BOLETIM – MARÇO 2020

DESTAQUE

Epidemias e o transporte público nos clippings da Light

Não é de hoje a preocupação com vírus e sua propagação em áreas urbanas densas como São Paulo. Em fase final, o projeto de catalogação e digitalização de clippings históricos do acervo da Fundação Energia e Saneamento também revela outros momentos em que entraram em pauta, na imprensa, os temores relacionados à saúde pública, como um surto de gripe, em 1945, no Brasil.

Entre um dos mais de 800 mil recortes de jornais brasileiros presentes no acervo, destaca-se um artigo no período da Segunda Guerra sobre a chegada de uma influenza trazida da Europa e que, especulava-se, poderia ter vindo “acompanhada” dos soldados brasileiros que lutaram na Itália. O artigo do jornal “A Gazeta” destaca a superlotação de bondes elétricos e ônibus e os problemas decorrentes da aglomeração de passageiros, motivo que levou o departamento de comunicação da antiga companhia de energia Light a recortar e guardar, à época, em seu conjunto de clippings, a matéria crítica à condução da empresa na questão da gestão dos bondes.

Os recortes de jornais podem ser conferidos no acervo online da Fundação e informações para consulta ao material podem ser obtidas pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br. O projeto nos clippings foi viabilizado com o Edital de Apoio à Digitalização de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

REDE MUSEU DA ENERGIA

Museu da Energia disponibiliza
programação gratuita na internet

Com a campanha #energiaemcasa, a Rede Museu da Energia passa a disponibilizar uma programação online e gratuita para o público, em virtude da mudança de rotina de toda a população no combate ao COVID-19. Na última semana, as unidades de São Paulo, Itu e Salesópolis paralisaram as atividades presenciais como forma de preservar a saúde e bem estar das equipes e público, em atenção às orientações da Organização Mundial da Saúde e do Centro de Contingência do COVID-2019 do Estado de São Paulo.

Semanalmente, as equipes educativas da Rede Museu da Energia irão oferecer, nas redes sociais oficiais (FACEBOOK e INSTAGRAM), conteúdo sobre os temas tratados nos museus, como o futuro da água e energia, estimulando a reflexão do consumo consciente, com a indicação de livros e documentários, além de curiosidades e sugestões de atividades a serem praticadas dentro de casa, como tutoriais de experimentos científicos.

Participe de uma dose diária de “visita virtual” ao Museu da Energia e compartilhe suas experiências, também!.

NOTÍCIAS

Evento “Cidades Inteligentes” adiado
em virtude do COVID-19


Em atenção à orientação do Centro de Contingência do COVID-19 do Estado de São Paulo, o evento “Cidades Inteligentes: Eficiência Energética e Hídrica”, organizado pela Fundação Energia e Saneamento e inicialmente planejado para esta terça-feira, 31 de março, foi adiado para uma nova data, a ser confirmada em breve.

O evento tem como objetivo anunciar os avanços, desafios e oportunidades de negócio em torno do tema “smart cities”, em especial, nos setores de energia e saneamento.
 

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2020 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br