookInstagram e YouTube. Acesse e aproveite!

NOTÍCIAS

Curso de Extensão “Museus e escolas em tempos de pandemia”

Em abril acontece o curso de extensão gratuito “Museus e Escolas em Tempos de Pandemia”, promovido pelo Museu Republicano “Convenção de Itu” (MR/MP/USP), Museu da Energia de Itu e o Museu da Música – Itu.

Inscrições e mais informações

Com vagas limitadas, o curso on-line acontece nos seguintes dias e horários: 13,14, 15 e 16 das 19h30 às 21h30 e 17 e 18 das 10h às 12h.

NOTÍCIAS

EMAE realiza no YouTube bate-papo em homenagem ao Dia Mundial da Água e Represa Billings

Uma história de energia e água! A EMAE promoveu um bate-papo em seu canal no YouTube sobre o uso dos recursos hídricos nas estruturas da organização e a sua importância no estado de São Paulo e no Brasil.

Confira o bate-papo no YouTube da EMAE

Carlos Eduardo Gomes da Rocha, geógrafo e coordenador de Meio Ambiente da EMAE e o engenheiro Raphael Rodrigues, da Coordenadoria Hidráulica da EMAE, foram os convidados especiais. O bate-papo ministrado por Mario Luiz do Nascimento Oliveira, gerente do Departamento de Comunicação Empresarial da organização, também destacou na conversa a represa Billings, que completou 96 anos no dia 27 de março de 2021.

A EMAE é operadora e detentora de um sistema hidráulico e gerador de energia na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Médio Tietê.

Foto: Gustavo Morita.

NA MÍDIA

Confira as últimas notícias da Fundação



Rita Martins, diretora executiva da Fundação Energia e Saneamento, foi entrevistada pela Rádio Trianon, no programa Metrópole em Foco. Rita falou sobre o desenvolvimento do trabalho da Fundação no resgate e preservação histórica de seu acervo, das atividades virtuais que as unidades do Museu da Energia realizam nas redes sociais, entre outras novidades virtuais da instituição para o público.

Recentemente entrevistada pelo Jornal Tribuna de Jundiaí, Andressa Romualdo, coordenadora de acervo da Fundação, falou sobre o andamento do projeto “Documentação e Transferência do Acervo Museológico da Fundação Energia e Saneamento”, contemplado no edital “Modernização de Acervos de Museus e Arquivos”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atualmente a reserva técnica do acervo da Fundação é localizada no centro de Jundiaí.

Comunicação Institucional: Flávia Meira
Apoio à pesquisa: Andressa Romualdo e Freitas e Tatiana Ishikawa
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2021 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber
nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br

Crédito da imagem: <a href=”https://br.freepik.com/vetores/escola”>Escola vetor criado por user21852064 – br.freepik.com</a>