Fundação Energia e Saneamento promove em junho segunda oficina gratuita no Museu da Energia de Itu

Evento vai abordar a evolução de técnicas construtivas do sobrado de 1847, uma das primeiras residências da cidade a receber iluminação elétrica 

A Fundação Energia e Saneamento promove em junho a segunda oficina gratuita, dentro do Programa de Ação Cultural (ProAC), com o tema “O sobrado do Museu da Energia de Itu”. O evento presencial acontece no dia 24 de junho, no Museu da Energia de Itu, das 10h às 16h, e terá 40 vagas abertas aos interessados. Para participar é preciso se inscrever neste link. A oficina vai abordar a evolução de técnicas construtivas, sob coordenação do restaurador Antônio Sarasá, do Estúdio Sarasá, especializado em conservação e restauro. O Museu da Energia de Itu foi construído em 1847 e é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do estado de São Paulo. 

Na oficina, o restaurador Antônio Sarasá vai debater questões como o habitar e a moradia urbana, o histórico do sobrado, a evolução das técnicas construtivas e a preservação do edificado e da memória. O sobrado foi construído como residência de senhores de engenho, nas técnicas taipa de pilão e pau a pique. Foi uma das primeiras residências da cidade de Itu a receber iluminação elétrica e sediou, no início do século 20, a primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região, a Companhia Ituana Força e Luz. 

Em 1998 foi doado à Fundação Energia e Saneamento e hoje abriga uma exposição na qual o visitante faz uma viagem sobre a evolução da eletricidade no cotidiano das pessoas, mostrando como as residências mudaram em mais de 100 anos de história, desde as antigas lamparinas de óleo até os eletrodomésticos lançados em meados do século 20. A Fundação desenvolve projetos culturais e educativos para democratizar o acesso ao patrimônio cultural, fortalecer a cidadania e promover o uso responsável dos recursos naturais.

O Estúdio Sarasá promove aulas, cursos, palestras e treinamentos para instituições públicas e privadas, com o objetivo de multiplicar a pedagogia do zelar. Atua no aperfeiçoamento das leituras dos processos de investigação do patrimônio histórico cultural e na divulgação de ações educativas. 

A oficina “O sobrado do Museu da Energia de Itu” é uma ação da Fundação Energia e Saneamento em contrapartida ao ProAC, lei de incentivo à cultura do estado de São Paulo. A Fundação foi contemplada com o Projeto Executivo de Restauro do sobrado do Museu da Energia de Itu, realizado com recursos do ProAC (edital nº 49/2022). O projeto executivo vai definir, em detalhes técnicos, como deverá ser feita a restauração do edifício. Depois de concluído esse projeto, a Fundação vai buscar recursos para realizar as obras necessárias. 

Primeira edição

A Fundação Energia e Saneamento promoveu a primeira oficina em maio, abordando a Introdução à preservação do patrimônio cultural, com base na Zeladoria e na Fisiologia do Sobrado, também na sede do Museu da Energia de Itu, realizada no dia 27 de maio. O evento gratuito e com abertura de 40 vagas foi conduzido pelo restaurador Antônio Sarasá, fundador do Estúdio Sarasá.

A oficina abordou reflexões sobre o patrimônio cultural material e imaterial; política de preservação; diálogo sobre as relações humanas com o patrimônio cultural: edifício construído pelas pessoas, habitado, usado e preservado por pessoas; zeladoria e fisiologia da edificação voltados para a preservação; projetos de conservação e restauro; prospecções arquitetônicas; ensaios práticos, diagnósticos e diretrizes. 

Serviço – Oficina Presencial “O Sobrado do Museu da Energia de Itu”

Data: 24 de junho

Horário: 10h às 16h

Local: Museu da Energia de Itu

Endereço: Rua Paula Souza, 699, Centro – Itu

Atividade Gratuita

Nº de vagas: 40

Inscrições: https://forms.gle/hbnps8hFzdUf5ugK6

Ministrante: Antônio Sarasá – Fundador do Estúdio Sarasá