BOLETIM – ABRIL 2020

destaque

Charges nos jornais: críticas humoradas à Light

O humor crítico e a simplicidade são algumas das características das charges, manifestações em quadrinhos que sempre foram muito utilizadas no Brasil, desde o período abolicionista, para a disseminação de ideias e pensamento crítico, direcionadas para uma população predominantemente analfabeta.

Em artigo disponível no site da Fundação Energia e Saneamento, a catalogadora Tatiana Ishikawa conta um pouco sobre as diversas charges encontradas no acervo da instituição, com críticas à Light, uma das primeiras empresas estrangeiras de energia a atuar no Brasil. Os recortes de jornais podem ser conferidos no acervo online da Fundação e informações para consulta ao material podem ser obtidas pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

A Fundação Energia e Saneamento possui um rico acervo contendo clippings da companhia de energia Light, com uma vasta coleção de recortes de jornais compilados pelo departamento de Relações Públicas da empresa, e que carrega muita história. A organização e digitalização dos clippings da Light está sendo realizada pela Fundação, por meio da premiação no Edital de Apoio à Digitalização de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

REDE MUSEU DA ENERGIA

Educadores do Museu da Energia apresentam experimentos para se fazer em casa

Com a paralisação das atividades presenciais na Rede Museu da Energia em virtude dos esforços de combate à Covid-19, a campanha #energiaemcasa, da Fundação Energia e Saneamento, vem promovendo o fortalecimento dos conteúdos disponibilizados nas redes sociais com a participação ativa dos educadores do Museu da Energia.

Um dos destaques são os vídeos com experimentos, dicas e curiosidades sobre os museus, abordando temas como água, energia e meio ambiente. Apresentados pelos educadores de Itu, Salesópolis e São Paulo, os vídeos já disponíveis abordam, entre outros, diferentes formas de energia, como a estática, experimentos como o pluviômetro, além de informações sobre a horta comunitária do Museu da Energia e as PANCs – plantas alimentícias não convencionais.
Os conteúdos podem ser conferidos no facebook e instagram.

DEU NA MÍDIA

Que tal uma passeio pelo Museu da Energia de Salesópolis sem sair de casa? O canal Vem Pra Rua visitou Salesópolis e não deixou de fazer uma visita especial ao Museu da Energia, um dos principais atrativos da cidade.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2020 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br