BOLETIM – NOVEMBRO 2019

DESTAQUE

Além da ação “Uma Noite no Museu”, inédita em Itu, o espaço promove o evento “Trem das 6”, com música ao vivo e buffet especial
 

Museu da Energia de Itu celebra 20 anos com diversas atrações

Em dezembro, o Museu da Energia de Itu completa 20 anos. Ao longo do tempo, o espaço museológico tem se consolidado como um centro de referência cultural na cidade de Itu, e como forma de celebrar essa vocação, além de oferecer entrada gratuita em dezembro, o Museu terá uma programação especial ao longo do mês. A primeira ação, inédita, “ Um Noite no Museu“, acontece neste sábado (30/11), e já está com ingressos esgotados.

A programação segue no domingo seguinte, 8 de dezembro, com a realização do evento “ Trem das 6“. Ao estilo “happy hour”, a atração vai das 18 às 22 horas, e promove música ao vivo com o grupo “Choro das 3”, além de comidas e bebidas. O buffet será inspirado no menu típico dos trens paulistas dos anos 1960. Os ingressos custam 10 reais e podem ser adquiridos no próprio local. A programação completa de aniversário está disponível no site.

Após turnê recente na Europa e EUA, “Choro das 3” é atração de aniversário do Museu da Energia de Itu

História do Museu

O sobrado que abriga o Museu da Energia, construído em 1847, localiza-se no Centro Histórico de Itu e passou por diversos usos ao longo do tempo. Desde 1908, a edificação funcionou como agência de atendimento das companhias de energia que atuaram na cidade. Em 1998, o sobrado foi doado à Fundação Energia e Saneamento, que iniciou as obras de restauro, devolvendo ao imóvel as características da arquitetura urbana do século 19 e adaptando algumas áreas para a infraestrutura do Museu.

Em 14 de dezembro de 1999, o Museu da Energia de Itu foi inaugurado como a primeira unidade da rede de museus mantida pela Fundação. Desde então, já recebeu diversas exposições e eventos, desenvolvendo projetos e ações educativas dentro e fora de seu espaço, e assumindo o papel, na cidade, de um espaço cultural de encontro e lazer para a comunidade ituana. Ao longo de sua história, já recebeu mais de 290 mil visitantes.

ACERVO

Professor Dalmo Vilar abordou projetos de abastecimento pelo Tietê no início do século 20
 

Universidade de São Paulo recebe ciclo
de palestras sobre água e energia

Nesta terça-feira (26/11), o Instituto de Estudos Avançados da USP recebeu o ciclo de palestras “Água e Energia em São Paulo”. Uma realização da Fundação Energia e Saneamento e Museu da Energia de São Paulo, o evento promoveu o encontro de professores, pesquisadores e especialistas para abordar a relação do Estado de São Paulo, e em especial da Capital, com os seus recursos hídricos e energéticos, seja do ponto de vista ambiental, social, tecnológico ou histórico. O evento teve curadoria do professor Gildo Magalhães (FFLCH – USP).

REDE MUSEU DA ENERGIA

Papo de Abelha

No dia 14 de dezembro, às 10 horas, o Museu da Energia de Salesópolis realiza a oficina “Papo de Abelha”, em que o público poderá conhecer um pouco sobre o universo desses insetos e montar iscas para atrair as abelhas e multiplicar colmeias. Saiba mais aqui.

Identificação de Árvores

Também no sábado, dia 14, às 11 horas, o Museu da Energia de São Paulo promove a oficina “Identificação de Árvores”, com a ideia de criar memórias afetivas sobre as espécies de árvores encontradas no entorno do Museu. Saiba mais aqui.

Orquestra Ituana

A última apresentação da Orquestra Ituana de Viola Caipira no Museu da Energia de Itu acontece no dia 15 de dezembro, a partir das 10 horas, com a apresentação de repertório inspirado no folclore e na raiz sertaneja. Saiba mais aqui.

DEU NA MÍDIA

Museu da Energia de São Paulo
é destaque no Estadão

Uma foto do casarão que abriga o Museu da Energia de São Paulo foi a capa do suplemento Divirta-se, do Estadão, neste último sábado (22/11). A matéria apresenta edificações históricas paulistanas que mantêm opções de atrativos culturais e gastronômicos. Confira aqui.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br