Fundação Energia e Saneamento celebra Acordo de Cooperação Acadêmica com Instituto de Energia e Ambiente da USP

A Fundação Energia e Saneamento (FES) firmou um acordo de cooperação com o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE – USP), para desenvolvimento conjunto de pesquisas, projetos educacionais e ações culturais. A parceria foi oficializada neste mês e representa um avanço significativo na aproximação entre o setor museal, científico e universitário.

O Acordo de Cooperação Acadêmica Nacional estabelece diretrizes para intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e técnicos entre as instituições, além da realização conjunta de eventos, cursos e publicações científicas. 

“Essa parceria reforça o compromisso da FES em promover alianças com instituições que contribuíram decisivamente para construir o patrimônio histórico e científico-tecnológico do setor energético e que atuam com relevância na fronteira do conhecimento, para proporcionar melhorias ao setor, em benefício das pessoas e do meio ambiente. E o IEE USP é a principal referência nacional no diálogo entre legado e inovação em energia”, destaca Claudinéli Moreira Ramos, Presidente do Conselho da Fundação Energia e Saneamento.

Da esquerda para a direita: professor Welson Bassi (IEE USP); Rita Martins, diretora executiva da Fundação Energia e Saneamento e Claudinéli Moreira Ramos, presidente do Conselho de Administração da Fundação.

O acordo prevê ainda o desenvolvimento de convênios específicos para ações conjuntas, respeitando a autonomia de cada instituição. Cada parte poderá buscar fontes de financiamento para viabilizar as atividades, com foco em temas de interesse comum nas áreas de energia, meio ambiente, patrimônio e cidadania.

Para o Prof. Dr. Tércio Ambrizzi, diretor do IEE, “o Acordo de Cooperação evidencia a disposição e a necessidade da Universidade de São Paulo em estabelecer parcerias voltadas à realização de diversas ações conjuntas, tanto na preservação do patrimônio quanto na condução de pesquisas nas áreas convergentes de energia e meio ambiente”.

A parceria tem validade inicial de cinco anos e já foi aprovada pela Procuradoria Geral da USP. A celebração do acordo também abre possibilidades de futuras colaborações com outros docentes e centros vinculados ao IEE, ampliando o campo de atuação da FES em diálogo com o meio acadêmico.

Dando início às atividades, foram realizadas visitas e reuniões para análise preliminar do acervo histórico do IEE, que deverá passar por projeto de organização e exposição. Também está em definição uma agenda para a construção de novos experimentos e adequações no Museu da Energia de São Paulo, que deverá ser convertido em exemplo de casa inteligente e autônoma.