BOLETIM – ABRIL 2019

DESTAQUE

Multidão cerca o primeiro bonde elétrico da Light a circular em São Paulo, na Alameda Barão de Limeira. 7/5/1900. Foto de Guilherme Gaensly

Exposição celebra os 120 anos dos bondes elétricos em São Paulo

Há exatos 120 anos, em abril de 1899, era criada em Ontário, no Canadá, a companhia São Paulo Light & Power, com o objetivo de explorar e implantar o serviço de bondes movidos à tração elétrica na Capital paulista. Como forma de celebrar o marco, a Fundação Energia e Saneamento lança, neste feriado de 1º de maio, a exposição “Bondes Elétricos em São Paulo”, que ficará na Estação Paulista da Linha 4-Amarela do Metrô até o dia 20/5. Ilustrados com imagens icônicas da cidade, os 20 painéis da mostra relembram a trajetória deste meio de transporte em São Paulo até a sua extinção, em 1968.

O público poderá conferir, entre outros momentos, a dinâmica da cidade e o comportamento da população com a chegada do primeiro bonde elétrico da Light, “Barra Funda – Largo de São Bento”, na Alameda Barão de Limeira, além da inauguração de outras linhas, como a do “Bom Retiro” e “Penha”, e como este novo meio de transporte transformou a paisagem paulistana, em um período de acentuado crescimento econômico e populacional.

A maioria das imagens da exposição são registros de Guilherme Gaensly, fotógrafo e imigrante suíço contratado pela Light no início do século XX para registrar as obras da empresa na Capital. Atualmente, a Fundação dispõe do maior acervo conhecido de Gaensly.

Após o período na Estação Paulista, a mostra segue para a Estação Oscar Freire, de 3 a 28 de junho, e finaliza na Estação Faria Lima, de 1º a 31 de julho.

ACERVO

Agora, material está sendo acondicionado, catalogado e digitalizado por equipe de profissionais

Fundação inicia nova fase de projeto
de digitalização dos clippings da Light

Após dar início à higienização do acervo de clippings da antiga companhia Light, a Fundação Energia e Saneamento entra na segunda fase do projeto, com a contratação de novos colaboradores para a realização dos processos de acondicionamento e catalogação, além da digitalização de parte das cerca de 350 mil páginas de recortes de jornais brasileiros que integram o material.

Os aproximadamente 120 metros lineares de documentação, com uma compilação de notícias datadas entre 1900 a 1997, incluem material da Eletropaulo, sucessora da Light a partir de 1981. Os trabalhos estão sendo executados por meio da premiação no Edital de Apoio à Digitalização de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

REDE MUSEU DA ENERGIA

Sarau de Poesias em Itu

No dia 11 de maio, o Museu da Energia de Itu promove um sarau de poesias em parceria com a Academia Ituana de Letras (ACADIL). O evento será uma homenagem póstuma à professora e artista plástica ituana Maria Célia Bombana, que completaria 80 anos na data e ocupava a cadeira número 15 da ACADIL. Saiba mais aqui.

Visita em libras para mães e filhos

No dia 11 de maio, o Museu da Energia de São Paulo oferecerá visitas mediadas em libras. Nesta edição, como forma de celebrar o Dia das Mães, o educativo incentiva mães e filhos a participarem da atividade, que é executada com aporte oriundo da premiação no Edital 01/2018 Modernização de Museus – Prêmios, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – IbramSaiba mais aqui.

17ª Semana Nacional de Museus

De 14 a 18 de maio, o Museu da Energia de Salesópolis oferecerá a atividade especial “Piquenique no Museu”. A ação acontece dentro da programação especial da 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e que mobiliza instituições culturais de todo o país. Os Museus da Energia em Itu e São Paulo também participam da iniciativa do Ibram. Informações aqui.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade Dias da Silva
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br