Conheça a história da hidrelétrica Henry Borden

Você sabia que a hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão, na Baixada Santista, teve um papel essencial no desenvolvimento do estado no século passado? A usina de energia, que completará 96 anos neste mês de outubro, foi responsável por fornecer a eletricidade que garantiu o crescimento do parque industrial paulista e a expansão da urbanização de boa parte da capital e região metropolitana na primeira metade do século 20.

A Fundação Energia e Saneamento detém e preserva a documentação histórica referente à construção da hidrelétrica, como relatórios, mapas e fotos das obras, disponíveis a pesquisadores de forma gratuita. A usina, que foi planejada para a geração de energia, integrou um projeto de engenharia que contemplou a criação de outras estruturas, como o reservatório Billings e o canal Pinheiros. Hoje, ambos possuem outras funções primordiais na capital, como o abastecimento de água e controle de cheias.

Se interessou pelo material? Faça uma consulta on-line em energiaesaneamento.org.br/acervo e entre em contato pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

Atividade que faz parte da programação especial para a criançada

REDE MUSEU DA ENERGIA

Destaques na Programação Dia das Crianças

Muitas atividades culturais, educativas e brincadeiras! Assim, será marcado a comemoração do Dia das Crianças nas unidades do Museu da Energia em Itu e Salesópolis. A programação inicia em 8 de outubro, sábado, dia em que os polos promovem entrada gratuita para o público infantil e responsáveis.

Que tal participar do desafio das torres na oficina de LEGO? Sim, a atividade queridinha do público frequentador voltou, assim como outras atrações que despertam a curiosidade, criatividade, conscientização ambiental e o aprendizado sobre a história da energia e das diferentes formas de iluminação. Acesse o site e confira a programação completa, #VemProMuseuclique aqui.
Museu da Energia de São Paulo confirma reabertura para outubro

REDE MUSEU DA ENERGIA

Reabertura da unidade de São Paulo

O Museu da Energia de São Paulo será reaberto oficialmente em 25 de outubro. Fechado desde agosto, o polo retoma as atividades com ações inéditas para todas as idades. Siga acompanhando os próximos comunicados para as novidades!

A unidade abre as portas com cara nova, que conta com a assinatura do artista Filiage. Por meio do projeto Muros na Mata Atlântica, que mescla a tradição do muralismo com as pinceladas contemporâneas da street art, o novo mural celebra a biodiversidade da Mata Atlântica, reproduzindo espécies da flora e da fauna deste bioma que é tão importante para o Brasil.