BOLETIM – NOVEMBRO 2015

Fundação Energia e Saneamento

Memória

Veículo da Companhia de Gás de São Paulo. Gasômetro, Brás, na Capital. Julho, 1935.

Fundação Energia e Saneamento lança publicação
“São Paulo em 200 imagens”


Em dezembro, a Fundação Energia e Saneamento lançará “São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento”. A publicação reúne uma seleção de fotografias de diferentes lugares, pessoas, cenários e momentos de relevância histórica de São Paulo. A ideia é apresentar registros do Estado no século 20, um período de transformação da sociedade marcado por intenso processo de urbanização e industrialização.

Da diversidade dos 41 fundos e coleções do acervo da Fundação Energia e Saneamento, foi possível realizar a seleção das 200 imagens presentes no catálogo. Somente de documentos iconográficos, a instituição detém aproximadamente 260 mil itens.

Dividido em três capítulos, o livro reúne, em sua primeira parte, “São Paulo em movimento”, imagens da capital, do interior e do litoral paulista no início do século 20, como também registros dos conflitos que marcaram o Estado, como a Revolução de 1924 e de 1932.

No capítulo dois, “Paisagens Urbanas”, ganham espaço a arquitetura e a estética das edificações do interior e da Capital do Estado, fruto das transformações ocasionadas pela urbanização e industrialização de São Paulo.

No último capítulo, “Energia”, o público terá a oportunidade de refletir sobre essas transformações sob a ótica do setor energético, com uma seleção que também procura destacar a figura do trabalhador nas grandes obras e na manutenção dos serviços de eletricidade, tão essenciais para as mudanças que influenciariam, para sempre, a vida em sociedade.

São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento
Editora: Fundação Energia e Saneamento
156 páginas

Praia em Santos – SP. 1926

Rua XV de Novembro, em São Roque – SP. S.d.
Avenida São João no cruzamento com a Libero Badaró, na Capital. S.d.
Funcionário em obra da construção da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira,
Ilha Solteira – SP. S.d.

Rede Museu da Energia

Ação cultural “Museu da Energia de Portas Abertas” explora o tema da sustentabilidade

Como forma de celebrar o final de ano, o Museu da Energia de São Paulo realiza, no dia 11 de dezembro (sexta-feira), a segunda edição da ação cultural “Museu da Energia de Portas Abertas”. O evento trará ao Museu da Energia atividades gratuitas, como oficinas, jogos e apresentações, voltadas à comunidade e ao público em geral, e que, neste ano, exploram o tema “sustentabilidade”.

Além de conferir as exposições do Museu da Energia, os visitantes poderão participar de oficina de montagem de uma mini cisterna e de oficina de produção de brinquedos com material reciclável. Todas as atividades requerem inscrição e a programação completa pode ser conferida no site do Museu da Energia.


Evento promove um dia de atividades gratuitas no Museu da Energia, voltadas ao tema sustentabilidade. Foto: Divulgação

Espaço das Águas,

Museu da Energia de
São Paulo recebe espetáculo
circense “ÁGUA”


No mesmo dia em que promove a ação cultural “De Portas Abertas”, o Museu da Energia de São Paulo apresenta, no dia 11 de dezembro, às 14 horas, o espetáculo “ÁGUA”, do Clã – Estúdio das Artes Cômicas e A Próxima Companhia.

Com entrada gratuita, o espetáculo traz uma trupe de palhaços que “entrou pelo cano” ao desperdiçar água. A partir daí, passam pelas mais incríveis aventuras marinhas e ribeirinhas à procura do valioso líquido que sumiu, divertindo o espectador e explorando os tipos de uso que fazemos com esse recurso.

Ao utilizar uma linguagem que mistura pantomima, circo e teatro, a apresentação faz uma homenagem aos espetáculos “panos de roda”, procurando tratar de questões fundamentais como a falta d’água de maneira inusitada.

Espetáculo mistura pantomima, circo e teatro para tratar da água.
Foto de André Fontes

Notícias

Museu da Energia de Itu
prepara-se para remodelação
de espaço em 2016

No início de 2016, o Museu da Energia de Itu passará por remodelações com a abertura de uma nova exposição de longa duração. Para o público que deseja conferir as mostras atualmente em exibição, a unidade promove, entre 12 e 20 de dezembro, visitação gratuita ao Museu.

No período, os visitantes poderão conferir as mostras “Os ituanos e a chegada da luz”, “Fontes e Chafarizes”, “A Luz do Nobel”, além da exposição “História, Energia e Cotidiano”.


Dezembro é a última oportunidade para o público conferir as mostras “Fontes e Chafarizes” e “A Luz do Nobel”. Foto de Caio Mattos

Trilha Sensorial abre
programação de férias no
Museu da Energia de
Salesópolis

Apreciar a natureza, aguçando os cinco sentidos, é o que propõe a ação educativa “Trilha Sensorial”, que será realizada de 1 a 23 de dezembro, sempre às 10 horas, no Museu da Energia de Salesópolis.

Mediante agendamento prévio de grupos de 5 a 10 pessoas, a atividade vai percorrer com os visitantes o reservatório da Usina de Salesópolis, privando-os de um dos cinco sentidos. O objetivo da ação é sensibilizar os participantes para a importância dos sentidos na percepção das manifestações da natureza, bem como a integração do homem com o meio e a importância da preservação ambiental.

A ação “Trilha Sensorial” abre as atividades de férias do Museu da Energia de Salesópolis e destina-se a todos os públicos. A iniciativa será desenvolvida pela equipe do Museu e quem se interessar deve entrar em contato com a unidade pelo telefone (11) 99115 0020.


Visitantes irão percorrer trilhas privados de um dos cinco sentidos.
Foto: Divulgação

Corpo Editorial:  Isabel Felix, Mariana de Andrade e Miguel Zioli
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini, Maíra de Andrade Scarello e Maria Isabel Chiavini Torres
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2015 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas