BOLETIM – FEVEREIRO 2018

Fundação Energia e Saneamento

Memória

Oficina dará dicas sobre conservação de fotos e documentos textuais de acervo pessoal, como fotos antigas de família. Foto: Divulgação



Oficina dá dicas de como preservar fotos e documentos de família

Em março, a Rede Museu da Energia, com unidades em Itu, Salesópolis e São Paulo, recebe a oficina “Documento de Família”. Gratuita, a atividade oferecerá orientações da área de arquivística e conservação para o público que deseja saber como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família. A ação celebra os 20 anos da Fundação Energia e Saneamento e acontece nos Museus da Energia de São Paulo, Salesópolis e Itu nos dias 10, 11 e 24 de março, respectivamente. As vagas são limitadas e é necessário inscrever-se por e-mail (detalhes abaixo).

Ministrada pela profissional arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, coordenadora de documentação da Fundação Energia e Saneamento, a oficina abordará a importância de se ter um acervo pessoal bem organizado e como tratar as documentações geradas ao longo da vida, sejam elas fotográficas ou textuais. O workshop ainda dará dicas para quem tem o hábito de acumular documentos físicos e digitais (o que guardar e o que descartar?), ensinando a melhor forma de acondicionamento e os tipos de materiais mais adequados (pastas, envelopes etc), além de orientações sobre o que fazer com documentos já danificados. A atividade terá duração de 50 minutos e é voltada ao público maior de 15 anos.

SERVIÇO – Oficina “Documento de Família” na Rede Museu da Energia

Museu da Energia de São Paulo
Data e horário:
 Sábado, 10 de março, às 10 horas.
Inscrições:saopaulo@museudaenergia.org.br (VAGAS LIMITADAS)

Museu da Energia de Salesópolis
Data e horário:
 Domingo, 11 de março, às 10 horas.
Inscrições:salesopolis@museudaenergia.org.br (VAGAS LIMITADAS)

Museu da Energia de Itu
Data e horário:
 Sábado, 24 de março, às 10 horas.
Inscrições:itu@museudaenergia.org.br (VAGAS LIMITADAS)

Rede Museu da Energia

Museu da Energia
de São Paulo reabre no
aniversário da Capital

Mais de 450 pessoas prestigiaram o evento de reabertura do Museu da Energia de São Paulo (Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos). Após um ano fechado para reforma, o espaço reabriu com patrocínio da CTG Brasil, apresentando salas remodeladas e recursos audiovisuais que abordam temas como a história da iluminação pública na cidade e o uso sustentável da energia, além de um novo “Espaço das Águas” para debater abastecimento de água e seu uso consciente. Aberto de terça a sábado, das 10 às 17 horas, o Museu tem entrada gratuita.

Na data, o espaço contou com atrações especiais, entre elas a apresentação do Bloco Afro Ilú Obá De Min, além de música, performances e oficinas de arte. A reabertura também foi marcada pela inauguração da exposição temporária “Encontros improváveis de um lugar em comum”, que reúne obras de arte contemporânea que dialogam, de forma particular, com os temas “água e energia” – a mostra segue até o dia 24 de junho. Agora, o espaço também passa a contar com uma galeria de street art em sua área externa.

Novas salas apresentam recursos audiovisuais que abordam temas como história do abastecimento de água em São Paulo. Foto: Jo Belissimo
Mais de 450 pessoas prestigiram reabertura do Museu da Energia de São Paulo. Foto: Jo Belissimo
Reabertura contou com apresentação do Bloco Afro Ilú Obá De Min. Foto: Jo Belissimo
Espaço das Águas

Espaço das Águas

Escolas de Salesópolis
recebem ação
no Dia Mundial da Água

De 20 a 23 de março, a equipe educativa do Museu da Energia de Salesópolis celebra o Dia Mundial da Água (22) levando, às escolas municipais da cidade, experimentos que demonstram a geração de energia hidrelétrica. A ação tem por objetivo incentivar a visitação e apresentar como funciona a centenária Usina de Salesópolis, no Rio Tietê, local onde se encontra instalado o Museu da Energia.

Escolas da região interessadas nas ações educativas do Museu podem entrar em contato pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br ou pelo telefone 11 4696-1332.

Ação visa apresentar funcionamento da Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis, instalada no Tietê,

Museu da Energia
de Salesópolis recebe evento
“Passarinhando no Museu”

No dia 10 de março, o Museu da Energia de Salesópolis oferece um passeio para todos os públicos, em especial aos amantes da observação de aves: o “Passarinhando no Museu”.

O evento consiste em uma caminhada pelas trilhas da usina para observação de aves (é permitido trazer câmeras fotográficas) e um bate-papo com Elvis Japão, fotógrafo especializado em observação de aves. Após o passeio e o bate-papo, haverá a realização de um café comunitário.

O Museu da Energia de Salesópolis encontra-se instalado em um parque de 156 hectares com remanescentes de Mata Atlântica e a ação compreende um percurso de trilha de 860 metros. Mais de 280 espécies de aves já foram registradas nas áreas de mata do Museu.

Ação inclui bate-papo e observação de aves. Foto de Elvis Japão

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2018 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento