BOLETIM – JUNHO 2017
Fundação Energia e Saneamento
Memória
Símbolo da Capital, edifício Altino Arantes completa 70 anos
Inaugurado em 27 de junho de 1947, o edifício Altino Arantes, mais conhecido como “Prédio do Banespa”, completa 70 anos nesta terça-feira. Localizado na Rua João Brícola, próximo ao triângulo histórico formado pelas ruas São Bento, XV de Novembro e Direita, e que também recebeu, no passado, o centro bancário de São Paulo, o arranha-céu é um dos símbolos icônicos da cidade e contemporâneo à renovação da região, que foi marcada, à época, pela construção de projetos arquitetônicos modernos.
Erguido entre 1939 e 1947 e inspirado no Empire State Building, de Nova York, o prédio foi idealizado para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa). Com 161 metros de altura e 35 andares, seu projeto arquitetônico original, em art déco, foi modificado com a inclusão da torre e de linhas modernas na fachada. Considerado, nos anos 1940, a maior construção de concreto armado do mundo, figura hoje como o terceiro prédio mais alto da Capital.
Privatizado em 2000 pelo grupo Santander, o prédio recebe visitantes em sua torre, que proporciona uma visão de 360° e permite a visualização de, além das principais edificações do Centro, os prédios da Avenida Paulista, o Pico do Jaraguá e a Serra do Mar.
Altino Arantes (1876-1965)
Nascido em Batatais (SP) e formado em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, Altino Arantes foi deputado federal e presidente da Província de São Paulo (o equivalente a governador do Estado) entre 1916 e 1920. Durante o período de sua gestão, o Banespa, fundado por meio de capital estrangeiro, foi nacionalizado. O político participou ativamente da Revolução Constitucionalista tendo, inclusive, colaborado na preparação do plano de luta armada. Após a sua morte, em 1965, o prédio do Banespa receberia o nome de Altino Arantes, primeiro presidente brasileiro do banco.
Rede Museu da Energia
Museu da Energia de Itu integra programação oficial do Festival Interfoto 2017
Entre 12 e 16 de julho, Itu recebe o Festival InterFoto 2017, evento que visa expandir o diálogo da produção fotográfica brasileira com o interior paulista, trazendo, à cidade, nomes consagrados e novos talentos do setor. O Festival ocupará diversos espaços culturais, entre eles o Museu da Energia de Itu, que receberá a exposição do fotógrafo Sergio Roberg, e o projeto “Ver, entender e proteger”, que reúne imagens de João Rosa e Erico Hiller, da revista National Geographic.
Durante o período, a Fábrica São Luis recebe a mostra fotográfica “Meu Ambiente”, produzida a partir de um projeto de valorização do patrimônio arquitetônico de Itu, e organizada pelo setor educativo do Museu da Energia com os estudantes da EMEJA Professora Maria da Glória Amirat.
Espaço das Águas
Programa de recuperação
de mananciais em Salesópolis
entra em nova fase
Uma parceria entre a ONG The Nature Conservancy – TNC, a Prefeitura Municipal de Salesópolis, a Fundação Energia e Saneamento, o Museu da Energia e outras instituições públicas e privadas, o Programa Produtor de Água – Salesópolis está em busca de novos proprietários rurais da região interessados em aderir ao projeto. A iniciativa, criada em 2014, auxilia os agricultores salesopolenses na adoção de práticas conservacionistas, oferecendo, em troca, alguns benefícios, entre eles a assistência gratuita para o Cadastramento Ambiental Rural – CAR e o recebimento de recursos financeiros por meio do Pagamento por Serviços Ambientais – PSA.
Com o objetivo de conservar e recuperar os mananciais do município de Salesópolis, o programa, iniciado no bairro dos Pintos, já reúne 25 propriedades rurais com projetos de conservação de água, e 20 proprietários financeiramente recompensados pelos serviços ambientais prestados à sociedade. Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail meioambiente@salesopolis.sp.gov.br.
Notícias
Centro histórico de Itu recebe
primeira edição do ano da feira cultural “Arte no Beco”
No dia 16 de julho, o “becão” do centro histórico de Itu, ao lado do Museu da Energia, recebe a 13ª e primeira edição do ano da feira cultural “Arte no Beco”. Com uma programação diversificada e voltada à toda a família, o evento acontece das 11 às 16 horas e reunirá diversas atividades artísticas e educativas na Rua de Pedestres Marcos Steiner Neto, entre elas música, fotografia, artes plásticas, artesanato, literatura e gastronomia.
Na data, o Museu da Energia de Itu estará com entrada gratuita e os visitantes poderão conferir as exposições do local, entre elas “História, Energia e Cotidiano” e a mostra “Fontes e Chafarizes”.
Cidade de Itu recebe mostra
“Belle Époque na Garoa”
De 7 a 27 de julho, a Prefeitura de Itu exibe, em seu hall de entrada, a exposição fotográfica “Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade”. Produzida pela Fundação Energia e Saneamento, a mostra retrata os desdobramentos da chamada belle époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20.
A Prefeitura da Estância Turística de Itu fica na Avenida Itu 400 anos, s/n, Itu – SP.
Corpo Editorial: Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Tatiane Oliveira
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2016 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.
Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui e envie um e-mail com a palavra REMOVER.
Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br
Rede Museu da Energia
Espaço das Águas