BOLETIM – OUTUBRO 2016

Fundação Energia e Saneamento

Memória

Vista aérea da Usina Henry Borden. No centro, a Casa de Válvulas e, mais abaixo, algumas linhas de transmissão. S.d.



Usina Hidrelétrica Henry Borden completa 90 anos de operação

Há 90 anos, no dia 10 de outubro de 1926, entrava em operação a primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica Henry Borden, antiga Usina de Cubatão. Marco do desenvolvimento urbano e industrial de São Paulo na primeira metade do século 20, a hidrelétrica constituiu a principal obra do chamado “Projeto da Serra”, empreendimento realizado pela antiga companhia de energia Light e que teve grande impacto econômico, social e ambiental no Estado, sendo pioneiro no mundo à época. A construção da hidrelétrica, maior do país quando inaugurada, tinha como objetivo aumentar o fornecimento de energia para a Capital, então em crescente expansão.

Para celebrar a data, no último dia 10, antigos e atuais funcionários da Henry Borden participaram de evento comemorativo e tiveram oportunidade de reencontrar antigos companheiros, relembrar velhas histórias e interagir com as novas gerações de trabalhadores.

Ainda operante com o maquinário original e sob a concessão da Emae – Empresa Metropolitana de Águas e Energia, o complexo Henry Borden integra duas usinas, uma externa e outra subterrânea, que juntas totalizam 889 megawatts (MW) de capacidade, o que corresponde a cerca de 4% do total instalado no Estado de São Paulo.

A energia elétrica gerada em Cubatão foi considerada um dos grandes fatores responsáveis pelo desenvolvimento de todo o parque industrial paulista e pela urbanização da Capital e de regiões do interior do Estado, além de ser determinante para a implantação do Polo Industrial de Cubatão ao garantir energia e água em abundância, essenciais para o funcionamento das indústrias instaladas.

Atualmente, a usina conta com cerca de 200 pessoas que realizam a operação e manutenção das instalações, trabalhando em turnos para manter a usina funcionando 24 horas por dia. Muitos desses funcionários já estão na terceira geração de trabalhadores da usina, tendo herdado dos pais e avós o amor pela hidrelétrica.


Acampamento dos trabalhadores na construção da Casa de Força da hidrelétrica, visto da ponte do Rio das Pedras. 1/6/1925

rabalhadores verificando o peso do conduto de ferro nas linhas adutoras durante as obras de construção. 3/3/1926

Vista geral das obras da Casa de Força e linhas adutoras da antiga Usina de Cubatão, atual Henry Borden. 1/6/1926

ontagem da unidade geradora nº 7 com a colocação do eixo com rotor, inaugurada em dezembro de 1938. 23/10/1938

Casa de Comando Central da Usina Subterrânea do Complexo Henry Borden. 22/7/1955
Portal do túnel de acesso da Usina Subterrânea de Henry Borden, construída na década de 1950. 30/11/1956

Vista panorâmica e perfil esquemático da divisão Tietê-Pinheiros e do Desenvolvimento Hidrelétrico de Cubatão. S.d.



Antigos e atuais funcionários da Usina Henry Borden no evento dos 90 anos. 10/10/2016

Rede Museu da Energia

Museu da Energia de Salesópolis realiza projeto “Aprendendo a Reciclar”

Durante o mês de novembro, o Museu da Energia de Salesópolis realizará, em parceria com a ARES – Associação dos Recicladores da Estância de Salesópolis, o projeto “Aprendendo a Reciclar”. A iniciativa integra a realização, durante o mês, de palestras, gincanas e trilhas ecológicas voltadas a uma unidade de ensino da cidade promovendo a consciência ambiental no público escolar. Nesta edição do projeto, o colégio participante será a Escola Municipal Mestra Henriqueta.

Em 2015, de forma piloto, o projeto foi promovido na EMEF “Maria de Lourdes”, o que resultou na arrecadação de aproximadamente cinco mil garrafas PET junto aos estudantes. Informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo e-mail:

salesopolis@museudaenergia.org.br

Além de palestras e gincanas, alunos poderão percorrer trilhas no Museu da Energia. Foto de Caio Mattos.

Espaço das Águas

Colégio Marista recebe
exposição “Guarapiranga:
uma represa centenária”

Até o dia 4 de novembro, o Colégio Marista Arquidiocesano da Capital recebe a mostra itinerante “Guarapiranga: uma represa centenária”. Produzida pela Fundação Energia e Saneamento, a exposição resgata a memória de um dos mais importantes reservatórios de água da Capital, a antiga “Represa de Santo Amaro”.

Por meio de painéis com belas imagens que registram a Guarapiranga desde as primeiras décadas do século 20, a mostra tem por objetivo recuperar a trajetória histórica da represa e suas áreas vizinhas, desde o seu planejamento e implantação até o presente cenário que evidencia a necessidade de preservação hídrica e a urbanização densa e extensiva.


Exposição permanece até o dia 4 de novembro no Marista.

Notícias

Exposição “Luzes da Cidade”
prorrogada no Raposo
Shopping

Em virtude do sucesso de público, a exposição “Luzes da Cidade” terá seu prazo de itinerância prorrogado no Raposo Shopping (Rodovia Raposo Tavares, km 14,5), até 2 de janeiro de 2017. Com estrutura em backlight (iluminação interna em LED) e muita interatividade, “Luzes da Cidade” apresenta fatos que marcaram a evolução na geração, produção e consumo de energia e seu impacto nas cidades, apontando qual será a tecnologia que dominará o setor nos próximos anos.

Além de explorar, por meio de textos, imagens e vídeos, a história da eletricidade e as características da produção de energia no Brasil, a mostra possui alguns recursos lúdicos, como o experimento do dínamo, primeiro gerador elétrico, que poderá ser acionado pelo público. A exposição pode ser conferida durante o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo, das 14 às 20 horas.

A exposição é patrocinada pela AES Eletropaulo.

Com nova data, exposição permanece até o dia 2 de janeiro no Raposo Shopping. Foto: Divulgação

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Tatiane Oliveira
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2016 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento