Perguntas Frequentes

Fundação Energia e Saneamento

Como posso receber informações  da Fundação? 

Para receber informações da Fundação Energia e Saneamento e dos Museus da Energia é necessário se inscrever gratuitamente pelo link inscreva-se.


Gostaria de realizar pesquisas no acervo da Fundação Energia e Saneamento, como proceder?

A Fundação Energia e Saneamento possui um acervo rico e diversificado, disponível gratuitamente para pesquisadores, acadêmicos e demais interessados.  

O acervo é classificado em quatro categorias: arquivístico, bibliográfico, museológico e patrimônio arquitetônico, e o público pode acessar o catálogo online completo por meio da página do acervo.  

Para mais informações, consulta ao material (presencialmente) ou pedidos de disponibilização de documentos digitais, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

O agendamento é obrigatório, não sendo possível consultar os materiais presencialmente sem aviso prévio. 

O acervo da Fundação Energia e Saneamento está todo disponibilizado no site oficial? Consigo baixar documentos de forma autônoma? 

Não, mas a totalidade dos documentos está presente no catálogo online. Parte do acervo da Fundação, como fotografias, desenhos técnicos e documentação textual, encontra-se digitalizada, e cópias desses materiais já estão disponíveis para baixar em nosso site. A disponibilização de outros materiais poderão ser efetuadas via atendimento on-line, mediante condições específicas e pagamento de valores que variam a partir dos diferentes usos. 

O acervo em São Paulo e em Jundiaí tem estacionamento para pesquisadores/acadêmicos? Se sim, é gratuito?  

Sim. O acesso é gratuito, sendo necessário avisar o modelo e placa do carro no ato do agendamento.  

É possível solicitar um empréstimo de uma peça ou documento do acervo?  

Os itens do acervo da Fundação Energia e Saneamento não são disponíveis para empréstimo, apenas para consulta local, mediante agendamento. A consulta pode ocorrer em São Paulo e em Jundiaí. 

Como posso utilizar os conteúdos que encontrei no acervo online da Fundação na minha pesquisa, no meu site ou redes sociais?

O acervo da Fundação Energia e Saneamento pode ser utilizado em trabalhos acadêmicos, publicações e projetos editoriais. Para saber mais como acessar o acervo e quais usos é possível se dar à documentação disponibilizada, entre em contato pelo e-mail: pesquisa@nergiaesaneamento.org.br

É permitido fotografar documentos durante minha pesquisa na Fundação? Com ou sem flash?  

É permitido fotografar os documentos textuais, bibliográficos e cartográficos durante a pesquisa, sem o uso de flash. As fotografias não podem ser fotografadas, em razão da política de direitos de uso de imagem adotada pela Fundação.  

Durante o meu estudo, é permitido comer ou beber na sala de pesquisa?  

Visando as políticas de conservação preventiva adotadas pela Fundação Energia e Saneamento, não é permitido o consumo de alimentos de qualquer tipo na sala de pesquisa. 

Como faço para comprar as fotos digitalizadas do acervo?  

Existe custos para a cessão das imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, que depende do uso. Para orçamento, entre em contato pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br

O que é preciso para fazer uma doação ao acervo?  

Indicamos entrar pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br, para as devidas coordenadas. 

Existe algum programa de voluntariado para atuar no acervo?  

No momento, não, mas interessados em conhecer o acervo e colaborar podem entrar em contato pelo pesquisa@energiaesaneamento.org.br


Museu da Energia

Quais unidades fazem parte dos Museus da Energia?

Os Museus da Energia são compostos pelas unidades de São Paulo, Itu e Salesópolis.

 Quanto tempo devo reservar para conhecer todo o Museu? 

Indicamos por volta de 1h a 1h30, assim o visitante pode aproveitar os aprendizados e sentir toda a experiência. 

Onde posso acessar a programação dos Museus?

A programação do Museu está disponível no site, na seção “Programação“, sendo também divulgada nas redes sociais oficiais: 
Facebook – @museudaenergia.
Instagram – @museudaenergia

Qual a faixa etária das programações?

Os Museus da Energia oferecem atrações para todos os públicos e para todas as idades (crianças, jovens, adultos e idosos). Inclusive, procuramos mesclar sempre a programação para que todos possam participar. Para acompanhar a faixa etária específicas das atrações, indicamos acessar a “Programação”, disponível no site e nas redes sociais: 

Site: programação

Facebook: @museudaenergia 

Instagram: @museudaenergia