BOLETIM – JULHO 2022

Dentre os mais de 800 mil artigos e matérias de imprensa preservados no acervo de clippings da Fundação Energia e Saneamento, há um grande volume com o tema greve entre os anos de 1917 e 1920.

DESTAQUE

As greves da década de 1910 e o movimento operário no setor de energia

Neste mês de julho, se completam 105 anos da grande Greve de 1917. O mais famoso movimento grevista do Brasil gerou fortes impressões na memória coletiva nacional, como também consequências e outros eventos que contaram com a participação de trabalhadores do setor energético. Na documentação presente no acervo da Fundação Energia e Saneamento, como álbuns de clippings de imprensa, é possível consultar diversas notícias a respeito dos movimentos operários da década de 1910.

Entre junho e julho de 1917, a greve atingiu de 50 a 70 mil operários no Rio de Janeiro e a maioria dos trabalhadores em São Paulo. Os resultados dessa greve não foram imediatos, mas plantaram a semente para a mobilização e formação de futuros sindicatos. Entre 1919 e 1920, 64 paralisações aconteceram na capital paulista. Nelas, trabalhadores do setor de energia aderiram. Com isso, o transporte público sofreu interrupções, já que, na época, era apoiado nos bondes elétricos.

A partir de 1920, o movimento operário passou a ser visto com mais preocupação pelas autoridades, havendo forte repressão policial. Mesmo assim, seguiu firme e organizado, alcançando avanços na obtenção de direitos trabalhistas nas décadas seguintes.

O acesso ao acervo da Fundação é gratuito e informações podem ser obtidas pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

Em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Museu da Energia de Salesópolis oferece a trilha Saberes Indígenas em meio a Mata Atlântica. Fotos: Cario Mattos / Elvis Japão / Fernando Lima

ACERVO

Conheça as atividades especiais do Museu da Energia para o mês de agosto para crianças, pais e professores

A agenda de atrações educativas e culturais das unidades do Museu da Energia em São Paulo, Itu e Salesópolis está repleta de atividades para todas as idades em agosto. São oficinas, arte urbana, passeio em trilha, ensaio de orquestra, exposições e muitas novidades.

Todas as atividades são gratuitas e, para participar, algumas requerem inscrição on-line antecipada. Clique aqui e confira no site da Fundação os detalhes da programação.

Acervo Fundação Energia e Saneamento

REDE MUSEU DA ENERGIA

Exposição virtual da Fundação Energia e Saneamento celebra os 150 anos do gás em São Paulo

O mês de agosto também abre a exposição celebrativa aos 150 anos do gás em São Paulo, a ser realizada pela Fundação Energia e Saneamento na plataforma cultural do Google, no Google Arts & Culture.

Detentora do maior acervo voltado à história do gás no Estado de São Paulo, a Fundação reúne imagens do acervo da Comgás, organizadas em uma narrativa cronológica, a fim de contar a história dos primeiros tempos do gás, explorando as obras do gasômetro e os trabalhadores anônimos. De modo a valorizar os detalhes das imagens, será utilizado o recurso de zoom sobre elas, destacando pontos mais relevantes que aparecem retratados. Para abordar os usos domésticos do gás, serão utilizadas propagandas antigas, também presentes no acervo.

O lançamento on-line acontece exatamente no dia 26 de agosto, dia do 150° aniversário do gás em terras paulistas.

Fundação Energia e Saneamento

Alameda Nothmann, 184 · Campos Elíseos · São Paulo, SP 01216000 · Brazil

Copyright © 2022 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens Eletrônicas clique aqui e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contatocomunicacao@energiaesaneamento.org.br