BOLETIM – JULHO 2019

DESTAQUE

Personagem Juca Pato, do jornal Folha da Manhã, apresentava as demandas e frustrações do paulistano e fez sucesso nos anos 1920, 30 e 40

Clippings da Light revelam o humor e as críticas do personagem Juca Pato

Ao longo do trabalho de catalogação e digitalização dos clippings da companhia Light, executado pela equipe da Fundação Energia e Saneamento, um personagem do noticiário paulistano tem surgido com frequência nos recortes de jornal: o Juca Pato. Criado em 1925 pelo jornalista Lélis Vieira e pelo ilustrador e chargista Belmonte na “Folha da Manhã”, atual Folha de S. Paulo, Juca Pato tornou-se popular ao representar o cidadão comum e seus anseios. Refletindo sobre o cotidiano da cidade de forma crítica, endereçava alguns de seus desabafos à Light, motivo pelo qual as suas charges e notas foram selecionadas e arquivadas, à época, pelo Departamento de Relações Públicas da empresa.

Algumas das charges apresentam demandas sobre o serviço de bondes elétricos, como o pedido por novas linhas, mas também observavam, com humor, situações do cotidiano na cidade em transformação e seus novos símbolos, como os postes e bondes da Light. Em 1927, Belmonte também criou a Gilóca, manifestando-se sobre os novos papéis da mulher na sociedade. Histórias da personagem nos bondes elétricos também aparecem no conjunto de clippings da companhia de energia.

Os trabalhos de catalogação e digitalização de uma seleção dos mais de 800 mil recortes de jornais do clipping da Light estão sendo executados por meio da premiação no Edital de Apoio à Digitalização de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Informações para consulta ao material podem ser obtidas pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

ACERVO


Transeuntes perto de poste atingido por balas de fuzil, em 1924
 

Em julho de 1924, revolta abalava o cotidiano de São Paulo

De 5 a 28 de julho de 1924, há 95 anos, a cidade de São Paulo foi palco de um conflito bélico sem precedentes. Para contar um pouco da história da Revolução de 1924, que também provocou a interrupção da distribuição de energia e a circulação de bondes elétricos na cidade, a historiadora Danieli Giovanini, analista de documentação e pesquisa da Fundação Energia e Saneamento, escreveu o artigo “A Revolta de 1924 e o acervo da Fundação Energia e Saneamento”, disponível no site. Confira aqui.
 

REDE MUSEU DA ENERGIA

Última semana: oficinas gratuitas de férias

De 24 a 27 de julho, o Museu da Energia de São Paulo promove os últimos dias das ações de férias voltadas ao público infanto-juvenil. As oficinas de sementeira, composteira doméstica e stêncil requerem inscrição. No sábado, acontece a última edição da “Roda do Raio”. Saiba mais aqui.

Visita em Libras com Flávia Ferreira

Neste sábado (27/7), o Museu da Energia de Itu realiza, às 14 horas, a última visita em Libras de julho, voltada ao público surdo e também aos interessados em conhecer um pouco da Língua Brasileira de Sinais. A atividade será conduzida pela educadora surda Flávia Ferreira. Saiba mais aqui.

Trilha da Fenda em Salesópolis

Neste sábado (27/7), o Museu da Energia de Salesópolis oferece a atividade ao ar livre “Trilha da Fenda” A ação acontece às 10 horas e é gratuita. Não há necessidade de agendamento, bastando ao participante chegar com 15 minutos de antecedência. Saiba mais aqui.

DEU NA MÍDIA

“Brincadeiras Antigas” na TV Sorocaba

A ação de férias “Brincadeiras Antigas”, do Museu da Energia de Itu, foi destaque na TV Sorocaba, afiliada do SBT na região. Nesta quarta-feira (24/7), acontece a última atividade do projeto, com uma “Caça ao Tesouro”. Confira a reportagem aqui.

Museu da Energia de Salesópolis na TV Diário

O programa Diário Comunidade, da TV Diário, afiliada da Rede Globo na região de Mogi das Cruzes, realizou uma longa entrevista com a coordenadora do Museu da Energia de Salesópolis Simone Villegas, em um especial voltado à temática do meio ambiente.Confira a entrevista aqui.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br