BOLETIM – AGOSTO 2018

Memória

Ciclo de palestras aborda relação entre arquivos, museus e bibliotecas

Neste sábado (1º de setembro), o Museu da Energia de São Paulo recebe a segunda rodada do ciclo de palestras “Arquivos, Museus e Bibliotecas”. Voltado a profissionais, acadêmicos, estudantes e interessados no setor de arquivos e conservação, o evento reúne especialistas da área que trabalham em instituições de referência de São Paulo como forma de expandir o debate sobre a função social de acervos e sua importância na preservação da história e na extroversão de conteúdos a museus e centros culturais. As atividades, gratuitas, integram a exposição “Onde os Arquivos Despertam“, que permanece no Museu da Energia até 20 de outubro, Dia do Arquivista.

A primeira palestra acontece às 11 horas, com Ana Mattos, bibliotecária e gerente do Arquivo Histórico Wanda Svevo, da Fundação Bienal de São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência em bibliotecas e centros de informação, a profissional irá falar sobre o trabalho no Arquivo, conhecido como uma das mais importantes coleções de documentos sobre arte moderna e contemporânea na América Latina.

A segunda fala tem início às 15 horas, com Marília Bonas, coordenadora técnica do Memorial da Resistência. Historiadora, especialista e mestre em Museologia Social, Bonas atua há 17 anos na área de documentação, pesquisa, curadoria e gestão de museus e abordará, dentro da relação entre museus e arquivos, temas como memória institucional, organização, história oral e extroversão de conteúdos.

O ciclo de palestras prossegue no dia 15 de setembro, com a participação de Mariana Esteves Martins, coordenadora técnica do Museu da Imigração, e Pierre Ruprecht, diretor-executivo do SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br. As apresentações serão exibidas ao vivo no facebook da Rede Museu da Energia.

Rede Museu da Energia

Rede Museu da Energia
participa da 12ª Primavera
de Museus

Entre 18 e 23 de setembro, acontece a 12ª edição da “Primavera dos Museus”, semana de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que, em 2018, articulará centenas de instituições ao redor do tema “Celebrando a Educação em Museus”. Durante a temporada de eventos, as unidades de Itu, Salesópolis e São Paulo participam com a realização de diversas ações.

O objetivo é propor uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento e da vida em sociedade. Em Itu, haverá a realização de oficinas, música e entrada gratuita às exposições; já a unidade de Salesópolis propõe o roteiro educativo “Trilhas da Usina”. O Museu da Energia de São Paulo irá promover palestras e apresentações artísticas. A programação completa você confere aqui.

Em Itu, haverá realização da oficina “Desenho de Observação em Arquitetura”
no dia 22/9

Espaço das Águas

Dia do Rio Tietê é celebrado
em Salesópolis


Dono das águas que movimentam as turbinas da centenária Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis, o Rio Tietê tem sua própria data de aniversário: 22 de setembro. Como celebração, o Museu da Energia realizará, entre os dias 20 e 22/9, a ação educativa “Como está a vida no Rio Tietê – Salesópolis a São Paulo”. O objetivo é promover uma reflexão sobre a saúde do rio no trecho entre a sua nascente e a Capital, além de discutir a relação dos seres humanos com a água.

Durante o período, o público que visitar o museu será convidado a realizar, junto à equipe educativa, a análise físico-química das águas do Tietê. As amostras serão coletadas dentro da área do próprio Museu da Energia, no reservatório da Usina de Salesópolis, em região próxima à sua nascente, nos municípios de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e São Paulo. Para as análises, os visitantes terão acesso a ecokits que possibilitam, entre outras noções, investigar as diferenças de cor, odor e pH das amostras.


Rio Tietê atravessa Usina de Salesópolis, que abriga o Museu da Energia

Notícias

Trilha da Fenda é atração
no feriado prolongado

Nos dias 7, 8 e 9 de setembro, o Museu da Energia de Salesópolis oferece aos visitantes a atividade “Trilha da Fenda”. O roteiro, que será ofertado às 10 e às 14 horas, propõe uma caminhada guiada até o reservatório da Usina de Salesópolis, passando por uma fenda natural entre rochas, com chegada à Cachoeira dos Freires, maior queda d’água do Rio Tietê. A atividade visa, além de proporcionar a interação do visitante com a natureza do local, tratar de temas como a preservação do meio ambiente.

De nível médio, a atividade tem duração estimada de uma hora. Não há necessidade de agendamento, bastando ao participante chegar com 15 minutos de antecedência.

Trilha termina na Cachoeira dos Freires, primeira queda d’água no

Visita em libras celebra
Setembro Azul

Como forma de celebrar o Setembro Azul, mês em que se comemoram as inúmeras conquistas da comunidade surda, o Museu da Energia de São Paulo oferecerá, no dia 14 de setembro (sábado), às 11 horas, uma visita mediada em libras com a educadora surda Priscila Souza.

Gratuita, a atividade voltada ao público surdo irá apresentar e explorar aspectos relacionados às diferentes fontes de energia disponíveis no planeta, utilizando os conteúdos apresentados no Museu e promovendo, também, uma discussão sobre a necessidade de conservação dos recursos hídricos e ambientais.

Além da visita guiada, o museu possui vídeo em libras, disponibilizado em seu site e em dispositivo tablet com a função de mediar as exposições do espaço e proporcionar autonomia aos surdos.

Educadora Priscila Souza mediará visita em libras sobre fontes de energia limpas

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Maria Fernanda Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2018 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br

botao_facebook.jpg
Rede Museu da Energia
Espaço das Águas

Multi-Color_Logo_thumbnail200.png
@energiaesaeamento