BOLETIM – FEVEREIRO 2017

Fundação Energia e Saneamento

Memória

Residência Alberto de Paula Silva Pereira, na avenida Paulista, entre a rua Pamplona e a alameda Joaquim Eugênio de Lima, 1900



Imagens da Fundação compõem nova exposição do MASP sobre a Avenida Paulista

Na última quinta-feira, 17 de fevereiro, o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – inaugurou a sua mais nova exposição, “Avenida Paulista”. A mostra, que conta com imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, promove um olhar de reflexão para a via cartão-postal e símbolo de São Paulo, palco de embates e disputas de muitas ordens, e que carrega as contradições, fricções e tensões de uma cidade rica, complexa e desigual.

Composta de múltiplas facetas e com um histórico diverso de ocupações, a Avenida Paulista, inicialmente uma região residencial, tornou-se, ao longo das décadas, um importante polo comercial e financeiro, como também cultural e turístico. Dividida em dois segmentos, a exposição busca apresentar tal pluralidade a partir de registros históricos da via (entre eles, fotografias, pinturas e objetos) desde 1891, ano de sua inauguração, como, também, por meio de novos trabalhos sobre a avenida e seu entorno produzidos por artistas contemporâneos.

Do núcleo de artistas que retrataram a Paulista em tempos passados, destacam-se, na exposição, alguns registros primitivos da avenida, entre 1900 e 1911, provenientes do acervo da Fundação Energia e Saneamento, e que apresentam a alameda ainda ocupada por seus antigos palacetes, com a presença e instalação de bondes elétricos. Duas das imagens são de autoria de Guilherme Gaensly, fotógrafo suíço-brasileiro contratado pela antiga companhia de energia Light de São Paulo, e que realizou importantes registros da cidade na virada do século 19 para o 20.

A exposição “Avenida Paulista” permanece no MASP até o dia 28 de maio. Endereço: Avenida Paulista, 1578


Vista da Avenida Paulista tomada em direção ao Paraíso, a partir de ponto
próximo à esquina da rua Bela Cintra, 1911. Foto de Guilherme Gaensly
Homem trabalhando em trecho da Avenida Paulista em 1900
Vista do norte da Avenida Paulista. 1900
Obras de instalação de linha de bonde no trecho entre as alamedas Joaquim Eugênio de Lima e Pamplona. 1900. Foto de Guilherme Gaensly

Rede Museu da Energia

Rede Museu da Energia comunica expediente para
o Carnaval

Confira, abaixo, o funcionamento de cada unidade:

Museu da Energia de Itu

Sábado, 25/02 – Normal
Domingo, 26/02 – Normal
Segunda-feira, 27/02 – Normal
Terça-feira, 28/02 – FECHADO
Quarta-feira, 01/03 – FECHADO

Museu da Energia de Salesópolis
Sábado 25/02 – Normal
Domingo 26/02 – Normal
Segunda-feira 27/02 – FECHADO
Terça-feira 28/02 – FECHADO
Quarta-feira 01/03 – FECHADO

Museu da Energia de São Paulo
Sábado 25/02 – FECHADO
Domingo 26/02 – FECHADO
Segunda-feira 27/02 – FECHADO
Terça-feira 28/02 – FECHADO
Quarta-feira 01/03 – FECHADO

Em Salesópolis, unidade estará aberta no sábado e domingo de Carnaval.
Foto de Elvis Japão

Espaço das Águas

Fundação realiza restauração
de plantas do acervo
histórico da Sabesp

Em 2017, a Fundação Energia e Saneamento dará prosseguimento aos trabalhos realizados no acervo histórico da Sabesp. Dentre eles, destacam-se a restauração de plantas que registram projetos e edificações do setor de saneamento no Estado desde a virada do século 19 para o 20. Iniciado em 2016, o trabalho no acervo cartográfico já resultou na higienização, planificação e restauração de 388 plantas, sendo o documento mais antigo um projeto de 1894 para o abastecimento de água na cidade de Santos, que registrava, na época, um surto epidêmico em virtude das más condições sanitárias.

Todo o material está sendo organizado em mapotecas e as informações sobre as plantas serão disponibilizadas no site Memória Sabesp, para consulta. “A ação visa ampliar o escopo de material pesquisável no sistema, pois o acervo cartográfico é composto por desenhos técnicos, topográficos e civil de obras de instalação de redes de tratamento de água e esgoto no Estado, de grande relevância para pesquisa histórica”, explica a assistente de documenção e pesquisa Tatiane Oliveira. Além do trabalho no acervo cartográfico, a equipe da Fundação alocada na Sabesp vem realizando a organização do acervo fotográfico.

Planta mais antiga restaurada, que trata de projeto sanitário para Santos,
data de 1894

Notícias

Museu da Energia de Itu
promove baile de Carnaval

Na segunda-feira de Carnaval, 27 de fevereiro, o Museu da Energia de Itu promove uma tarde de folia para toda a família com o evento “Carnaval da Light”. O baile carnavalesco, que acontece das 14 às 16 horas, será ao som de marchinhas, em especial, dos anos 1940 e 1950, compostas e interpretadas por grandes nomes da época, como Carmen Miranda, Lamartine Babo, João de Barro (Braguinha) e o grupo Anjos do Inferno. A entrada é gratuita e o público é incentivado a ir fantasiado.

Evento contará com músicas de Carmen Miranda (foto)
e do grupo Anjos do Inferno

Museu da Energia
celebra aniversário
de 179 anos de Salesópolis

Até domingo (26/2), o Museu da Energia de Salesópolis celebra o aniversário de sua cidade-sede (28 de fevereiro) com a ação “Salesópolis e suas belezas”. No final de semana, os visitantes que conhecerem o espaço, um dos principais pontos turísticos do município, também serão orientados pela equipe de monitoria da unidade sobre as demais atrações da cidade, como o Parque das Nascentes do Tietê, o Sítio Casarão do Café, a Barragem Ponte Nova e a Igreja Matriz.

Ação no Museu da Energia visa apresentar pontos turísticos de Salesópolis.
Foto de Fernando Maia

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Tatiane Oliveira
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2016 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento