BOLETIM – DEZEMBRO 2018

Memória

Museu da Energia é um dos espaços culturais mais frequentados em Itu, oferecendo programação diversa ao longo do ano

Museu da Energia de Itu completa 19 anos com programação especial

Nesta sexta-feira, 14 de dezembro, o Museu da Energia de Itu completa 19 anos e para celebrar a data, inaugura a exposição “Onde os arquivos despertam”, aberta ao público de forma gratuita no andar térreo do museu. Além da mostra, o espaço promove, até domingo, uma programação especial que inclui teatro, música, gastronomia e cinema. Confira a programação completa abaixo.

14 de dezembro (abertura) | Exposição “Onde os arquivos despertam”
Nova mostra revela documentos e fotografias do maior acervo histórico sobre energia do Brasil, com itens desde meados do século XIX, além de desvendar o ambiente de trabalho de um arquivo, seus profissionais e as práticas de tratamento dos documentos. Gratuito.

14 de dezembro, às 20 hrs | Sarau “Entre taipas e lundus”
Intervenção teatral resgata as memórias do sobrado que abriga o Museu da Energia, contadas por sua antiga moradora, Ignácia Joaquina Correa Pacheco (Liliane Navarro). Suas recordações com o marido, Antônio Correa Pacheco (Juliano Mazurchi), as notícias e o cotidiano do século XlX serão encenadas, em simultâneo, com músicas de época tocadas ao vivo (Célia Trettel, Gilmar de Campos e Alaerte Marquetti). Entrada: 30 reais.

15 de dezembro, às 20 hrs | Cine Jardim: “A Baronesa Transviada” (1957)
Dercy Gonçalves interpreta uma pobre manicure que, ao descobrir ser filha de uma baronesa, resolve investir parte de sua fortuna em um filme, desagradando os demais integrantes da família. Exibição acompanha mostra de partituras dos antigos cinemas ituanos e área de alimentação com o chef Lucas Barreiro e Pizza Hall. Gratuito.

16 de dezembro, às 10 hrs | Orquestra Ituana de Viola Caipira
Ensaio aberto com a apresentação de músicas de raiz sertaneja, do folclore brasileiro e português, e do cancioneiro popular nacional. Gratuito.

Rede Museu da Energia

Visita acessível celebra
Dia Mundial do Braille

Em 2019, o Museu da Energia de São Paulo abre sua programação com a realização de uma visita acessível gratuita voltada ao público cego e com baixa visão. A ação acontece no sábado, dia 5 de janeiro, às 11 horas, e celebra o Dia Mundial do Braille (04/01). A visita, mediada pelos educadores com o apoio de materiais acessíveis tais como mapas e placas táteis e objetos em 3D, irá explorar temas como a história da energia e do abastecimento de água no Estado de São Paulo, e também a estética e a arquitetura do casarão que abriga o museu, construído em 1894, além de sua relação com o desenvolvimento da cidade de São Paulo. Informações pelo e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br


Museu dispõe de galeria tátil, livro braile e moldes em 3D voltados
ao público cego e com baixa visão

Espaço das Águas

Exposição “Água” é vista por
mais de 4 mil pessoas
em Franca e região

Em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e a Associação Cultural Paulo Duarte, a Fundação Energia e Saneamento levou, ao longo de 2018, a exposição “Água: Energia do Planeta Terra” ao interior do Estado, atingindo um público de mais de 4 mil pessoas.

Escolas, museus e câmaras municipais das cidades de Batatais, Franca, Guará, Ipuã, Morro Agudo, Ribeirão Corrente e São Joaquim da Barra abrigaram a mostra produzida pela Fundação, e que objetiva levar o público a refletir, por meio de charges bem humoradas, o uso consciente da água. “Foi a primeira vez que algumas dessas cidades receberam uma exposição, portanto, a parceria com a Fundação foi muito importante”, explica Ângela Maria Pimenta, representante do SISEM-SP em Franca.

Exposição passou por oito cidades do interior do Estado

Notícias

Acervo histórico finaliza 2018
com mais de 100 pesquisas

Ao longo de 2018, a Fundação Energia e Saneamento mediou o atendimento a mais de 100 pesquisas realizadas tanto no acervo histórico de energia sob sua guarda, quanto na documentação de saneamento organizada pela Fundação na Sabesp. Entre trabalhos acadêmicos e editoriais, a instituição recebeu tanto pesquisadores estrangeiros, como da New York University (Estados Unidos), como acadêmicos brasileiros interessados nos aspectos históricos, sociais, técnicos e até arquitetônicos que envolveram a implantação dos serviços de energia e saneamento no Estado de São Paulo.

Os trabalhos resultaram na cessão de mais de 100 imagens históricas, para uso comercial e acadêmico, e na reprodução de aproximadamente 400 livros e documentos textuais de sua biblioteca e arquivo. Em janeiro, o atendimento à pesquisa entra em recesso do dia 2 ao 21.

Informações: pesquisa@energiaesaneamento.org.br.


Pesquisas no acervo têm finalidades diversas, para fins comerciais e acadêmicos

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2018 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento