BOLETIM – MAIO 2016

Fundação Energia e Saneamento

Memória

PCH Corumbataí, em Rio Claro, é uma das primeiras hidrelétricas do Estado. Foto de Caio Mattos



Livro destaca patrimônio da Fundação Energia e Saneamento

Recém-lançada pela editora Ouro Preto, a publicação “História da Energia no Brasil” – obra que tem como objetivo apresentar um panorama da evolução do uso da energia, em especial, os avanços dos serviços de geração, transmissão e distribuição da eletricidade no país – destaca o patrimônio arquitetônico da Fundação Energia e Saneamento, composto por quatro pequenas centrais hidrelétricas e dois imóveis que possuem estreita relação com a memória do setor no Estado de São Paulo.

A obra, que conta com pesquisa e textos da jornalista Flávia Lima e dos professores Ana Rita Soares da Silva e Sávio Augusto Lopes da Silva, com 160 páginas ilustradas, dedica oito páginas à história da Rede Museu da Energia, que integra as unidades de Itu, Salesópolis, Rio Claro e São Paulo, além de apresentar a história das pequenas centrais hidrelétricas São Valentim e Jacaré, localizadas em Santa Rita do Passa Quatro e Brotas, respectivamente.

Informações e encomendas da publicação pelo e-mail legraphar@gmail.com.


Pequena Central Hidrelétrica São Valentim, em Santa Rita do
Passa Quatro, integra patrimônio da Fundação
Museu da Energia de Salesópolis, instalado em usina centenária, também é destaque na obra “História da Energia no Brasil”. Foto de Caio Mattos
Pequena Central Hidrelétrica Jacaré, em Brotas,
foi inaugurada em 1944

Rede Museu da Energia

Museu da Energia de Itu oferece entrada gratuita
a moradores de nove cidades da Região

Agora, além de contemplar os moradores de Itu, o Museu da Energia estendeu sua entrada gratuita aos residentes dos municípios de Sorocaba e do “Roteiro dos Bandeirantes”, integrado pelas cidades de Santana do Parnaíba, Pirapora, Araçariguama, Cabreúva, Salto, Porto Feliz, Tietê e São Roque. A gratuidade é válida para todos os dias da semana, sendo necessário apresentar um comprovante de residência (conta de energia) e um documento (RG).

A ação visa promover a reabertura de seu piso superior, recém-remodelado com a exposição “História, Energia e Cotidiano”. A mostra de longa duração apresenta nova ambientação, maquetes, imagens, objetos e curiosidades, destacando como os novos modos de iluminar e a chegada da eletricidade mudaram a vida cotidiana dos brasileiros.

Ação visa promover a exposição “História, Energia e Cotidiano”

Notícias


Fundação Energia e
Saneamento promove grande
liquidação de livros com
50% de desconto

Durante todo o mês de junho, a Fundação Energia e Saneamento, com sede na Capital (Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos), promove uma grande liquidação de suas publicações, com descontos a partir de 50%.

A área editorial da instituição, que conta com lançamentos voltados à história do Estado de São Paulo, e às temáticas da energia e do saneamento, entre outros, oferecerá livros como “Belle Époque na Garoa”, que reúne belas fotografias da Capital na virada do século 19 para o 20, pela metade do preço (de 60 por 30 reais). As publicações podem ser adquiridas na sede da instituição, de segunda a sábado, das 10 às 17 horas, ou por encomenda pelo e-mail:

biblioteca@energiaesanemento.org.br


Saiba mais aqui.

Exposição “Luzes da Cidade” chega ao Shopping Light

Até o dia 30 de junho, os paulistanos poderão conferir a nova exposição da Fundação Energia e Saneamento, “Luzes da Cidade”, no Shopping Light (Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, República). Com estrutura em backlight (iluminação interna em LED) e muita interatividade, “Luzes da Cidade” apresenta fatos que marcaram a evolução na geração, produção e consumo de energia e seu impacto nas cidades, apontando qual será a tecnologia que dominará o setor nos próximos anos.

Inaugurado em 1929, o prédio do Shopping Light abrigou a sede da São Paulo Light & Power, empresa responsável pela implantação dos serviços de eletricidade na Capital. O acervo histórico da extinta companhia serviu de base para a produção de “Luzes da Cidade”. A exposição é patrocinada pela AES Eletropaulo.

Prédio do Shopping Light, que recebe exposição, também é memória viva da história da energia de São Paulo

Corpo Editorial:  Isabel Felix, Mariana de Andrade e Miguel Zioli
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini, Maíra de Andrade Scarello e Maria Isabel Chiavini Torres
Texto da Seção Memória: Miguel Zioli
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2016 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento