BOLETIM – JULHO 2012

Destaque

Fundação Energia e Saneamento leva ao metrô,  ao Complexo do Gasômetro e a Itu, em agosto,  três exposições históricas

No mês de agosto, a Fundação Energia e Saneamento levará três exposições que foram  destaque de sua programação ao metrô, ao Complexo do Gasômetro e à cidade de Itu. Leia mais

Seja Parceiro

Julho foi mais um mês de grande dinamismo para as parcerias da Fundação Energia e Saneamento. A exposição “1932, o ano da revolução paulista” foi inaugurada dia 7, com o patrocínio da Gás Brasiliano, da Emae e apoio da AES Eletropaulo. A repercussão foi excelente, tendo sido citada em matérias de destaque em O Estado de S.Paulo, emissoras de rádio etc. A itinerância está programada para agosto, quando a mostra seguirá para o Museu da Energia de Itu, patrocinada pela Gás Natural Fenosa.

A AES Eletropaulo estará participando também de outro projeto, patrocinando a exposição “São Paulo na Belle Époque”, com fotografias do Fundo Eletropaulo que estão no acervo da Fundação. São imagens da cidade de São Paulo na primeira metade do século XX, que documentam o processo de urbanização e os impactos de alguns eventos no cotidiano da capital, como a instalação da primeira fábrica de gás; as inúmeras obras nas ruas de São Paulo, realizadas para implantação da energia elétrica; a inauguração e o avanço dos serviços de bondes a eletricidade, substituindo os bondes a tração animal; a expansão dos serviços de iluminação pública; as Revoluções de 1924 e 1932.

A empresa é também uma das mantenedoras da Fundação, atuando na manutenção do Núcleo de Documentação e Pesquisa, com mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3,5 mil objetos museológicos, 50 mil obras bibliográficas, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX.

Memória

Sistemas Alto Cotia e Baixo Cotia

Em 1900, o Dr. Antonio Cândido Rodrigues, secretário da Agricultura, indicou a desapropriação da bacia do Ribeirão Cotia, acima da Cachoeira Pedro Beicht, visando à proteção desse manancial para abastecimento da cidade de São Paulo. Essa proposição foi baseada no anteprojeto realizado por Theodoro Sampaio, chefe da Repartição de Água e Esgotos da Capital. Contudo, o projeto de adução não foi levado adiante devido à distância desse manancial em relação ao município. Leia mais

Clique aqui para visualizar a galeria de imagens

Companhia Força e Luz de Jacareí

A Companhia Luz Eléctrica Jacarehyense, embrião da Companhia Força e Luz de Jacareí, foi inaugurada em 25 de agosto de 1895 e, através de uma ata emitida no mesmo dia pela Câmara Municipal, o Major José Bonifácio de Mattos foi apontado como seu proprietário. A imprensa demonstrou grande entusiasmo diante da criação da companhia e das perspectivas de melhorias trazidas pela energia elétrica. Foi a partir desse momento que a eletricidade chegou aos mais diversos pontos do município, transformando o cotidiano da população jacareiense,  que mudou sua rotina, e trouxe desenvolvimento para região, proporcionando conforto aos moradores. Leia mais

Clique aqui para visualizar a galeria de imagens

Destaque na Imprensa

Ao longo do mês  de maio, foram publicadas diversas matérias sobre as atividades desenvolvidas pela Fundação Energia e Saneamento no período. Entre elas destacamos:

Compartilhando Histórias

O novo estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), “Análise da Inserção da Geração Solar na Matriz Elétrica Brasileira”, propõe uma discussão sobre os incentivos capazes de facilitar e viabilizar a inclusão da fonte solar em nossa matriz, e os possíveis impactos dessa nova estratégia na competitividade da energia gerada hoje no Brasil.

Para acessar o documento completo clique aqui.

Nossos mantenedores:

Corpo Editorial: Fernando de Sousa Lima, Isabel Felix, Maiza Garcia, Mariana Rolim, Michele Carvalho e Raquel Lucat
Texto da seção “Memória”: Maíra de Souza Mattos

Copyright © 2011 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Normas para publicação

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br