BOLETIM – NOVEMBRO 2018

Memória

Prédio da antiga subestação transformadora de energia, dos anos 1920, passa a abrigar acervo da Fundação. Foto: Caio Matos

Fundação reabre arquivo histórico com nova sede em Jundiaí

A cidade de Jundiaí vai abrigar o maior arquivo histórico sobre energia do Brasil. A inauguração da nova sede do Núcleo de Documentação e Pesquisa (NDP) da Fundação Energia e Saneamento no centro de Jundiaí (Rua Barão de Jundiaí, 202) acontece neste sábado, 1º de dezembro, com a realização da palestra “O mistério dos arquivos”. Com início às 10 horas, a ação visa apresentar ao público como funciona a pesquisa em acervos públicos e privados e revelar alguns documentos históricos curiosos guardados no arquivo em Jundiaí. Visitas ao NDP, que irá funcionar de segunda a sexta-feira, são realizadas somente mediante agendamento (contatos abaixo).

A palestra, gratuita, será conduzida pela arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, responsável pela coordenação do acervo histórico da Fundação. “Ao longo de 20 anos de Fundação, mais de 6 mil pesquisadores passaram pelo nosso acervo. É interessante ressaltar que recebemos não só pesquisas na área de energia e saneamento, mas a temas ligados ao processo de urbanização e industrialização do Estado de São Paulo. Vamos apresentar alguns dos trabalhos mais relevantes e curiosos”, adianta Maria Fernanda.

A ação é aberta ao público em geral e é necessário realizar inscrição pelos telefones 11 3395-5508 (Jundiaí) e 11 3224-1498 (São Paulo), ou através do e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br. Documentos históricos serão apresentados durante a palestra que ocorrerá na sede do acervo, localizado no edifício de uma antiga subestação transformadora de energia, do início do século 20. Entre os itens que serão revelados ao público, destacam-se imagens e documentos antigos de Jundiaí e região.
 

Rede Museu da Energia

Pessoas atendidas por centro de acolhida terão suas fotos expostas no Museu da Energia de São Paulo. Foto: Wilson Domeneghetti Monticelli

Mostra “Olhares Invisíveis” abre nesta sexta-feira (30/11)

Nesta sexta-feira, 30 de novembro, o Museu da Energia de São Paulo inaugura a mostra “Olhares Invisíveis”. O projeto reúne 30 fotografias e é resultado de uma oficina realizada com pessoas atendidas pelo Centro Temporário de Acolhimento (CTA), no bairro da Luz.

A oficina “Retratos e Relicário”, conduzida pelo psicólogo Claudio Brites com a colaboração do fotógrafo Wilson Monticelli, visa trabalhar a autoestima por meio do exercício da criatividade, utilizando como ferramentas o diálogo terapêutico e o exercício da fotografia. A exposição permanece até 12 de janeiro no museu.

Espaço das Águas

Exposição celebra 45 anos
da Sabesp

Em 1º de novembro, a Sabesp, maior empresa de saneamento do Brasil, completou 45 anos. Para celebrar a data, a companhia inaugurou, em sua sede na Capital (Rua Costa Carvalho, 300), a exposição “Preservação e Memória”, apresentando uma mostra de seu acervo histórico e o trabalho de preservação nos materiais.

Produzida no âmbito do projeto Memória Sabesp, por equipes da Fundação Energia e Saneamento e da Comunicação Sabesp, a exposição buscou revelar as décadas de história da empresa, que guarda documentação textual e fotográfica diversa, contando com o apoio de uma equipe da Fundação na organização e tratamento dos documentos, além do atendimento a pesquisadores.

Interessados em conhecer o acervo da companhia podem entrar em contato pelo e-mail memoria@sabesp.com.br. O acesso é gratuito.

Exposição revela momentos da história da empresa, como a construção
do Sistema Cantareira (foto). Acervo Sabesp

Notícias

Fundação é destaque
no Jornal Nacional

Em matéria veiculada nesta quarta-feira (28/11) sobre o incidente ocorrido no viaduto da Marginal Pinheiros, na Capital, e a busca pelos arquivos do projeto de engenharia da estrutura, o Jornal Nacional apresentou boas iniciativas de acervos que realizam trabalho exemplar na preservação da memória da cidade.

A documentação histórica da Fundação Energia e Saneamento foi o destaque da matéria, que contou com entrevista da coordenadora do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação, Maria Fernanda Mendes e Freitas.

Clique aqui para assistir.

Exposição “Labirinto em Mim” revela olhar sensível para
o Centro de São Paulo

O Museu da Energia de São Paulo acaba de inaugurar a exposição “Labirinto em Mim”, do fotógrafo Marcello Vitorino. O artista, que vive e atua no bairro da Luz, zona central da cidade de São Paulo, reuniu uma seleção de 21 imagens que apresentam recortes do cotidiano urbano da região, em uma mistura de sombras, acúmulos e vazios, movimento e inércia, tão presentes no centro de São Paulo.

Aliada às fotografias, a videoinstalação “Fio de Ariadne”, concebida pela artista Renata Roman, também integra a exposição, registrando o chão, os passos e os pés que desenham o mesmo “labirinto” percorrido por Vitorino no bairro. A exposição fica até 2 de março no museu.

Mostra revela recortes do cotidiano no bairro da Luz

Ação “De Olho na
Mata Atlântica” é realizada
em Salesópolis

Durante o mês de dezembro, o Museu da Energia de Salesópolis oferecerá a ação “De olho na Mata Atlântica”. A atividade, aberta para o público em geral, oferece caminhadas guiadas pelas trilhas de Mata Atlântica do museu e tem como objetivo promover uma sensibilização ambiental, estimulando a preservação das áreas verdes e observação das aves da região.

Os interessados em participar devem ficar atentos nas datas que a ação educativa ocorrerá: 05, 12 e 19/12 (às quartas) ou 07, 14 e 21/15 (às sextas). As trilhas são de nível médio, com aproximadamente uma hora de percurso, e contam com o acompanhamento de monitores. Para participar das atividades é necessário agendamento no telefone (11) 4696-1332 ou pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br .

Atividade convida visitantes a percorrerem trilhas do museu

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2018 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br

botao_facebook.jpg
Rede Museu da Energia
Espaço das Águas

Multi-Color_Logo_thumbnail200.png
@energiaesaeamento