BOLETIM – OUTUBRO 2019
DESTAQUE
Exposição inédita apresenta São Paulo pelas lentes de Gaensly
No último sábado (19/10), o Museu da Energia de São Paulo abriu a exposição inédita “São Paulo pelas lentes de Gaensly”. A mostra temporária apresenta, além de objetos e documentos, uma seleção do maior acervo conhecido do fotógrafo suíço Guilherme Gaensly (1843-1928), preservado pela Fundação Energia e Saneamento. Na data, o público pôde participar de uma visita mediada com a historiadora Danieli Giovanini e a arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, curadoras da exposição.
Gaensly trabalhou para a companhia de energia Light São Paulo entre 1899 e 1925, período em que o fotógrafo registrou a transformação urbana da Capital.
Nos destaques da mostra, além das fotografias, o público pode conhecer a câmera de Grande Formato 5×7″, modelo similar utilizado pelo fotógrafo na época, cartas da Light para Gaensly e desenhos técnicos que representam as estruturas da cidade, como postes elétricos, registradas pelas lentes de Gaensly.
A exposição fica até 28 de março de 2020 no andar térreo do Museu. A entrada é gratuita.
ACERVO
Pesquisadora de Machado de Assis visita acervo da Fundação Energia e Saneamento
Doutoranda em Crítica, História e Literatura pela Universidade Federal do Paraná, a professora Vizette Priscila Seidel, que estuda os contos de Machado de Assis nos jornais do século XIX, participou, nessa segunda-feira (21/10), de um bate-papo com a equipe do acervo da Fundação Energia e Saneamento para compartilhar a sua experiência de pesquisa na hemeroteca digitalizada da Biblioteca Nacional. A visita teve como objetivo dar perspectivas à equipe da Fundação sobre as expectativas de pesquisadores frente a acervos virtuais de jornais e revistas.
A equipe da Fundação conduz, no momento, o projeto de digitalização de clippings das companhias de energia Light e Eletropaulo – um acervo que reúne 800 mil recortes de jornais brasileiros, de 1900 a 1997.
Para a coordenadora de documentação da Fundação, Maria Fernanda Mendes e Freitas, o encontro foi uma oportunidade de mostrar à equipe que trabalha nos clippings a importância do processo de catalogação e digitalização dos jornais, que poderão embasar pesquisas de variados temas. “Existem tantas particularidades em um arquivo como o da Fundação e, por isso, o nosso papel é disponibilizar o maior número de assuntos e informações possíveis para as inúmeras conclusões e discussões de pesquisadores”.
Os trabalhos estão sendo executados por meio da premiação no Edital de Apoio à Digitalização de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
REDE MUSEU DA ENERGIA
Passarinhando com o coração
Neste sábado (26/10), o Museu da Energia de Salesópolis realiza o evento “Passarinhando no Museu”, um bate-papo com convidados especiais e saída a campo para observação de aves. Nesta edição, o tema é a inclusão do público surdo no “passarinhar”. Saiba mais aqui.
“Rodas e Trilhos” em Itu
Também no sábado (26/10), a exposição itinerante “Rodas e Trilhos” chega ao Museu da Energia de Itu. Além da história de bondes, trens e ônibus elétricos no Estado, a mostra trará um painel especial com curiosidades sobre a história dos transportes em Itu. Saiba mais aqui.
Dia do Saci
O Museu da Energia de São Paulo promove neste sábado (26/10) a exibição do documentário “Somos Todos Saci”, que explora o personagem do folclore brasileiro em suas múltiplas manifestações e destaca a importância da transmissão oral da cultura. Saiba mais aqui.
Corpo Editorial: Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.
Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui e envie um e-mail com a palavra REMOVER.