BOLETIM – DEZEMBRO 2017

Fundação Energia e Saneamento

Memória

Intervenção teatral “Memórias do Sobrado”, com Liliane Navarro, foi uma das atrações da semana de aniversário do Museu da Energia de Itu

Museu da Energia de Itu completa 18 anos com ações especiais

No dia 14 de dezembro, o Museu da Energia de Itu completou 18 anos de serviços prestados à comunidade. Para marcar a data, foram inauguradas novas placas que apresentam o trabalho de prospecção arqueológica realizada nos jardins do Museu, e que revelam o cotidiano dos moradores que habitaram o seu sobrado oitocentista desde meados do século XIX.,

As prospecções arqueológicas efetuadas no quintal do Museu em 1999, ano de sua inauguração, resultaram na coleta de 3,8 mil fragmentos que revelam, além do cotidiano dos moradores que viveram no sobrado desde os mil e oitocentos, a presença de indígenas no local, com o achado de frações de peças de tradição tupi-guarani, com datação estimada do século XVII. Entre os objetos que recontam a história do local, destacam-se artefatos cerâmicos, utensílios domésticos e fragmentos de vidros. Na ocasião, foram expostos alguns dos fragmentos encontrados no quintal do Museu.

Além dos novos painéis, o Museu da Energia celebrou seus 18 anos com a realização, no dia 17, da 14ª edição da feira cultural “Arte no Beco”, que contou com a presença de mais de 2,5 mil pessoas no chamado “Beco dos Quatro Cantos”, ao lado do Museu da Energia. Música, pintura, intervenções teatrais, culinária, exposições, artesanato e oficinas foram algumas das atividades promovidas dentro e fora do Museu da Energia.

Novas placas sobre o trabalho arqueológico realizado nos jardins do Museu
foram inauguradas no dia 14 de dezembro
Fragmentos arqueológicos contribuem para o estudo da história relacionada
à economia, cultura e sociedade ituanas do século XIX

Projeto “Arte no Beco” fechou a programação especial dos 18 anos
do Museu da Energia
Atrações dentro e fora do Museu reuniram mais de 2,5 mil pessoas

Rede Museu da Energia

Museu da Energia de Itu apresenta programação de férias em janeiro


Às quartas-feiras de janeiro, o Museu da Energia de Itu oferece programação especial de férias ao público infantil. Nos dias 10, 17, 24 e 31 de janeiro, às 15h30, acontece o Circuito Tela Verde, uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que promove a realização de mostras de produção independente audiovisual atreladas ao tema da sustentabilidade.

Em Itu, a ação integrará a exibição de filmes e ações educativas sobre alimentação, reciclagem e meio ambiente, de forma a estimular a educação ambiental do público. A programação é gratuita e indicada para crianças de até 12 anos.

Mostra de vídeos e ações educativas com temática socioambiental será voltada
ao público infantil. Foto: Caio Mattos

Espaço das Águas

Museu Casa de Cariolato
recebe mostra sobre uso
consciente da água

Após passar pelo Museu Interativo de Ciência de Franca, a exposição “Água: Energia do Planeta Terra”, produzida pela Fundação Energia e Saneamento, permanece no Museu Casa de Cariolato (Rua Campos Salles, 2210, Centro) até o dia 19 de janeiro. Dividida em doze painéis, a mostra, realizada em parceria com o site Brazilcartoon, apresenta a produção de cartunistas brasileiros e estrangeiros que usam sua arte para provocar inquietações sobre o uso consciente da água.

A ação acontece em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – Regional de Franca, Associação Paulo Duarte, com apoio da Prefeitura de Franca.

A cidade de Franca recebe a exposição de cartuns sobre uso consciente da água
até o dia 19 de janeiro

Notícias

Rede Museu da Energia divulga expediente de final de ano

A Rede Museu da Energia entrou em recesso de final de ano com expediente diferenciado em casa unidade. O Museu da Energia de Itu entrou em recesso no dia 22 de dezembro. As atividades serão retomadas no dia 2 de janeiro.

Em Salesópolis, haverá expediente normal de 26 a 29/12/2017. O Museu fecha de 30/12/2017 a 01/01/2018, com normalização do atendimento a partir do dia 02/01/2018.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Danieli Giovanini
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2017 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento