BOLETIM – OUTUBRO 2019

DESTAQUE

Exposição no Museu da Energia apresenta fotografias de Guilherme Gaensly, com registros simbólicos da Capital, como da Estação da Luz em 1902
 

Exposição inédita apresenta São Paulo pelas lentes de Gaensly

No último sábado (19/10), o Museu da Energia de São Paulo abriu a exposição inédita “São Paulo pelas lentes de Gaensly”. A mostra temporária apresenta, além de objetos e documentos, uma seleção do maior acervo conhecido do fotógrafo suíço Guilherme Gaensly (1843-1928), preservado pela Fundação Energia e Saneamento. Na data, o público pôde participar de uma visita mediada com a historiadora Danieli Giovanini e a arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, curadoras da exposição.

Visita mediada foi realizada na abertura da exposição

Gaensly trabalhou para a companhia de energia Light São Paulo entre 1899 e 1925, período em que o fotógrafo registrou a transformação urbana da Capital.

Nos destaques da mostra, além das fotografias, o público pode conhecer a câmera de Grande Formato 5×7″, modelo similar utilizado pelo fotógrafo na época, cartas da Light para Gaensly e desenhos técnicos que representam as estruturas da cidade, como postes elétricos, registradas pelas lentes de Gaensly.

A exposição fica até 28 de março de 2020 no andar térreo do Museu. A entrada é gratuita.

ACERVO

Professora Vizette Priscila Seidel compartilhou suas experiências de pesquisa em grandes hemerotecas à equipe da Fundação

Pesquisadora de Machado de Assis visita acervo da Fundação Energia e Saneamento

Doutoranda em Crítica, História e Literatura pela Universidade Federal do Paraná, a professora Vizette Priscila Seidel, que estuda os contos de Machado de Assis nos jornais do século XIX, participou, nessa segunda-feira (21/10), de um bate-papo com a equipe do acervo da Fundação Energia e Saneamento para compartilhar a sua experiência de pesquisa na hemeroteca digitalizada da Biblioteca Nacional. A visita teve como objetivo dar perspectivas à equipe da Fundação sobre as expectativas de pesquisadores frente a acervos virtuais de jornais e revistas.

A equipe da Fundação conduz, no momento, o projeto de digitalização de clippings das companhias de energia Light e Eletropaulo – um acervo que reúne 800 mil recortes de jornais brasileiros, de 1900 a 1997.

Para a coordenadora de documentação da Fundação, Maria Fernanda Mendes e Freitas, o encontro foi uma oportunidade de mostrar à equipe que trabalha nos clippings a importância do processo de catalogação e digitalização dos jornais, que poderão embasar pesquisas de variados temas. “Existem tantas particularidades em um arquivo como o da Fundação e, por isso, o nosso papel é disponibilizar o maior número de assuntos e informações possíveis para as inúmeras conclusões e discussões de pesquisadores”.

Os trabalhos estão sendo executados por meio da premiação no Edital de Apoio à Digitalização de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

REDE MUSEU DA ENERGIA

Passarinhando com o coração

Neste sábado (26/10), o Museu da Energia de Salesópolis realiza o evento “Passarinhando no Museu”, um bate-papo com convidados especiais e saída a campo para observação de aves. Nesta edição, o tema é a inclusão do público surdo no “passarinhar”. Saiba mais aqui.

“Rodas e Trilhos” em Itu

Também no sábado (26/10), a exposição itinerante “Rodas e Trilhos” chega ao Museu da Energia de Itu. Além da história de bondes, trens e ônibus elétricos no Estado, a mostra trará um painel especial com curiosidades sobre a história dos transportes em Itu. Saiba mais aqui.

Dia do Saci

O Museu da Energia de São Paulo promove neste sábado (26/10) a exibição do documentário “Somos Todos Saci”, que explora o personagem do folclore brasileiro em suas múltiplas manifestações e destaca a importância da transmissão oral da cultura. Saiba mais aqui.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br