BOLETIM – FEVEREIRO 2021

DESTAQUE

Fazendo a Diferença na prática

Para criar o processo de mobilização social e educação ambiental em território nacional, a Fundação Energia e Saneamento desenvolverá neste ano mais uma fase do projeto socioambiental Fazendo a Diferença. A iniciativa é realizada em parceria com o Transforma Aí e patrocínio da CTG Brasil.

O primeiro grupo, participantes do projeto em 2020, contou sobre a importância das oficinas de consumo consciente de energia, manejo de água, tratamento de resíduos sólidos e implementação das tecnologias ambientais de baixo custo, novas soluções que impactam diretamente a vida de cada. Assista os depoimentos clicando na imagem acima ou aqui, você será direcionado para o YouTube do Museu da Energia.

ACERVO

Mais de 1500 objetos do Museu da Energia

passam por processo de diagnóstico

Você sabia que as unidades do Museu da Energia, por meio de sua instituição mantenedora, reúnem um acervo de mais de 3.600 objetos museológicos? Premiada em edital do Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Energia e Saneamento inicia, em fevereiro, o diagnóstico das peças tridimensionais da organização, que terão sua condição avaliada por um profissional especialista em conservação e restauro de obras em metais.

A coleção reúne uma variedade de itens – desde modelos de luminárias a gás do final dos 1800, a lâmpadas utilizadas na iluminação pública de cidades paulistas no início do século 20; variados eletrodomésticos, incluindo alguns dos primeiros aparelhos importados ao Brasil, na primeira metade do século 20; o acervo ainda reúne, entre outros, equipamentos e ferramentas empregados em sistemas de energia, como um escafandro, da década de 1930, usado na manutenção subaquática de usinas elevatórias no Rio Pinheiros.

Após o diagnóstico, o próximo passo do projeto será o processo de higienização, acondicionamento e inventário dos itens. Ao final, o objetivo é criar uma diretriz para o desenvolvimento da Política de Acervo, garantindo a adequada conservação dos objetos que são utilizados, periodicamente, em exposições do Museu da Energia. Além disso, a iniciativa irá proporcionar uma efetiva integração e interlocução dos objetos aos acervos arquivístico e bibliográfico da Fundação Energia e Saneamento, já acessíveis a pesquisadores de forma gratuita.

As primeiras fases do projeto, já realizadas, integraram a transferência de parte do acervo de objetos, antes alocada em imóvel da instituição em Rio Claro, para a sede do acervo geral da Fundação, em Jundiaí, com a adequação e reforma de espaço para uma nova reserva técnica.

O projeto “Documentação e Transferência do Acervo Museológico da Fundação Energia e Saneamento” foi contemplado no edital “Modernização de Acervos de Museus e Arquivos”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Dentre as 82 iniciativas inscritas por entidades culturais públicas e privadas, o projeto da Fundação Energia e Saneamento foi um dos 11 selecionados pelo edital. Os trabalhos tiveram início em fevereiro de 2020 e, devido à pandemia de COVID-19, tiveram sua finalização adiada, com previsão de entrega para julho de 2021.

MUSEU DA ENERGIA

Planeje a sua tour no Museu da Energia
de Salesópolis

O Museu da Energia de Salesópolis, instalado em um parque formado por trechos remanescentes da Mata Atlântica, está de portas abertas ao público. Isso mesmo! Você pode agendar a sua tour entre terça e sábado, e escolher um dos horários disponíveis, sendo às 10h, 13h ou 15h. Faça o seu agendamento on-line aqui.

A duração da visita é de 1h15 no espaço que oferece atividades educativas e culturais, tratando de questões sobre energia e meio ambiente. A visitação segue as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de órgãos brasileiros de saúde pública. Para entrar no Museu o uso de máscara é obrigatório, assim como manter o distanciamento de 1,5 metros de outras pessoas. O uso do álcool em gel, oferecido pelas unidades, será estimulado pelos educadores durante o passeio.


Lembrando que você pode acompanhar os conteúdos especiais do Museu da Energia nas redes sociais. Semanalmente as equipes das unidades trazem uma série de informações para você se inspirar, acesse FacebookInstagram e YouTube.

Comunicação Institucional: Flávia Meira
Apoio à pesquisa: Andressa Romualdo e Tatiana Ishikawa
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2021 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber
nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br