BOLETIM – FEVEREIRO 2016

Fundação Energia e Saneamento

Memória

Rua Conselheiro Moreira de Barros, antiga Rua das Palmeiras. Taubaté – SP. S.d.


No mês de aniversário, Fundação oferece desconto na publicação
“São Paulo em 200 imagens”


No mês de março, a Fundação Energia e Saneamento completa 18 anos. Para celebrar o aniversário, a instituição, que acaba de lançar a publicação “São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento”, oferecerá desconto no preço da obra (de 80 por 50 reais). A promoção valerá durante todo o mês de março.

Com produção editorial da própria Fundação, a obra tem como proposta levar a público uma amostra de seu rico e diversificado acervo fotográfico. A seleção apresenta diferentes lugares, pessoas, cenários e momentos de relevância histórica do Estado de São Paulo no século 20, um período de transformação da sociedade marcado por intenso processo de urbanização e industrialização. Somente de documentos iconográficos, a instituição detém aproximadamente 260 mil itens.

Apresentados sem preocupação cronológica, os registros contemplam cenas como a de estrangeiros reunidos na entrada da antiga Hospedaria dos Imigrantes, na Mooca (1896) e o primeiro craque do futebol brasileiro, Arthur Friedenreich, alistado no Batalhão Esportista dos Constitucionalistas de São Paulo (1932).

No primeiro capítulo, “São Paulo em movimento”, o livro destaca as transformações urbanas na capital e no interior paulista no início do século 20, bem como imagens das Revoluções de 1924 e a de 1932. Em “Paisagens Urbanas”, ganham espaço a arquitetura e a estética das edificações do Estado. No terceiro e último capítulo, “Energia”, são apresentados registros fotográficos de grandes obras, com ênfase no trabalhador do setor energético.

Encomendas e informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3224-1496 ou pelo e-mail:
biblioteca@energiaesaneamento.org.br.

São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento
Editora Fundação Energia e Saneamento
156 páginas
R$ 50,00 (valor promocional válido para o mês de março)

Bonde fechado para transporte de passageiros. São Paulo – SP. Fevereiro, 1927

Edifício Alexandre Mackenzie visto da entrada lateral do Teatro Municipal.
São Paulo – SP. S.d.
Trabalhadores na entrada do túnel de drenagem da Usina de Cubatão,
atual Henry Borden. 6/10/1947

Rede Museu da Energia

Museu da Energia de Itu reabre exposição “História, Energia e Cotidiano”

No dia 16 de fevereiro, o Museu da Energia de Itu reinaugurou seu piso superior com a exposição “História, Energia e Cotidiano”. Remodelada em 2016, a mostra de longa duração apresenta nova ambientação, maquetes, imagens, objetos e curiosidades, destacando como os novos modos de iluminar e a chegada da eletricidade mudaram a vida cotidiana dos brasileiros.

Com entrada gratuita às quartas-feiras, a mostra também revela ao público a memória arquitetônica e a história do antigo sobrado onde está instalado o Museu da Energia, construído em 1847.

Composta por objetos e imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento e dividida em seis salas temáticas, “História, Energia e Cotidiano” revela ao visitante a importância da energia elétrica no contexto das intensas transformações do último século que influenciam, até hoje, o comportamento em sociedade.

As novas salas são divididas nos temas “O sobrado no século XIX”, “As empresas de energia “, “As formas de iluminar”, “Sociedade e consumo: tarefas domésticas”, “Sociedade e consumo: lazer” e “Um século de transformações”.

A remodelação da exposição “História, Energia e Cotidiano” foi realizada com recursos do Edital Proac 01/2014 – Concurso de Apoio a Projetos de Difusão de Acervos Museológicos no Estado de São Paulo.

Remodelada, exposição reabriu no dia 16 de fevereiro

Espaço das Águas


Dia Mundial da Água inspira
oficina no Museu da Energia
de Salesópolis

Entre os dias 22 e 27 de março, o público que visitar o Museu da Energia de Salesópolis e sua centenária usina hidrelétrica poderá participar da ação educativa “Aproveitamento Inteligente”. A ação, realizada em função do Dia Mundial da Água (22/3), visa ensinar aos visitantes como praticar o consumo consciente produzindo um equipamento caseiro para o aproveitamento de água da chuva.

A atividade é aberta a todos os públicos e será ofertada, juntamente com os roteiros de visita do espaço, todos os dias, das 10 às 15 horas. Com materiais simples como cano de PVC e uma telha, a equipe educativa do Museu irá mostrar uma alternativa prática para armazenar a água da chuva do telhado de uma residência, de forma a promover, também, uma reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e a necessidade de economia de água.


Museu da Energia promoverá a ação educativa “Aproveitamento Inteligente”

Notícias


Exposição “Luzes da Cidade”
itinera nas estações do Metrô
de São Paulo

Após estreia no Conjunto Nacional, a nova exposição da Fundação Energia e Saneamento, “Luzes da Cidade”, segue em itinerância no Metrô de São Paulo. Após passagem pela estação Sé, a mostra segue, de 10 a 31 de março, para a estação Luz.

Com estrutura em backlight (iluminação interna em LED) e recursos interativos, “Luzes da Cidade” apresenta fatos que marcaram a evolução na geração, produção e consumo de energia e seu impacto nas cidades, apontando a tecnologia que deverá dominar o setor nos próximos anos: o smartgrid, mais conhecido como Rede Inteligente.

Além de explorar, por meio de textos, imagens e vídeos a história da eletricidade e as características da produção de energia no Brasil, a mostra possui alguns recursos lúdicos, como o experimento do dínamo, primeiro gerador elétrico da história, que poderá ser acionado pelo público, e um jogo que compara o consumo de energia de uma casa nos 1970 e nos dias atuais.

Após a itinerância na Luz, em abril, a exposição, que conta com patrocínio da AES Eletropaulo, segue para a estação Santa Cecília.

Após itinerância na Sé, exposição segue para a estação Luz do Metrô


Corpo Editorial: 
 Isabel Felix, Mariana de Andrade e Miguel Zioli
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini, Maíra de Andrade Scarello e Maria Isabel Chiavini Torres
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2016 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento