BOLETIM – JUNHO 2015

Fundação Energia e Saneamento

Memória


Vista panorâmica do centro de Salesópolis, 1960. Acervo Marcio de Faria

Exposição “A Cidade e a Usina” apresenta
fotos históricas de Salesópolis

Para celebrar seus 15 anos de atividades, o Museu da Energia de Salesópolis inaugura, no dia 5 de julho, a exposição fotográfica “A Cidade e a Usina”, mostra que busca rememorar alguns dos marcos significativos da trajetória da cidade e de sua centenária hidrelétrica.

Fundada no cruzamento de duas rotas comerciais que ligavam São Paulo e Jacareí ao litoral, Salesópolis, originalmente um povoado chamado São José do Paraitinga, abriga uma das mais antigas unidades da Rede Museu da Energia.

Aberto ao público no ano 2000, o Museu da Energia de Salesópolis encontra-se instalado na área da Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis. Construída na Cachoeira dos Freires, no Rio Tietê, a Usina constitui um dos marcos da história do desenvolvimento econômico do município.

Inaugurada em 1913, a Hidrelétrica gerava energia, de início, apenas para Mogi das Cruzes, município mais importante da região. No ano seguinte passou a fornecer eletricidade para Salesópolis e cidades vizinhas. Desativada em 1988, a Usina passou a integrar o acervo da Fundação Energia e Saneamento em 1998 e, após ser restaurada, transformou-se, no ano 2000, no Museu da Energia de Salesópolis, voltando a gerar energia em 2008.

Realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – ProAC, a exposição “A Cidade e a Usina” conta com o patrocínio da EDP, empresa que atua na área de comercialização, geração e distribuição de energia elétrica no País, com apoio institucional do Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais do Grupo.

Armazém Popular no cruzamento das Ruas XV de Novembro e Expedicionário
Abílio dos Passos. 1920. Acervo Marcio de Faria
Inauguração da Igreja Matriz de São José em 30 de dezembro de 1911.
Acervo Marcio de Faria


Inauguração das instalações da Usina de Salesópolis com a apresentação
da banda musical São José. 1912. Acervo Marcio de Faria

Vista geral da Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis. 1943.
Acervo Fundação Energia e Saneamento

Rede Museu da Energia

Ações especiais para
o público infantil agitam
o mês das férias

Durante o período das férias escolares, no mês de julho, os Museus da Energia de Itu e de Salesópolis promoverão algumas atividades especiais para o público infanto-juvenil. Confira!

Cine Clubinho

Nos dias 8, 15, 22 e 29 de julho, o Museu da Energia de Itu realizará, sempre às 15 horas, sessões de cinema gratuitas com uma seleção de curtas-metragens, entre filmes e animações, voltados à temática do meio ambiente e do consumo consciente. As exibições serão acompanhadas de ações educativas relacionadas às questões abordadas nas produções.

Ação de férias “Do Tempo do Vovô”


Durante todo o mês de julho, o público infantil que visitar o Museu da Energia de Salesópolis poderá, além de percorrer as trilhas do equipamento, instalado em uma usina-parque formada por trechos remanescentes de Mata Atlântica, participar da ação de férias “Do Tempo do Vovô”. Ao final da visita, que busca promover a educação ambiental e aproximar o público da natureza, as crianças serão convidadas a interagir com brinquedos antigos como a bolinha-de-gude, o pião, o pula-corda e o ioiô, de forma a refletir sobre a importância das experiências lúdicas ao ar livre.

No Museu da Energia de Salesópolis, público poderá participar de ações
ao ar livre. Foto de Caio Mattos

Espaço das Águas

Fundação inicia captação de
recursos para projeto sobre
sanitarista Saturnino de Brito


Para o segundo semestre de 2015, a Fundação Energia e Saneamento iniciará a captação de recursos para a produção de um livro e exposição sobre a trajetória profissional do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito (1864-1929), conhecido, entre outros, pelo projeto pioneiro de saneamento da cidade de Santos, realizado no início do século 20, cujo destaque foi a construção dos famosos canais da cidade.

Ao elaborar projetos de saneamento para cerca de 40 municípios brasileiros, Saturnino de Brito contribuiu significativamente para sua modernização. O livro, escrito pelo arquiteto Carlos Roberto M. de Andrade, destacará seus principais projetos, suas ideias urbanísticas e as soluções técnicas inovadoras que levaram Saturnino a receber, informalmente, o epíteto de “pai da engenharia sanitária brasileira” e a ser reconhecido como um dos pioneiros do urbanismo moderno no Brasil.

Informações sobre o projeto aqui.


Estação Elevatória de Esgotos Tomé de Souza, pertencente ao antigo Sistema
de Esgotos e Águas Pluviais de Santos, projetada por Saturnino de Brito. 1912. Acervo Memória Sabesp

Notícias

Museu da Energia de
Salesópolis celebra
aniversário de 15 anos com
programação especial

No dia 5 de julho, o Museu da Energia de Salesópolis completa 15 anos. Para celebrar a data, a unidade realizará algumas atividades especiais voltadas à história do Museu. Durante todo o mês de julho, o público poderá entrar gratuitamente no equipamento ao participar de um quiz nos portões de entrada.

De 1 a 15 de julho, a equipe educativa também oferecerá um roteiro de visitas diferenciado. O público poderá, além de percorrer a Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis e entender como se dá a geração de energia elétrica em uma usina, participar da brincadeira “Jogo das Diferenças”, em que imagens antigas do espaço serão apresentadas aos visitantes para que comparem e descubram as mudanças ocorridas no local desde a inauguração da Usina, hoje Museu da Energia, há mais de 100 anos.

Museu da Energia de Salesópolis promove atividades especiais no mês
de aniversário. Foto de Caio Mattos

Oficina de experimento óptico acontece dia 3 de julho
no Museu da Energia de São Paulo

Museu da Energia de
São Paulo realiza oficina
de experimento óptico

Dando prosseguimento às atividades da Rede Museu da Energia voltadas a celebrar 2015 como o Ano Internacional da Luz – instituído pela ONU -, o Museu da Energia de São Paulo realizará, no dia 3 de julho, às 11 e às 14 horas, a Oficina de Experimentos Ópticos.

Na atividade, que é gratuita e voltava a todos os públicos, serão trabalhados conceitos básicos da área de estudos ópticos como a propagação da luz, ilusão óptica e princípios de reflexão, utilizando alguns recursos como o globo de plasma, miragem 3D, radiômetro e placas fotovoltaicas.

Ao final, os participantes serão convidados a confeccionar dois experimentos, a câmara escura e o disco de Newton, e que poderão ser levados para casa após a realização da oficina.

Corpo Editorial:  Isabel Felix, Mariana de Andrade e Miguel Zioli
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini Dela Coleta e Maíra de Andrade Scarello
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2015 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas