Local de atuação:
Sede da FES, em São Paulo -SP.
Informações gerais:
| FUNÇÃO: | Coordenador Administrativo e Financeiro |
| SETOR: | Administrativo e Financeiro |
| REGIME DE TRABALHO: | CLT |
| CARGA HORÁRIA: | 40 horas semanais |
| DIAS DE TRABALHO: | Segunda a sexta-feira ou terça-feira a sábado |
| HORÁRIO: | Das 8h às 17h ou das 9h às 18h, com uma hora de intervalo para almoço |
| MODALIDADE: | Presencial, com possibilidade de 1 (um) dia de trabalho remoto / teletrabalho por semana, mediante prévio alinhamento e aprovação |
| PREVISÃO DE VIAGENS: | Sim, essa vaga prevê viagens ocasionais, principalmente dentro do Estado de São Paulo. |
| FAIXA SALARIAL: | R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00 |
| PRINCIPAIS BENEFÍCIOS: | Vale Refeição / Vale alimentação Vale Transporte, conforme previsto na legislação Vale Cultura Plano de Saúde e Plano Odontológico em Grupo Empresarial Seguro de Vida em Grupo Empresarial |
Descrição da vaga, principais atribuições e responsabilidades:
O Coordenador Administrativo e Financeiro deverá:
- Participar e coordenar a participação de sua equipe no processo participativo e integrado de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das atividades da FES, contribuindo para o alcance dos propósitos institucionais, para a superação de desafios e para a melhoria contínua.
- Zelar pela conformidade administrativa, financeira e de governança da FES com as normativas legais e melhores práticas das OSs e ICTs, observando compromissos e obrigações assumidas, metas pactuadas, regras de prestação de contas, os princípios da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e as exigências dos órgãos de controle, contribuindo para a sustentabilidade institucional, a transparência e a credibilidade da Fundação.
- Dar suporte à diretoria, desenvolvendo e apoiando processos de gestão da FES, com o objetivo de fortalecer o impacto e o exercício de sua missão, visão e valores, alinhando as atividades às metas de longo prazo, e apoiar as demais áreas na gestão do orçamento, contribuindo para a lisura nos processos de aquisição e contratação e zelando pela eficiência e uso responsável dos recursos e pelo cumprimento dos cronogramas físico-financeiros.
- Monitorar, gerir e acompanhar os resultados operacionais da FES, apresentando-os em relatórios gerenciais periódicos que demonstrem a eficiência e eficácia da aplicação de recursos, a sustentabilidade da Fundação e alertando para eventuais desvios ou riscos não previstos.
- Implantar e gerenciar os sistemas contábeis, financeiros e de RH.
- Apoiar a formalização de contratos e instrumentos de parceria junto a parceiros, apoiadores, fornecedores, funcionários e prestadores de serviços (vigências, reajustes, aditivos, pagamentos e recebimentos vinculados a aceite e relacionamento com os diferentes stakeholders).
- Gerenciar e acompanhar o relacionamento com assessoria contábil e prestadores de serviços externos (consultores, fornecedores).
- Dar suporte para o processo anual de auditoria independente, zelando pela boa condução da análise e emissão de pareceres.
- Assegurar a efetividade das políticas e dos processos administrativos, promovendo mudanças e melhorias sempre que necessário.
- Apoiar a preparação de reuniões dos Conselhos de Administração e Fiscal, elaborando materiais de apresentação e, posteriormente, preparando minutas das atas de reunião e providências para seu registro em cartório.
- Garantir que os processos de Recursos Humanos, contratação de serviços, pagamentos, compras e gestão documental estejam aderentes às normas aplicáveis às OSs e ICTs, incluindo regulamentos próprios, diretrizes do Poder Público, Tribunal de Contas, Curadoria de Fundações do Ministério Público e auditorias independentes.
- Apoiar a estruturação, organização e disponibilização de informações e evidências para prestação de contas de projetos financiados por editais de fomento à pesquisa, leis de incentivo à cultura e demais instrumentos de fomento e incentivo municipais, estaduais ou federais, garantindo rastreabilidade financeira, documental e contratual.
- Coordenar a rotina administrativa e de facilities da FES (serviços gerais, manutenção, contratos, logística e suporte às áreas), garantindo qualidade, segurança e cumprimento de prazos.
- Gerir e priorizar a relação de demandas internas (chamados/solicitações), definindo tempos de atendimento, responsáveis e acompanhando a entrega fim a fim.
- Estruturar e manter a governança de compras e contratação de serviços (requisições, cotações, análise comparativa, formalização, evidências e aceites), em alinhamento às políticas internas.
- Supervisionar o fluxo de contas a pagar e a receber, e as rotinas financeiras operacionais: validação documental, centros de custo, trilha de aprovação, programação de pagamentos e organização dos dossiês de pagamento.
- Acompanhar conciliação bancária e rotinas de fechamento financeiro mensal, apoiando relatórios e evidências para auditoria e prestação de contas.
- Conduzir o controle orçamentário (realizado vs. orçado), apoiar planejamento/forecast e produzir relatórios gerenciais para Diretoria e os Conselhos Fiscal e de Administração.
- Liderar a agenda de RH (R&S, admissão e onboarding, administração de pessoal, benefícios e rotinas de jornada), garantindo padronização, conformidade e boa experiência dos colaboradores.
- Garantir o fluxo de admissão/desligamento de RH integrado com TI e Governança (documentação, acessos, termos, devolução de ativos e registros).
- Implantar e manter processos de governança: gestão de políticas/procedimentos (versão, aprovação, publicação), controles operacionais e rotinas de compliance e ASG aplicáveis.
- Apoiar o mapeamento e acompanhamento de riscos e planos de ação dos processos sob sua responsabilidade (Administrativo, Financeiro e RH), com indicadores e evidências.
- Organizar e manter repositório de documentos (contratos, notas fiscais, comprovantes, políticas, relatórios), assegurando rastreabilidade e confidencialidade.
- Desenvolver e acompanhar indicadores das áreas sob sua gestão (SLA, custo, orçamento, tempo de fechamento de vaga, compliance documental), propondo melhorias contínuas, e centralizar no dashboard de indicadores as metas/indicadores das outras áreas.
- Atuar como ponto focal de interface com demais áreas, garantindo consistência de informações.
- Produzir relatórios administrativos e financeiros e apoiar a produção de relatórios técnicos, institucionais e de prestação de contas.
- Monitorar temas de interesse que possam ser relevantes para as iniciativas e projetos da FES e acompanhar agendas institucionais, para identificar oportunidades.
- Apoiar o monitoramento das condições físicas e de infraestrutura da Unidade da FES em que atuar e seu entorno; contribuir para sua preservação e informar imediatamente quaisquer intercorrências, bem como cumprir os planos de segurança e salvaguarda de cada Unidade.
- Participar das atividades de capacitação e treinamento presenciais ou virtuais oferecidas pela FES.
- Zelar pela adoção e consolidação de práticas acessíveis, sustentáveis justas e respeitosas em suas atividades e no relacionamento com o público, fornecedores e parceiros.
- Buscar ao máximo garantir que as atividades desenvolvidas sejam sustentáveis econômica e ambientalmente e acessíveis a pessoas com deficiência e a pessoas e comunidades diversas.
- Coordenar a execução das metas e o alcance dos resultados planejados, com dedicação e foco na qualidade das realizações, no cumprimento dos prazos e no atendimento às normas.
- Observação importante: Cada Coordenador será responsável por coordenar diferentes projetos da FES, com destaque para o cumprimento integral das ações previstas no Contrato de Gestão n. 01/2026 (Disponível em: https://www.transparenciacultura.sp.gov.br/cg-n-01-2026-sisem-sp/).
Requisitos:
Formação Acadêmica:
- Ensino Superior completo em Administração, Contabilidade, Economia, Gestão Pública, Recursos Humanos ou áreas correlatas.
- Desejável pós-graduação concluída ou em curso em Gestão do Terceiro Setor, Finanças, RH, Governança, Processos ou áreas afins.
Experiência:
- Sólida atuação prévia em atividades ou cargos similares, com experiência mínima de 5 anos, na coordenação de processos administrativos e financeiros e/ou na gestão de pessoas.
- Experiência mínima de 2 anos em atividades ou cargos similares no setor cultural e/ou Terceiro Setor.
- Experiência na elaboração de relatórios técnicos e financeiros, e em apresentações de resultados.
- Experiência em OSs parceiras do Estado de SP, ICTs e/ou empresas de auditoria será um diferencial.
Conhecimentos Técnicos:
- Habilidades de gestão, organização, planejamento, cumprimento de metas e gestão de tempo.
- Habilidade em planejamento estratégico, orçamentário e cronograma de atividades.
- Habilidade para coordenar equipes, voluntários e fornecedores.
- Conhecimento prático de contas a pagar, conciliação e organização de dossiês financeiros e relatórios para auditoria e prestação de contas.
- Conhecimento de rotinas de RH (R&S, admissão, benefícios, registros e fluxos de desligamento) e noções de legislação trabalhista aplicada às rotinas.
- Capacidade de desenhar, padronizar e monitorar processos (checklists, indicadores e evidências).
- Bom conhecimento de governança, controles internos, integridade e boas práticas de proteção e sigilo de dados.
- Bom conhecimento de temas tributários, como isenções, retenções de impostos e obrigações de entidades sem fins lucrativos, e disposição para manter-se atualizado sobre a reforma tributária.
- Conhecimento de sistemas de gestão administrativa e financeira, ferramentas de Open Finance, Dashboards de Power BI, Workflow/Processos, ERP e SAP.
- Bom conhecimento do Pacote Office (especialmente Excel) e ferramentas de nuvem (Google Drive, formulários etc.).
- Bom conhecimento sobre temas de sustentabilidade, diversidade e inclusão.
- Familiaridade com editais de fomento.
- Boa comunicação oral e escrita.
- Inglês intermediário ou avançado.
- Conhecimento em políticas públicas de cultura, especialmente compreensão geral das diretrizes, leis e órgãos que gerenciam a política pública para museus e patrimônio cultural no Estado de SP e no Brasil (SCEIC, Condephaat, MinC, Ibram, Iphan etc.) será um diferencial.
- É desejável ter habilitação (carteira de motorista).
Competências Comportamentais:
- Integridade, compromisso com resultados, com a equipe e com os propósitos institucionais da FES.
- Respeito ao Código de Ética e Conduta da FES.
- Organização e foco em resultados, com assiduidade, pontualidade e disciplina.
- Criatividade, atenção aos detalhes e capacidade analítica e crítica para interpretação de dados.
- Proatividade e autonomia, com disciplina para atuação híbrida (presencial, virtual e à distância).
- Discrição e confidencialidade na gestão de informações sensíveis.
- Perfil de liderança, com capacidade de tomar e orientar decisões estratégicas e habilidade para engajar equipes, delegar tarefas, promover um ambiente colaborativo e manter o time motivado.
- Disposição e habilidade para atuar em colaboração com equipes interdisciplinares internas e externas (de órgãos públicos, empresas privadas, universidade e outras organizações do Terceiro Setor).
- Perseverança, bom humor, adaptabilidade e resiliência para lidar com mediação e resolução de conflitos.
- Capacidade de atuação prática e resolutiva, com protagonismo no desenvolvimento e implementação de soluções em ambientes com prazos curtos e recursos humanos e financeiros exíguos.
- Capacidade de escuta ativa, facilidade de relacionamento interpessoal e sensibilidade para valorizar e respeitar a diversidade de perfis individuais e coletivos e a diversidade das manifestações e bens artísticos e culturais.
- Interesse e disposição para capacitação continuada e em serviço, com destaque para temas ligados a Museus, Patrimônio Cultural, Organizações Sociais, Terceiro Setor e Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável a partir da área cultural.
Processo Seletivo:
Etapa 1:
Análise de currículo, considerando: perfil aderente à vaga; experiências prévias, formação e perspectivas de carreira.
Etapa 2:
Os selecionados na Etapa 1 serão convidados para uma entrevista presencial ou online, com aplicação de teste situacional e de conhecimento técnico, conforme o caso. Serão considerados os seguintes critérios:
- Confirmação da aderência do perfil à vaga: conhecimentos e experiências;
- Exposição sobre o tratamento dos desafios da vaga;
- Aderência aos valores da FES e aos objetivos do reposicionamento institucional em curso;
- Disponibilidade para atuação presencial / híbrida, bem como para viagens, com início imediato;
- Checagem de referências.
Etapa 3:
Envio de e-mail com o resultado do processo seletivo e, no caso das pessoas selecionadas, as informações do processo de contratação.
Inscrições:
- Pessoas interessadas devem preencher o formulário acima e enviar o currículo até o dia 19/02/2026.
- As informações sobre este e demais processos seletivos da FES serão divulgadas no site: https://www.energiaesaneamento.org.br/.
- Mais informações, entre em contato: recursoshumanos@energiaesaneamento.org.br.



