Foto da fachada do museu da energia de São Paulo

Nesta página você encontrará:

Sobre o Museu

Galeria de fotos

Programação

Atividades Educativas

Contato

Como chegar

O Museu da Energia de São Paulo, inaugurado em junho de 2005, é um espaço aberto à comunidade. Em suas salas, equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes convidam os visitantes de todas as idades a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro. 

A história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos também está presente nas salas do museu.

O edifício-sede do museu é outra atração. Construído entre 1890 e 1894, quando o bairro dos Campos Elíseos era o endereço mais sofisticado da cidade, o palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época.

Galeria de Fotos


Programação


Atividades Educativas


O site tem como objetivo gerar uma reflexão sobre os patrimônios culturais de uma sociedade.
A exposição on-line traz imagens e relatos com marcos da história da Fundação a partir do depoimento de colaboradores.

Contato


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

TERÇA A SÁBADO DAS 10H ÀS 17H

Mais informações:

E-mail: saopaulo@museudaenergia.org.br

Telefone: (11) 3224-1489

WhatsApp:   (11) 99169-8531

Endereço:  Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE BILHETERIA: 10H ÀS 16H15

POLÍTICA DE INGRESSO 2024:

R$ 10,00 Inteira

R$ 5,00 Meia-entrada: Estudantes, pessoas com deficiência e um acompanhante, jovem de baixa renda com ID Jovem. Diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes públicas estadual e municipais de ensino. É necessário a apresentação de comprovante.

Ingresso Família: crianças até 7 anos são isentas e os responsáveis pagam Meia-Entrada.

Isenção: Moradores do território (Campos Elíseos e Bom Retiro), Professores, maiores de 60 anos, guias e monitores de turismo, membros do ICOM e funcionários das empresas mantenedoras da Fundação Energia e Saneamento. É necessário a apresentação de comprovante.

VISITAS MEDIADAS

O Museu da Energia de São Paulo, situado em um palacete construído entre 1890 e 1894, teve diversas funções ao longo do tempo e tem uma arquitetura marcada pela sua trajetória. Para melhor receber os grupos agendados, criamos algumas regras e procedimentos para que a visita possa atender a expectativa do grupo. O Setor Educativo do Museu oferece uma Carta de Atividades (clique para acessar).

Processo de agendamento

Os grupos poderão agendar e confirmar sua visita, escolhendo o dia, horário e roteiro de interesse.

O agendamento pode ser realizado através do e-mail, telefone e WhatsApp junto ao Setor Educativo do Museu. Após o contato, você receberá um e-mail com o Formulário de Agendamento. Posteriormente, será enviada a confirmação do agendamento e as orientações da visita. Uma semana antes da data da visita, o Setor Educativo entrará em contato para confirmar novamente.

TRAGA SUA CANECA

Pensando na redução de consumo de copos descartáveis e na redução da quantidade de resíduos na unidade, nossa iniciativa sustentável convida você, visitante, a utilizar nas dependências do Museu a sua própria caneca ou garrafa. Traga a sua caneca para passear!

ACESSIBILIDADE

Os Museus da Energia possuem rampas de acesso, banheiro adaptado e elevador (unidades Itu e São Paulo), vídeo-libras e vídeos com narração e legenda; placas, maquetes e mapas táteis; objetos em 3D para toque; e cadernos em braile de exposições (unidades Itu e São Paulo). Grupos com pessoas surdas podem entrar em contato para agendamento de visita que inclua intérprete de Libras.

Como chegar


Clique no mapa ao lado e obtenha as direções conforme o transporte selecionado!

Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo