COMPANHIA LIGHT: EM 1914, PIONEIRA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL

Fato desconhecido para muitos, a criação do primeiro departamento de Relações Públicas no Brasil foi uma iniciativa da Light, companhia de energia que se instalou em São Paulo em 1900. A área, que cuidava da imagem da empresa perante os seus públicos, foi criada em 30 de janeiro de 1914, sob a direção do engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo. O Dia Nacional das Relações Públicas, previsto em lei federal, é celebrado em 2 de dezembro, data de nascimento de Lobo, considerado o patrono da “RP”.

Um dos conjuntos documentais sob a guarda da Fundação Energia e Saneamento são os clippings da Light, coleção de recortes de jornais compilados, em grande parte, pelo seu Departamento de Relações Públicas. São aproximadamente 120 metros lineares (cerca de 350 mil páginas) de documentação, com clipagem datada entre 1900 a 1997, incluído o material da Eletropaulo, sucessora da Light a partir de 1981.

Equipe trabalha na primeira fase do projeto: a higienização de aproximadamente 350 mil páginas de recortes de jornal, reunidos desde 1900 Agora, a Fundação inicia um novo projeto com o arquivo de clippings. A instituição foi premiada no Edital de Apoio à Digitalização de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e trabalha, atualmente, na higienização do material, que também irá passar por processos de acondicionamento e catalogação, além de digitalização dos documentos mais relevantes, que poderão ser acessados no site da Fundação ou por meio de consulta presencial.

No caso do conjunto da Light, são aproximadamente 800 mil artigos ou matérias de interesse da empresa, veiculados em mais de 150 jornais brasileiros. Neles, é possível encontrar não apenas menções a obras ou assuntos ligados à companhia, mas temas como a II Guerra Mundial e seu impacto no Estado de São Paulo, ou notícias da área de política e economia, transformando o arquivo relevante para o estudo das transformações do Estado no século 20.

Pesquisadores interessados na documentação podem entrar em contato pelo
e-mail:  pesquisa@energiaesaneamento.org.br