BOLETIM – SETEMBRO 2018

Memória

Gestão de arquivos públicos é tema de palestrano Museu da Energia de São Paulo

Neste sábado (29 de setembro), acontece a quarta rodada do ciclo de palestras “Arquivos, Museus e Bibliotecas”, promovido pelo Museu da Energia de São Paulo. Nesta edição, com o tema “Arquivos Públicos”, o Museu recebe os arquivistas Karina Cristiane de Albuquerque e Danilo Alves Garcia, que trabalham na implantação de políticas de Gestão Documental na Prefeitura de São Paulo. Voltado a profissionais, acadêmicos, estudantes e interessados no setor de arquivos e conservação, o evento reúne especialistas da área como forma de expandir o debate sobre a importância dos acervos na sociedade. O evento integra a programação oficial da exposição “Onde os Arquivos Despertam”, que permanece no Museu até 20 de outubro.

A palestra “Arquivos Públicos” tem início às 11 horas e abordará a relação da Prefeitura com a Gestão Documental, destacando os desafios no desenvolvimento de políticas e procedimentos de arquivística que contribuam para a transparência pública e o fácil acesso de servidores e munícipes às informações da cidade e de seu administrativo. Os profissionais ainda apresentarão a evolução da produção e acúmulo do acervo documental da Prefeitura e sua conservação, mostrando a importância da memória institucional e expondo as etapas para implantação das politicas de gestão de documentos, incluindo o processo de transição do documento papel para o eletrônico/digital.

Inscrições, que incluem a emissão de certificado de participação, podem ser realizadas por meio do e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br. As apresentações serão exibidas ao vivo no facebook da Rede Museu da Energia.
 

Rede Museu da Energia

Rede Museu da Energia
realiza programação especial
no Dia das Crianças

Em outubro, como forma de celebrar o mês das crianças, a Rede Museu da Energia promoverá ações especiais voltadas ao público infantil em suas unidades em Itu e São Paulo. A programação é gratuita.

Em Itu, no sábado (13/10), a partir das 15 horas, os educadores do Museu da Energia apresentarão a contação de história “Zeus e os Raios”. Na encenação, as personagens Zeus, Polinho e Temis se envolvem em uma divertida pesquisa para entender como surgem os raios e como é possível ajudar os humanos a se protegerem deles.

No Museu da Energia de São Paulo, nos dias 6 e 13/10, sempre às 11 horas, acontecerá a visita temática “Crianças no Casarão”. A ação visa apresentar, de forma lúdica, a história do casarão centenário que abriga o Museu da Energia, com a realização de brincadeiras e jogos infantis dos séculos XIX e XX. No dia 13, às 14 horas, ainda acontece a oficina “Bolhas de Sabão Gigantes”.

Em Itu, haverá a contação de história “Zeus e os raios”

Espaço das Águas

Ação no museu destaca
“as águas de São Paulo”

No dia 12 de outubro, o Museu da Energia de São Paulo promove a visita mediada “As águas de São Paulo”. Gratuita, a atividade será conduzida pela geógrafa Celina Pedroso em conjunto com o educativo do Museu.

Na ação, o público será apresentado a aspectos históricos e geográficos dos recursos hídricos da Região Metropolitana de São Paulo e a relação da sociedade com os rios.

A ação acontece das 11 às 14 horas e não há necessidade de inscrição.

Informações pelo telefone 11 3224 1489 ou e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br.

Atividade debate a geografia e história dos rios da Capital, como o Pinheiros

Notícias

Festival promove observação
de aves em Salesópolis

Nos dias 20 e 21 de outubro, Salesópolis vai abrigar a 2ª edição do FESTIVAL BICUDINHO-DO-BREJO-PAULISTA, com a realização de palestras, oficinas, sorteio de brindes e saídas a campo para observação de aves. Com apoio do Museu da Energia, as atividades são gratuitas e voltadas ao público em geral.

O evento visa destacar o potencial da cidade do Alto Tietê para o ecoturismo e a prática da observação de aves, apresentando a diversidade da avifauna local, que integra, entre as suas espécies, o bicudinho-do-brejo-paulista, ave endêmica da região.

Umas das atrações do festival será a ação “Passarinhando no Museu”, a ser realizada no Museu da Energia. Confira a programação completa aqui.

Festival que promove a observação de aves na região chega à segunda edição

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Maria Fernanda Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2018 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br


Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento