BOLETIM – SETEMBRO 2016

Fundação Energia e Saneamento

Memória

Escritório da Light em sua fase inicial, na Rua Direita, quarteirão entre a Praça da Sé e o Largo da Misericórdia. 21/2/1900. Guilherme Gaensly


Interior do armazém da firma James Mitchell & Co, no andar térreo do endereço da Light na Rua Direita. Março, 1900. Guilherme Gaensly

Os endereços da Light & Power no centro de São Paulo

Ao instalar-se em São Paulo no final de 1899, a companhia Light, responsável pela implantação dos primeiros serviços de eletricidade na Capital, entre eles a iluminação pública e o transporte por bondes elétricos, teve como primeiro endereço algumas salas alugadas em um prédio da Rua São Bento. Antes de construir e inaugurar, em 1929, o imponente prédio “Alexander Mackenzie”, atual Shopping Light, a empresa ocupou alguns outros endereços no centro histórico da cidade.

Ao sair da São Bento, a Light instalou-se em dois andares de um prédio de outra via do chamado triângulo histórico de São Paulo: a Rua Direita. No andar térreo da edificação, funcionava a firma de materiais elétricos James Mitchell & Cia, representante da General Electric no Brasil.

Sendo os dois andares insuficientes para o crescimento dos diversos departamentos da empresa, o escritório central da companhia mudou-se, mais uma vez, no final de 1907, para um edifício na Praça Antonio Prado, o ponto mais central da cidade à época, conveniente para o atendimento ao público.

Com o crescimento da cidade e do consumo de energia, a companhia de capital estrangeiro resolveu transferir diversas seções para novos endereços. Entre outros, o Departamento de Eletricidade foi para o edifício da extinta Companhia de Água e Luz, incorporada pela Light; o de Tráfego, para um salão na Casa de Carros da Alameda Glete; e a Seção de Recebimento de Contas mudou-se para o antigo Teatro São José, ao lado do Viaduto do Chá.

Em 1925, já com sete endereços diferentes no Centro, abrigando os 460 empregados do chamado Escritório Central, a Light iniciou a construção de sua própria sede no terreno do Teatro São José, que seria demolido para dar lugar ao prédio hoje ocupado pelo Shopping Light. A edificação ainda sofreria obras de ampliação ao longo das décadas seguintes. Com o fim das atividades da empresa na década de 1970, mais tarde, nos anos 1990, o local passaria a abrigar o centro comercial que hoje se tornou um dos cartões postais da cidade, tombado pelo Condephaat.

Escritório central da empresa na Praça Antonio Prado. Cerca de 1908.
Guilherme Gaensly
Vista parcial das instalações da Cia Água e Luz, com fachada para a Rua Bento Freitas, e que abrigou departamento da Light. 24/6/1901. Guilherme Gaensly

Vista interna da sala de diversões dos funcionários da Casa de Carros da Alameda Glete. 1911?. Guilherme Gaensly
Letreiro da Light no edifício do Teatro São José. 1923. Guilherme Gaensly

Fachada do prédio Alexander Mackenzie no ano de sua inauguração,
atual Shopping Light. 20/5/1929
Saguão do Escritório Central, no prédio Alexander Mackenzie, onde ocorria o pagamento de contas de luz .S.d.

Rede Museu da Energia

Rede Museu da Energia promove atividades especiais para o Dia das Crianças

Na segunda semana de outubro, as unidades da Rede Museu da Energia em Itu e Salesópolis promoverão ações especiais em celebração ao Dia das Crianças (12 de outubro).

No Museu da Energia de Itu, nos dias 15 e 16 de outubro, o setor educativo organizará a atividade “Tarde de Jogos de Tabuleiro”, que promoverá brincadeiras com jogos populares do século 19, como o gamão, damas, xadrez e ludo. A atividade é voltada a crianças a partir dos sete anos e será realizada, nos dois dias, das 15 às 16 horas.

Na unidade de Salesópolis, de 11 a 16 de outubro, o Museu da Energia promoverá a entrada gratuita de crianças com até 13 anos de idade. O público infantil poderá conhecer os diferentes roteiros de visita que exploram questões envolvendo energia, água e meio ambiente.

Ações em Itu e Salesópolis visam celebrar o Dia das Crianças.
Foto de Caio Mattos

Espaço das Águas

Cachoeira dos Freires, no Rio Tietê, é uma das atrações do Museu da Energia. Foto de Simone Villegas

Rio Tietê é atração à parte no Museu da Energia de Salesópolis

Rio mais importante do Estado de São Paulo, o Tietê possui até data comemorativa: 22 de setembro. No Museu da Energia de Salesópolis, o rio pode ser admirado em um de seus estados mais límpidos, pois se localiza a apenas 12 quilômetros de sua nascente. No local, é possível observar e fazer rapel na primeira e uma das maiores quedas d’água do Tietê, a Cachoeira dos Freires, de 75 metros.

Além disso, o reservatório da Usina de Salesópolis, que pode ser visitado no local, é responsável por fornecer a água que abastece os 11 mil habitantes da zona urbana da cidade. Por esse motivo, o Museu da Energia oferece, durante todo o ano, alguns roteiros de visita especiais, voltados à discussão de temas ligados aos recursos hídricos, como “Tietê – as águas que você não vê” e “Aventuras no Rio Tietê”. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: salesopolis@museudaenergia.org.br.

Notícias

Exposição “Luzes da Cidade” chega ao Raposo Shopping

Até 23 de outubro, a nova exposição da Fundação Energia e Saneamento, “Luzes da Cidade”, segue em itinerância na Capital, desta vez no Raposo Shopping (Rodovia Raposo Tavares, km 14,5). Com estrutura em backlight (iluminação interna em LED) e muita interatividade, “Luzes da Cidade” apresenta fatos que marcaram a evolução na geração, produção e consumo de energia e seu impacto nas cidades, apontando qual será a tecnologia que dominará o setor nos próximos anos.

Além de explorar, por meio de textos, imagens e vídeos, a história da eletricidade e as características da produção de energia no Brasil, a mostra possui alguns recursos lúdicos, como o experimento do dínamo, primeiro gerador elétrico, que poderá ser acionado pelo público. A exposição pode ser conferida durante o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo, das 14 às 20 horas.

A exposição foi produzida com patrocínio da AES Eletropaulo – ProAC-ICMS.

Exposição permanece até o dia 23 de outubro no Raposo Shopping.
Foto: Divulgação

Dia da Ave inspira ação
educativa no Museu da
Energia de Salesópolis

De 4 a 9 de outubro, o Museu da Energia de Salesópolis promove a atividade “Descobrindo sobre o bicudinho-do-brejo-paulista”, que apresentará, por meio de ação educativa, a primeira espécie de ave endêmica do Estado de São Paulo. Recém-descoberto e já ameaçado de extinção, o bicudinho-do-brejo-paulista habita os brejos e várzeas da região do Alto Tietê. A ação visa celebrar o Dia da Ave (5 de outubro).

“A ideia é mostrar a importância dessa ave para a região e falar um pouco de seu modo de vida, os locais onde habita, sua forma de ninho e hábitos alimentares. Além disso, falaremos sobre a importância dela como bioindicadora de ambiente e sobre endemismo”, explica Fernando Maia, biólogo e educador do Museu da Energia.

Nas trilhas e matas do Museu da Energia, que ocupa uma área de aproximadamente 150 hectares, em boa parte composta de vegetação remanescente de Mata Atlântica, a espécie bicudinho-do-brejo-paulista já foi observada e fotograda diversas vezes. Na ação, o público terá acesso a alguns desses registros fotográficos. A atividade será realizada, todos os dias, das 10 às 15 horas, e será aberta a todos os públicos.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Tatiane Oliveira
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2016 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento