BOLETIM – ABRIL 2018

Memória

Viaduto Santa Ifigênia, tendo, ao fundo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia. 1913. Foto de Guilherme Gaensly


Audiência pública debate estudo de tombamento da Santa Ifigênia

Na segunda-feira, 16 de abril, a partir das 9h30, a Secretaria de Estado da Cultura (Rua Mauá, nº 51, Luz) recebe audiência pública para a apresentação da proposta de tombamento da Santa Ifigênia, bairro da região central da Capital que abriga, em suas proximidades, diversas instituições culturais, entre elas o Museu da Energia de São Paulo. Aberta ao público em geral e a convidados, a audiência terá a presença do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento, Sergio Augusto de Arruda Camargo.

Organizada pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado, e pela Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico – UPPH da Secretaria de Estado da Cultura, a audiência pública objetiva promover um adequado tratamento dos diversos interesses envolvidos na área de proteção da Santa Ifigênia, de modo a ouvir vários segmentos da sociedade e interessados em geral, visando aprimorar e dar transparência aos atos do Condephaat.

A proposta de tombamento do Bairro de Santa Ifigênia recai sobre o perímetro formado pela intersecção dos eixos das vias Avenida Duque de Caxias, Rua Mauá, Largo General Osório, Rua Mauá, Rua Brigadeiro Tobias, Viaduto Santa Ifigênia, Rua Brigadeiro Tobias, Rua Capitão Salomão, Largo Paissandu, Avenida Rio Branco e Avenida Duque de Caxias. Dentro deste perímetro estão listados 88 imóveis.

VOCÊ SABIA?

Construída em 1908, a igreja de Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia serviu como catedral da cidade entre 1930 e 1954, durante as obras da Sé. Em abril de 1958, o Papa Pio XII conferiu-lhe o título de Basílica. Já o Viaduto Santa Ifigênia, construído entre 1910 e 1913, em estilo art noveau, teve sua estrutura importada da Bélgica.

Rede Museu da Energia

Museu da Energia de Itu
recebe exposição inédita
com obras de Pery Blackman

Até o dia 1º de julho, o Museu da Energia de Itu recebe, em seu andar térreo, a exposição “Pery Guarany Blackman”. A mostra inédita tem entrada gratuita e reúne pinturas, aquarelas e desenhos do artista ituano Pery Blackman (1900 – 1975), que trabalhou como professor e restaurador e dedicou sua vida a retratar o cotidiano e os personagens de Itu.

A exposição apresenta 14 obras do pintor e caricaturista ituano, incluindo retratos, marinhas e naturezas-mortas provenientes dos acervos da família Blackman, do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu Sinésio de Sampaio Góes – MAHMI e da Escola Estadual Professor Pery Guarany Blackman.

Exposição apresenta retratos, paisagens e naturezas mortas do artista ituano

Espaço das Águas

Exposição de charges da
Fundação chega a Ipuã – SP


Até o dia 30 de abril, o espaço expositivo da Secretaria de Educação e Cultura de Ipuã (Avenida Santana dos Olhos D’Água, 477, Centro, Ipuã – SP) recebe a exposição “Água: Energia do Planeta Terra”. Dividida em doze painéis, a mostra produzida pela Fundação Energia e Saneamento apresenta a produção de cartunistas de diversos países que usam sua arte para debater, com bom humor, o uso consciente da água.

Até o final do ano, a exposição irá passar por outras cidades da região de Ribeirão Preto, em uma parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM SP e a Associação Cultural Paulo Duarte.

Charges exploram, com bom humor, problema da escassez de água

Notícias

Museu da Energia oferece
ação “Trilha da Fenda” no feriado de Tiradentes

No final de semana do feriado de Tiradentes (21 e 22 de abril), o Museu da Energia de Salesópolis oferece aos visitantes a atividade “Trilha da Fenda”. O roteiro, que será ofertado, nos dois dias, às 10 e às 14 horas, propõe uma caminhada, acompanhada de monitores, até o reservatório da Usina de Salesópolis, passando por uma fenda natural entre rochas.

A atividade visa, além de proporcionar a interação do visitante com a natureza do local, tratar de temas como a preservação do meio ambiente.

Trilha propõe caminhada por fenda natural entre rochas

Notícias

Relação entre poesia e artes
cênicas inspira debate no
Museu da Energia de SP

No último sábado de abril (28), a partir das 15 horas, o Museu da Energia de São Paulo recebe a terceira edição do projeto “Conversas Poéticas”. O evento propõe uma roda de conversa com especialistas do campo da cultura e artes para promover momentos de leitura e debater a relação da poesia clássica e contemporânea com diferentes áreas.

Na terceira edição, o poeta Ítalo Anderson e o crítico de teatro Vinicio Angelici convidam o público a uma reflexão sobre o tema “poesia e artes cênicas: aproximações em cena”. A entrada é gratuita.

Roda de conversa promove debate sobre poesia e dramaturgia

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Danieli Giovanini
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2018 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: faleconosco@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento