BOLETIM – SETEMBRO 2019

DESTAQUE


Evento “Museu da Energia de Portas Abertas” tem início na sexta-feira, 11, com o espetáculo “ÁGUA”, do grupo “A Próxima Companhia”
 

“Museu da Energia de Portas Abertas” promove ações culturais gratuitas no centro de São Paulo

Nos dias 11 e 12 de outubro, acontece mais uma edição do projeto “Museu da Energia de Portas Abertas”. Aproveitando o Dia das Crianças, o evento anual que visa integrar a comunidade e as instituições dos bairros do entorno – Luz, Campos Elíseos, Bom Retiro e Barra Funda -, trará atividades gratuitas e abertas ao público em geral no Museu da Energia de São Paulo, como apresentações de música, teatro e oficinas. Confira as atrações aqui.

Ilú Obá De Min fecha a programação do evento no Museu no sábado. Foto de Jo Bellissimo

Em 2019, a ação cultural também estende suas atividades às instituições parceiras, que articularão atrações não somente no Museu da Energia, mas em suas próprias sedes. São parceiras esse ano a Casa do Povo, CasaVitorino, Espaço Cultural Porto Seguro, Ilú Obá De Min, Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, Museu da Obra Salesiana, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Sebrae-SP, Sesc São Paulo e UBS Boracea, por meio do Programa Ambientes Verdes e Sustentáveis. O evento também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo.

ACERVO

Praça da Sé, com vista para as ruas Direita e XV de Novembro. 1911. Foto de Guilherme Gaensly

Exposição apresenta fotos de Guilherme Gaensly no Museu da Energia

No dia 19 de outubro, o Museu da Energia de São Paulo recebe a exposição inédita “São Paulo pelas lentes de Gaensly”. A mostra temporária apresenta, além de objetos e documentos, uma seleção do maior acervo conhecido do fotógrafo suíço Guilherme Gaensly, preservado pela Fundação Energia e Saneamento. Gaensly mudou-se com a família para a Bahia aos cinco anos de idade e já adulto e consolidado na profissão, transferiu-se para São Paulo, onde trabalhou para a companhia de energia Light entre 1899 e 1925.

Com a finalidade de registrar as obras e patrimônio da empresa, Gaensly realizou uma extensa memória visual de São Paulo no período, registro único da cidade que, em plena transformação urbana, deixava para trás suas características rurais.

REDE MUSEU DA ENERGIA

Dia Nacional da Ave

Neste sábado, 5 de outubro, o Museu da Energia de Salesópolis promove a atividade “Olhaves: um olhar para as aves do Museu”. A ação, gratuita, irá explorar trilhas e apresentar a prática da observação de aves a iniciantes nas áreas de mata do Museu, onde já foram catalogadas mais de 300 espécies. Saiba mais.

Circuito de Experimentos

Para celebrar o Dia das Crianças, de 12 a 31 de outubro o Museu da Energia de Itu realizará um Circuito de Experimentos sobre eletricidade e outras fontes de energia. A ação gratuita será mediada pelos educadores e apresentará equipamentos como o gerador de Van De Graff e o Holograma 3D. Saiba mais.

Baile da Saudade

No Dia do Idoso, celebrado em 5 de outubro (sábado), o Museu da Energia de São Paulo promove o “Baile da Saudade”, confraternização com dança e música dedicada à terceira idade que frequenta o espaço e à comunidade do entorno em geral. Saiba mais.

DEU NA MÍDIA

Museu da Energia de Salesópolis é destaque
no Antena Paulista

No dia 8 de setembro, o programa Antena Paulista, da Rede Globo, visitou o Museu da Energia de Salesópolis e apresentou algumas das atrações do espaço e seu parque de mais de 130 hectares, com destaque para as trilhas, ações educativas e a promoção de piqueniques. Confira aqui.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br