BOLETIM – MAIO 2019

DESTAQUE

Trólebus “ACF Brill”, do acervo do Museus dos Transportes da SPTrans, estará exposto neste sábado no Museu da Energia de São Paulo

Ônibus elétrico dos anos 1940 abre nova mostra “Rodas e Trilhos”

Neste sábado, dia 1º de junho, o Museu da Energia de São Paulo inaugura a exposição inédita “Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes”. Instalada no andar térreo, a mostra apresenta a história de bondes, trens e ônibus elétricos e sua expansão pelo Estado de São Paulo. No dia de abertura, em parceria com o Museu dos Transportes e a SPTrans, o pátio interno do museu abrigará um dos primeiros trólebus a circular em São Paulo, o modelo Brill, fabricado nos anos 1940 nos Estados Unidos.

Mostra também apresenta trajetória de bondes elétricos no interior paulista, como na cidade de Sorocaba.

A exposição também irá explorar a trajetória de outros meios à tração elétrica como o metrô e o recente VLT, além do futuro do transporte individual com os carros elétricos. Além de painéis, fotos e documentos, a mostra terá vitrines de objetos, com itens que fizeram parte do sistema de transporte elétrico da Capital, como uma manivela de acelerador de bonde de 1900 e um comando automático de estação de trólebus dos anos 1950 – o que havia de mais moderno à época, o aparelho antecede os computadores atuais que permitem o gerenciamento remoto.

A exposição tem entrada gratuita e foi viabilizada por meio de aporte oriundo do Edital 01/2018 Modernização de Museus – Prêmios, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.

ACERVO

Especialistas indicarão ferramentas como genealogia e história oral para o resgate da memória familiar

Na Semana Nacional de Arquivos, Fundação promove oficina “Memória da Família”

No dia 8 de junho (sábado), a Fundação Energia e Saneamento promove a Oficina “Memória da Família”. O workshop gratuito será conduzido por profissionais da área de História, Museologia e Pesquisa Genealógica e apresentará caminhos para o resgate de memórias familiares, utilizando diversas ferramentas como a memória coletiva, história oral, pesquisa em acervos, genealogia e storytelling. A ação integra a programação oficial da 3ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br. Saiba mais aqui.

REDE MUSEU DA ENERGIA

Dia Mundial do Meio Ambiente

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Museu da Energia de Salesópolis inicia, no dia 5 de junho, o projeto “Aprendendo a Reciclar”. Realizada em parceria com a COOPERARES – Cooperativa dos Recicladores de Salesópolis, a iniciativa integra a promoção de palestras e gincanas de arrecadamento de materiais recicláveis junto às escolas públicas. Saiba mais aqui.

Horta Comunitária: plantio e manejo

De 6 a 8 de junho, o Museu da Energia de São Paulo dá seguimento ao projeto Horta Comunitária. No período, sempre às 14 horas, o público visitante será convidado a participar das atividades de plantio, manejo e compostagem da horta do museu. Voltada a adultos e crianças, a ação visa estreitar os laços do educativo com a comunidade. Saiba mais aqui.

Visita em Libras

No dia 8 de junho (sábado), o Museu da Energia de Itu lança um novo projeto voltado à acessibilidade: visitas mediadas em Libras para o público surdo. A ação, gratuita, irá acontecer duas vezes ao mês, até o final do ano. Nesta primeira edição, a visita acontece às 10h30, e será conduzida pela educadora surda Flávia Ferreira. Informações aqui.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br