BOLETIM – JUNHO 2019

DESTAQUE

Trilhas, novos experimentos, oficinas e eventos estão entre as ações oferecidas no mês de aniversário do Museu da Energia de Salesópolis

Museu da Energia de Salesópolis celebra 19 anos com ações especiais

No dia 5 de julho, o Museu da Energia de Salesópolis completa 19 anos. Ao longo do próximo mês, o Museu celebra a data e aproveita o período de férias escolares para oferecer diferentes opções de educação e lazer para toda a família. De 2 a 6 de julho, na semana de aniversário, a entrada ao espaço será promocional, com a cobrança apenas da taxa obrigatória do Fundo Municipal de Turismo, de R$ 1,00. Os visitantes também poderão conferir novos experimentos ligados à energia, além de um insetário e minhocário.

Pontos turísticos da cidade, como a Igreja Matriz, são base para novos experimentos de energia solar e eólica

Nos dias 10 e 20 de julho, o espaço promove uma oficina de Composteira Doméstica, sempre às 11 horas. No dia 13, um sábado, acontece mais uma edição do “Passarinhando”, atividade que promove a observação de aves nas áreas verdes do Museu. Desta vez, a edição especial é dedicada às mulheres, com saída a campo e bate-papo conduzido por quatro praticantes do birdwatching na região: Lenira Botelho, Marina Leite, Rosana Vale e Susana Coppede.

No último sábado do mês, dia 27, o Museu da Energia promove a “Trilha da Fenda”, caminhada de uma hora que proporciona bela vista da Cachoeira dos Freires, maior queda d’água do Tietê. Todas as atividades requerem inscrição pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br. Informações aqui.

Os novos experimentos foram viabilizados por meio do Edital 01/2018 Modernização de Museus – Prêmios, do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.
 

ACERVO

Investimento de figuras do setor cafeeiro na energia no início do século 20 foram citadas no colóquio

Fundação participa de Colóquio sobre os Sistemas Territoriais do Café da UNICAMP

Na última quarta-feira (26/6), a Fundação Energia e Saneamento participou do 2º Colóquio sobre Processos e Sistemas Territoriais do Café, realizado no Complexo Fepasa, espaço da Secretaria de Cultura de Jundiaí. Organizado pelo Grupo de Trabalho de Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp, o evento contou com uma mesa para museus e entidades culturais ligados à cultura cafeeira. Na ocasião, a Fundação apresentou como a primeira fase da implantação da energia no Brasil teve o investimento de diversos empreendedores do setor cafeeiro, convidando pesquisadores a conhecerem o vasto acervo histórico da instituição ligado ao tema.
 

REDE MUSEU DA ENERGIA

Roda do Raio e bondes elétricos

No primeiro sábado de julho, dia 6, o Museu da Energia de São Paulo promove a ação “Roda do Raio”, abordando a formação dos raios com experimentos e atividade surpresa. À tarde, acontece a visita temática à exposição “Rodas e Trilhos”, seguido pela exibição do documentário “Cadê o bonde que passava por aqui?”, do coletivo Foi à Feira. Saiba mais aqui.

Férias no Museu: brincadeiras antigas

Em julho, o Museu da Energia de Itu promove o projeto “Férias no Museu”. A primeira ação acontece no dia 10 (quarta-feira), às 15 horas, com o tema “Brincadeiras Antigas”. Na data, o educativo irá propor uma tarde de brincadeiras infantis “fora de moda”, como jogo da velha, escravos de Jó, cama de gato e corrida do ovo. Saiba mais aqui.

Visita em Libras em Salesópolis

Além dos Museus de Itu e São Paulo, agora o Museu da Energia de Salesópolis também passa a oferecer visitas mediadas em Libras ao público surdo. A ação, gratuita, irá acontecer no dia 11 de julho. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br