BOLETIM – AGOSTO 2019

DESTAQUE

Trem elétrico da Cia Paulista chegando na cidade de Louveira – SP. 24/10/1921. Coleção José A. Penteado Vignoli

Museu da Energia promove visita com pesquisador de trens elétricos

No dia 14 de setembro (sábado), às 11 horas, o Museu da Energia de São Paulo promove uma visita mediada à exposição temporária “Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes”. Com foco no tema “trens elétricos”, a ação integra um bate-papo com o pesquisador e escritor Rafael Prudente Corrêa, especializado na história dos trens elétricos no Estado e no Brasil. Corrêa abordará as ferrovias pioneiras, como a Cia Paulista, e a evolução do sistema elétrico no Brasil e sua utilização ao longo das décadas.
 

Fixação de postes da rede que alimentava as ferrovias a Cia Paulista. 1920. Acervo Museu da Cia Paulista

A Companhia Paulista de Estradas de Ferro foi pioneira, entre as ferrovias de grande porte, na implantação de locomotivas à tração elétrica na América do Sul. A Paulista inaugurou seu primeiro trecho eletrificado entre Jundiaí e Campinas em 1922. A eletricidade para a movimentação dos trens era obtida da extinta Empresa Luz e Força de Jundiaí, que comprava a energia da Light.

A tração elétrica e a Cia Paulista, em especial, foram símbolos de eficiência e pontualidade. Com o tempo, a eletrificação ferroviária no Brasil ficou restrita aos trens de subúrbio voltados ao transporte de passageiros, como as linhas que atendem a Região Metropolitana de São Paulo hoje. A ação de visita monitorada e bate-papo é gratuita e é necessário se inscrever pelo e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br.

REDE MUSEU DA ENERGIA

Último sábado de Piquenique no Museu

Neste sábado (31/8) acontece a última edição da atividade “Piquenique no Museu” em Salesópolis. A partir das 10 horas, será permitida a entrada de alimentos nas áreas verdes do museu, que fornecerá toalhas de piquenique aos visitantes. É necessário agendar pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br. Saiba mais.

Visita em Libras em São Paulo

No dia 14 de setembro, o Museu da Energia de São Paulo oferecerá, às 11 horas, uma visita mediada em libras voltada ao público surdo. A atividade é uma ação permanente do Museu dentro do seu projeto de acessibilidade. A atividade será conduzida pela educadora surda Priscila Souza e é gratuita. Saiba mais.

NOTÍCIAS

Museu da Energia participa do Festival do Cambuci em Salesópolis

De 6 a 8 de setembro, o Museu da Energia de Salesópolis participa da 12ª edição do Festival Gastronômico Cambuci & Frutas Nativas. A festa acontece no Mercado Municipal (Rua XV de Novembro, Centro de Salesópolis), e trará ao público diferentes comidas, artesanatos e produtos derivados do fruto. Saiba mais

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br