BOLETIM – ABRIL 2017

Fundação Energia e Saneamento

Memória

Avenida Paulista arborizada, em 1902, em direção à Rua da Consolação. Em primeiro plano, o cruzamento da Alameda Campinas. Foto de Guilherme Gaensly.


Imagens da Fundação Energia e Saneamento compõem exposição
do Parque Trianon

Até domingo (30/4), o Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, na Capital, recebe a exposição fotográfica “Parque Trianon 125 Anos – o Passado e o Futuro em nosso Presente”. Com imagens cedidas pela Fundação Energia e Saneamento, entre outros acervos, a mostra reúne fotos de uma Avenida Paulista bem diferente dos dias atuais, propondo uma reflexão visual sobre as várias transformações de São Paulo, acompanhadas silenciosamente, pelo parque, nos seus 125 anos de existência.

Além de apresentar o Parque Trianon, resquício da floresta original que cobria toda a região – conhecida pelos indígenas como Morro Caaguaçu (mata grande) -, a exposição traz uma paisagem bucólica dos primórdios da Avenida Paulista, com seus casarões da elite cafeeira, calçadas arborizadas e o bonde elétrico como meio de transporte.

Também é resgatada a herança cultural e artística do Trianon, que foi projetado pelo paisagista Paul Villon em 1832 e remodelado por Roberto Burle Marx em 1968, recebendo obras de arte de Victor Brecheret e Luiz Brizzolara.

Sua importância ambiental como um “oásis verde” na Avenida Paulista, com árvores centenárias remanescentes da Mata Atlântica, também é retratada na exposição, propondo uma reflexão sobre o seu passado e presente e o que queremos para o futuro do “pulmão verde” da Avenida Paulista.

Com curadoria de Dulce Moraes e Louise Chin, a mostra conta com imagens cedidas pelo fotógrafo Ig Aronovich, e das coleções da Fundação de Energia e Saneamento, Conjunto Nacional e Museu da Cidade.

Vista da Paulista a partir da esplanada do Trianon em 1916, à esquerda, numa tomada em direção ao Paraíso. Foto de Guilherme Gaensly.
Avenida Paulista em 1907. Registro da torre da residência do dinamarquês Adam von Büllow, primeiro palacete construído na Paulista. Foto de Guilherme Gaensly.

Rede Museu da Energia

Museu da Energia de Itu realiza ação especial na Semana Nacional de Museus

Integrando a programação da 15ª Semana Nacional de Museus, o Museu da Energia de Itu realiza, de 17 a 21 de maio, a ação especial “Nesse Museu tem histórias”. O evento reúne uma mostra e a exibição de depoimentos que recompõem a história dos antigos ocupantes do sobrado onde está instalado o Museu da Energia. Durante o período, o Museu estará com entrada gratuita.

Além da exposição, com fotos e objetos, que buscam relembrar o ambiente do antigo casarão, a ação trará a exibição de depoimentos de pessoas que, no passado, viveram e trabalharam no sobrado do Museu da Energia. No dia 17, às 19h30, o público poderá conferir a entrevista com a artista plástica Maria Célia Brunello Bombana, filha de Victorio Bombana, primeiro agente, em Itu, da antiga companhia de energia Light, cuja família residiu no sobrado de 1931 a 1971. No dia 19, às 19h30, será a vez da exibição do depoimento de Luis Carlos Leme, ex-funcionário da Light e Eletropaulo, empresas que funcionaram no sobrado até 1997.

Evento traz depoimento da artista plástica Maria Célia Bombana,
antiga moradora do sobrado do Museu da Energia.

Espaço das Águas

Exposição da Sabesp
comemora 105 anos
dos Canais de Santos

Até o dia 20 de maio, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) apresenta, no Palácio Saturnino de Brito, em Santos, a exposição “Os Canais de Saturnino”. A mostra, que reúne fotografias, desenhos e equipamentos originais, conta a história dos canais de Santos, no litoral de São Paulo, desde a sua construção até os dias atuais.

Com entrada gratuita, a exposição marca o aniversário de 105 anos da inauguração do primeiro sistema de esgoto sanitário de Santos, projetado, assim como os canais, pelo engenheiro patrono do saneamento no Brasil, Saturnino de Brito.

As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 11 às 17 horas, e aos sábados, das 11 às 16 horas. O endereço é Avenida São Francisco, 128, Santos – SP.

Exposição fica até o dia 20 de maio no Palácio Saturnino de Brito.

Notícias

São José do Rio Pardo
recebe mostra itinerante
“Belle Époque aa Garoa”

Até o dia 5 de maio, o público de São José do Rio Pardo poderá conferir, no espaço cultural Fábrica de Expressão, a mostra “Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade”. Produzida pela Fundação Energia e Saneamento, a mostra retrata os desdobramentos da chamada belle époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas. A Fábrica de Expressão está localizada na Rua Francisco Glicério, 64, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3682-7856 ou no site www.sisemsp.org.br.

Exposição fica até o dia 5 de maio em São José do Rio Pardo.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Tatiane Oliveira
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2016 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento