Museu da Energia de São Paulo inaugura exposição Eletromemória: a Light revela São Paulo

O Museu da Energia de São Paulo, instituição da Fundação Energia e Saneamento (FES), inaugura a exposição “Eletromemória: a Light revela São Paulo”, que estará em cartaz de 6 de setembro a 8 de novembro de 2025, apresentando, por meio de fotografias históricas, as transformações do centro da capital paulista entre 1899 e 1920.

A mostra integra a Série Eletromemória, um projeto da FES que tem como proposta transformar publicações editoriais em exposições, reapresentando ao público conteúdos de referência sobre a história da energia, da cidade e de seu patrimônio. A iniciativa busca ampliar o alcance das pesquisas e obras já publicadas, traduzindo-as para a linguagem expográfica e reforçando o compromisso da instituição com a preservação e difusão da memória do setor energético.

Nesta primeira edição, a exposição retoma a revista História & Energia nº 9 – A Light revela São Paulo: Espaços Livres de Uso Público do Centro nas Fotografias da Light (1899-1920), lançada em 2000 e fruto da pesquisa acadêmica desenvolvida por Leandro Melo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), sob orientação da Profª. Dra. Ana Duarte Lanna. Revisitando o conteúdo publicado há 25 anos, a exposição traz ainda uma reflexão atualizada sobre a preservação do patrimônio arquitetônico paulista e os desafios contemporâneos, como a transição energética, a acessibilidade universal e a crise climática.

Com curadoria de Leandro Melo, a mostra reúne fotografias do acervo da FES, em especial dos álbuns produzidos pela The São Paulo Tramway, Light & Power Company Limited, responsável pela implantação do sistema elétrico e do transporte público que transformou a paisagem paulistana no início do século XX.

A exposição evidencia como as imagens da Light não apenas documentaram obras e serviços da companhia, mas também revelaram a metamorfose do espaço público da cidade, registrando o impacto da modernização urbana e as mudanças sociais vividas no período.

“Trazer essas imagens novamente ao público é uma forma de conectar o passado e o presente da cidade de São Paulo. O olhar histórico nos ajuda a compreender os desafios urbanos atuais e a refletir sobre o futuro, especialmente em questões como sustentabilidade e patrimônio cultural”, afirma Claudinéli Moreira Ramos, presidente do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento.

Como parte da programação de abertura, ainda no dia 6 de setembro, às 11h, o público está convidado a participar da palestra “Luminárias da Light: Marco de referência da paisagem de São Paulo”, ministrada pelo arquiteto Ayrton Camargo e Silva e produzida pela Associação Preserva SP. A atividade vai resgatar a trajetória da iluminação da capital paulista e dialogar diretamente com os conteúdos da exposição Eletromemória, oferecendo novas perspectivas sobre a transformação urbana e patrimonial de São Paulo.

Gratuita e aberta ao público, a palestra será realizada na sala de aula do Museu da Energia de São Paulo, com vagas limitadas a 40 participantes. Para garantir a participação, é necessária inscrição prévia por meio de formulário online (clique para acessar). O encontro é especialmente indicado a entusiastas da história da cidade, além de profissionais e estudantes das áreas de história e ciências sociais.

A exposição “Eletromemória: a Light revela São Paulo” faz parte do plano anual de atividades da Fundação Energia e Saneamento, incentivado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CTG Brasil e da EDP e apoio cultural da Badra Comunicação. 

Serviço:

Exposição: Eletromemória: a Light revela São Paulo

Local: Museu da Energia de São Paulo – Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos – São Paulo/SP

Abertura: 06/09/2025

Visitação: 06/09/2025 a 11/01/2026

Funcionamento: Quinta a sábado, 10h às 17h (bilheteria até às 16h)

Entrada Gratuita 

Mais informações: saopaulo@museudaenergia.org.br

Inscrição para a palestra: https://bit.ly/palestramesp2