BOLETIM – AGOSTO 2012

Destaque

Atividades da 6ª Primavera dos Museus e duas novas exposições marcam o calendário da Fundação Energia e Saneamento em setembro

No dia 10 de setembro, a Fundação Energia e Saneamento, em parceria com a Comgás, inaugura a exposição “140 anos do Uso do Gás”, que apresentará ao público os principais acontecimentos da história do setor na cidade de São Paulo.

Com fotos, jornais, revistas e mapas, a mostra é uma homenagem aos mais de cem anos da produção de gás no município paulista, e poderá ser vista no Complexo do Gasômetro, localizado no Brás.

Em Piraju, a Fundação e a Duke Energy inauguram, em 21 de setembro, exposição comemorativa dos 50 anos da Usina Jurumirim, administrada pela companhia energética.

Para fechar o mês, toda a Rede Museu da Energia oferecerá, entre 24 e 30 de setembro, uma programação especial, integrando as comemorações da 6ª edição da Primavera dos Museus, evento proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), neste ano com o tema “A Função Social do Museu”.

Seja Parceiro

A equipe da Fundação Energia e Saneamento começou a trabalhar no projeto editorial “As Transformações Urbanas na Capital Paulista do Início do Século XX” com a confirmação do patrocínio exclusivo da AES Brasil, via ProAC – Programa de Ação Cultural, que usa renúncia fiscal de ICMS.

O livro terá predominância de fotografias, cartografia e desenhos do acervo da Fundação, mostrando a realidade da época no que diz respeito aos serviços públicos, tais como saneamento, produção e distribuição de energia elétrica e gás, e as mudanças que transformaram o cotidiano das pessoas, impulsionando o rápido crescimento da cidade.

Por meio de linguagem direta e didática, a publicação irá contribuir para a divulgação histórica da região metropolitana de São Paulo e seu processo de urbanização, com as importantes mudanças ocorridas no começo do século XX, as quais colocaram a capital em destaque no cenário nacional.


Memória

The São Paulo Eletric Co Ltd.

Postes de energia elétrica do Jardim público de Sorocaba.Subestação da The São Paulo Eletric Company em Sorocaba, mostrando a fiação e os postes de energia elétrica saindo em direção às ruas da cidade.

No final do século XIX, Sorocaba e regiões vizinhas estavam em crescente desenvolvimento econômico, e a industrialização era cada vez mais perceptível, principalmente em função das atividades da indústria têxtil. A energia elétrica era, então, uma das maiores exigências dos dirigentes empresariais e grandes investidores de Sorocaba, porém sua implementação foi marcada por diversos imprevistos. Leia mais

Clique aqui para visualizar a galeria de imagens

Sistema Alto Tietê

O Sistema Alto Tietê é formado pelas águas de cabeceira do Rio Tietê, regularizadas pelas barragens de Ponte Nova (Rio Tietê e Rio Claro), Paraitinga (Rio Paraitinga), Biritiba (Rio Biritiba), Jundiaí (Rio Jundiaí, Rio Grande e Rio Doce), Taiaçupeba (Rio Taiaçupeba Mirim, Rio Balainho e Rio Taiaçupeba-Açu), Itatinga (Rio Itatinga) e Itapanhaú (Rio Itapanhaú), todas localizadas entre os municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Salesópolis, Biritiba-Mirim e Itaquaquecetuba. Leia mais

Clique aqui para visualizar a galeria de imagens

Destaque na Imprensa

Ao longo do mês  de maio, foram publicadas diversas matérias sobre as atividades desenvolvidas pela Fundação Energia e Saneamento no período. Entre elas destacamos:

Compartilhando Histórias

Moradores de Salto Grande se reúnem em inauguração de novo centro cultural da cidade

Durante a cerimônia de abertura do Centro Cultural Dr. João de Souza, em Salto Grande, no dia 28 de junho, os moradores da cidade tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais a história do município. Além dos textos e imagens que compõem a mostra “Salto Grande: Histórias no Paranapanema”, inaugurada no mesmo dia, os participantes assistiram aos depoimentos de moradores mais antigos sobre o surgimento da cidade e desenvolvimento da região.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Duke Energy, a Prefeitura local e a Fundação Energia e Saneamento, que ficou responsável pelos trabalhos de pesquisa e produção do conteúdo expositivo da mostra. Leia mais


Nossos mantenedores:

Corpo Editorial: Fernando de Sousa Lima, Isabel Felix, Maiza Garcia, Mariana Rolim, Michele Carvalho e Raquel Lucat
Texto da seção “Memória”: Maíra de Souza Mattos

Copyright © 2012 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Normas para publicação

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br