Homenagem ao querido Beto Manna, que via e semeava a beleza no mundo
A Fundação Energia e Saneamento (FES) manifesta profundo pesar pelo falecimento do querido amigo e pesquisador José Roberto Manna, ocorrido em 29 de outubro de 2025, no Atol das Rocas, durante a expedição “Brasil: Paraíso Restaurável”, que rumava para a COP30, em Belém do Pará.

Conservacionista e consultor em biodiversidade, Beto Manna dedicou sua trajetória profissional à proteção dos ecossistemas brasileiros, especialmente da Mata Atlântica e da Serra da Mantiqueira. Formado em Ciência Ambiental pela Universidade de Brandon, no Canadá, atuou como pesquisador independente e coordenou projetos voltados à conservação e à restauração ecológica. Desde 2017, atuava como Coordenador Técnico do Projeto Águas da Mantiqueira e do Programa de Restauração Ecológica e Biocultural, além de diversas outras relevantes realizações para instituições ambientais, empresas e organizações de todo o país.
Foi com enorme alegria que recebemos dele o convite para integrar a parceria da expedição “Brasil: Paraíso Restaurável” e é com imensa tristeza que nos despedimos do querido Beto, certos de que sua passagem pela FES deixará saudades eternas e um legado de inspiração, aprendizado e disposição para continuar nessa jornada tão necessária e importante de preservação e regeneração do meio ambiente.
Reconhecido por sua competência, generosidade e compromisso com a natureza, Beto Manna colaborou com iniciativas da FES, como inventários de fauna e flora, viveiros de mudas e diversas atividades educativas voltadas à restauração ecológica e biocultural, como a formação de brigadistas da conservação realizada em Salesópolis, em março deste ano.
Neste momento de profunda dor, a Fundação Energia e Saneamento expressa sua solidariedade à família, amigos e colegas, reafirmando o compromisso de honrar sua memória por meio da continuidade das ações que celebram a vida, a beleza e a conservação do meio ambiente.



